Como converter rodas convencionais em UST - Home made

O ideal é sempre usar pneus Tubeless ou tubeless ready, até porque estes têm as carcaças mais resistentes e os bordas maiores, logo, mais seguros.
Pode perder por muitos lados, válvula não estar a isolar, a fita não ter sido bem colada e estar a deixar passar liquido e ar para a zona dos raios, nas bordas dos pneus onde encaixa nos aros, ou mesmo se o pneu for assim tão poroso (o que nunca me aconteceu felizmente). É tudo uma questão de encheres, num sitio sem barulhos nem correntes de ar e ires passando todas estas zonas à beira da cara que vais ouvir o ar a sair ou sentir, ou meter de baixo de àgua (dá trabalho lol). Depois é ires manobrando a roda de forma a que o liquido caia nessa zona onde está a perder ar.

No meu caso costumo encher, coloco a roda a rodar, e aos saltos, depois confirmo se as paredes do pneu foram ao sitio (normalmente costumo meter um bocadinho de fairy em agua e passar com um pincel nas bordas e encher ate 50 psi para ele ir ao sitio, há alguns mais dificeis que outros, mas neste caso o dificil até é bom, visto que será mais seguro), roda a roda na horizontal, paralelo ao chão e pouso num balde (para ficar horizontal) e deixo repousar uns 10min, viro para o outro lado e faço o mesmo. COnfirmo por fugas, se não tiver, meto à pressão desejada e tá a andar!
 
Aqui fica um pequeno contributo meu "home-made" que demonstra a forma como converto pneus normais para tubeless

[video=youtube;WpRWDMnQw0A]https://www.youtube.com/watch?v=WpRWDMnQw0A[/video]
 
Ya, o bocal é de rosca e dá bastante espaço para conseguir colocar a válvula de ar pelo interior. Depois é fixar bem a mangueira no bocal para não saltar sob pressão quando dás ao gatilho.
 

FMCurto

Active Member
Não é recomendavel usar CO2 com liquido tubeless. O CO2 é acido e os selantes são bases, vai encurtar a vida util do selante.
 

NPeriquito

New Member
Bom dia
Tenho uns aros dt swiss x430 e arranjei uns pneus specialized enduro 2.2 normais. Com o kit de conversão será possível proceder à conversão?
obrigado
 

adofr86

Member
Que fitas duram mais tempo antes de precisarem de ser trocadas e já agora de quanto em quanto tempo as trocam?

Fitas de marcas que fabricam material específico para tubeless como a notubes, ou fitas de conhecidas marcas no ramo das fitas como a gorilla tape ou a tesa extra power?
 
Epah, não me levem a mal, mas não aconselhem coisas que podem vir a por os dentes de outra pessoa em risco! Se resultou para vós, fico contente, mas se não têm a certeza que é recomendável, não o façam.
Ainda há umas semanas mexi numa bike com uma conversão com fita isoladora eléctrica dessa e a fita aquilo só não rebentou porque porque! Já estava toda esticada e empolada! Não é resistente o suficiente para aguentar com estas pressões nem tem cola o suficiente para com o tempo impedir que o liquido se infiltre, dependendo do liquido claro.

Se queres fita, usa no mínimo Gorilla Tape, tens no ebay, que é tipo fita americana, mas mais resistente e com melhor cola.
Eu já usei fita americana (tesa extra power) por exemplo e como aquilo não cola grande coisa, passado uns tempos o liquido vai-se metendo entre o aro e a fita e começa a perder ar, o que não é bom para a dentadura de uma pessoa.
Esta gorilla tape é a única ou melhor "ghetto tape" que há, e já por isso é usada até por algumas marcas tipo enve e afins.
 
Jorge,
Percebo a tua preocupação e compreendo. Mas repara, eu no meu comentário não aconselhei nada! :)
Eu apenas apresentei aquilo que faço e que uso, e qual a minha experiência com este sistema.

Como já fiz esta transformação em 4 pares de rodas, e já substitui pneus. Eu confiei no meu serviço, da minha bicicleta. Cada um sabe de si.
Por alguma coisa existem kits caríssimos de fitas e válvulas de marcas conceituadas, mas que para mim não passam de markting!

Uso válvulas presta MAvic SEMPRE, Liquido Notubes e fita TESA(várias voltas ao aro) quando o aro não é tubeless.

abraços
 
Cristóvão Verissimo, eu sei, mas desvalorizaste a importância das mesmas quanto são tão ou mais importantes que os restantes componentes. Bem mais importantes que as válvulas por exemplo, que até com umas de uma câmara de ar cortadas funciona, e sabes que uma pessoa a escrever aqui, tudo pode ser interpretado de 1001 maneiras.

Pois, mas várias, estamos a falar de quantas, umas 4 ou 5? Eu na Gorilla, 20€ comprei 30m, o que cortando a meio dá 60m, ou seja dá para toneladas de rodas, e basta uma volta e sobrepor cerca de 20cm. É melhor que a da specialized e algumas outras "tubeless" que experimentei. Só tem é que se ter cuidado a dividir o rolo a meio para a largura do aro, para não cortar aquilo mal e ela se desfiar. Não afecta nada, mas fica menos profissional xD

Quanto às válvulas, as mavic são realmente as melhores, mas se for uma boa pouca diferença faz. Procura umas com a parte de borracha redonda em forma de funil que são as que selam melhor.

Visto que és de Braga, somos praticamente vizinhos, e dependendo dos caminhos onde andas, é muito provável que seja como aqui, sobe, desce, raiz, pedra, lama, por isso investe nuns bons pneus e pneus resistentes, tipo Maxxis UST ou TR EXO, que são os tubeless ready, mas com a protecção da lateral EXO que é uma espécie de protection da continental ou Snake skin da schwalbe, pois nota-se bastante a diferença com o tempo. Não te aconselho a ir para schwalbe nem continental em tubeless na região onde andas, porque apesar de serem grandes pneus, tendem a ter as laterais mais finas. Ando a experimentar uns vittoria barzo, preço da chuva na decathlon, apanhei-os por 19€ cada, tubeless ready, grossos até e selam bem (sem liquido selam numas fulcrum não tubeless xD) e apesar de não serem o melhor pneu do mundo no que toca a performance, segurança e tracção, já passei por cima de uma garrafa de vidro partida sem querer e nem sei como não rasguei logo o pneu todo, nem um arranhão tiveram, com um badocha de 90kg. Para o preço, são dados!
 
Tranquilo Jorge!
Claro está, que entretanto deixei de fazer isso porque passei para rodas 100% tubeless em que nem precisa usar as fitas... aí sim estás a proteger a dentadura, pois não ha invenções.

Epá isso dividir fita a meio não é paciência para mim ehehe

Também sou da opinião que as válvulas em funil selam melhor, só tem um "problema" que tambem ja tive com as mavic. Num passeio em que, furei o pneu na lateral e o liquido não vedou. Para montar a camara de ar, foi uma carga de trabalhos desapertar a porca da válvula por estar bem fixa. e a válvula mavic embora quadrada já rodava no interior, e no meio do mato nao havia alicate! Nas válvulas em funil ainda mais fácil a válvula rodar ao desapertar a porca.

Licão: nunca apertar muito a porta da valvula :)
 
Concordo a 100%, uns aros 100% tubeless são um must! Bem que queria uns XM819 com cubos hope na bina, mas até as fulcrum me deixarem mal, não saem de lá xD

Sim, dá um cadito de trabalho, mas também basta fazer isso 1 ou 2 vezes na vida inteira desse rolo, que no uso normal doméstico de uma pessoa equivale prai a 5 anos ou mais.

btw, esta gorilla tape, é brutal para protector contra riscos e se for várias camadas até serve de protecção de escora!

Eu na camelbak levo sempre um daqueles alicates multi-funções que desenrascam sempre. O selante entra na rosca e aquilo parece que cola :S Eu para evitar isso, meto um pequeno o-ring de borracha antes da porca (como usam as mavic) e aperto só mesmo o suficiente. Se não vedar bem, talvez a fita tenha ficado mal "cortada" no buraco. (Para o corte, há quem recomende em X, mas perde mais facilmente. Peguem antes numa chave allen das pequeninhas, fazer um furo, e depois alargar o furo com a válvula)

As mavic que tive hà uns tempos tinham apenas rosca em 0.5cm ou menos e como a altura do aro era diferente das mavic, tive que ir trocá-las porque não tinha rosca suficiente para as apertar, mesmo com os o-rings. São todas assim ou também há com rosca em 100% da válvula?
 
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