Como converter rodas convencionais em UST - Home made

DeathCenter, as vantagens:
- Robustez (pneus Tubeless ou Tubeless Ready são geralmente mais resistentes que os normais)
- Protecção contra furos (pneus mais espessos, com liquido anti furo) e contra snake bits ou pinch flats ou trilhadelhas ou traçadelas, o que lhe quiserem chamar, que deixam simplesmente de acontecer
- Não tendo a fricção da câmara por dentro, o pneu dá-se mais ao terreno, logo maior aderência e menor desgaste
- Peso, o que não só afecta o peso da bike em si, mas como é rotacional, deixa a bike normalmente mais ágil e explosiva
- E a longo prazo acabas por poupar dinheiro e poupar a cabeça de problemas

btw, se a conversão for bem feita, não há razão absolutamente nenhuma para perder ar, a não ser quando tens um "furo" e até ao liquido o tapar, nesses instantes pode sair um bocado de ar claro.
 

Paiol

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Pessoal só para avisar.

O Fim de semana passada vi um pneu que não tubeless, convertido em tubeless convertido em tubeless.

acontece que a descer uma parede lateralmente ou seja em um angulo perto dos 45º eo pneu colapsou e desencaixou da jante de repente perdendo todo o ar. em teoria mas sem certeza absoluta a pressão estaria correta.

Foi um trambolhão valente mas felizmente foi só um susto.

Eu tenho tubeless com jantes convertidas e pneus tubeless ready e fiquei com medo... imagino no setup que rapaz levava.

Qual diferença entre pneus normais e tubeless ready para que isto a que eu assisti não me aconteça
 
Resistência das paredes, espessura, nomeadamente em pneus snake skin da schwalbe, protection da continental, tr exo da maxxis e equivalentes, que tornam as paredes exponencialmente resistentes a rasgos. Mas no final de contas, vai ser sempre um factor de cuidado e sorte.
Eu já andei com Onzas (parede tipo preservativo) e não tive problemas, e com maxxis tr exo 1 ou 2 rasgos lol, é uma questão de sorte. Neste momento ando a experimentar uns vittoria barzo que são tubeless ready ultra baratos, e as paredes apesar de não terem esse tipo de reforço, são mais espessas, e posso dizer que noutro dia passei por cima de uma metade de garrafa partida por ir distraído e nem sei como ele não rebentou todo. No entanto t~em a borracha um cadito dura por isso não é de todo o melhor pneu do mundo.
Se queres fiabilidade, é maxxis UST que são os mais grossos, mas mais pesados. Evita Schwalbes e Continentais que são mais finos e mais propícios a rasgos nas laterais.
 

DeathCenter

New Member
Ok e mais uma dúvida eu tenho uns aros "Mustang" (vêm com a trek 8000) que supostamente são tubless ready. Se eu comprar por exemplo uns Continental ProTection Tubless Ready quer dizer que é só meter o pneu e pronto? Já está? Ou tenho que comprar mais alguma coisa? Se sim, o que? E ouvi dizer que os tubless não dão para encher com bombas de mão, então como é que eu encho os pneus?
 
Tens que comprar fitas de aros, uma espécie de fita cola própria para isolar o aro (aqueles buracos onde entram as cabeças de raio, há de muitas marcas mas a minha preferida, mais durável e mais barata é a gorilla tape), um par de válvulas (muitas marcas também, até há quem corte de uma câmara o que não é muito aconselhado, nem aquelas com a parte de borracha quadrada, as melhores têm a parte de borracha em forma cónica, umas muitos fixes que vi há tempos são umas da schwalbe pretas em aluminio que rondam os 14€, as normais rondam os 10-13€ mas por pouco dinheiro sempre dás um toque premium à bike) e selante (que também há muitos, continental, schwalbe, notubes, etc etc. É caso de ires experimentando. Eu já usei continental, Notubes, Joes, etc etc e o que prefiro para já é Joes mas ouvi falar muito bem de um Schwalbe que saiu há pouco e dizem que o effeto mariposa caffelatex é o melhor, mas caro).

A montagem é que tem que ser mais cuidadosa. Já vi muita gente incluindo mecânicos a montar aquilo às 3 pancadas mas certos passos como deixar repousar a roda de cada lado e etc, podem fazer diferença no terreno. É a diferença entre andares sempre a encher os pneus ou ter paz de espirito enquanto os pneus durarem). Ainda ontem me tava a rir com um familiar que não sabíamos o que fazer com uma carrada de câmaras que ali tenho lol.
 

amorais

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Boas,
tenho andado afastado do btt (6 anos) mas agora comprei uma 29er com aros tubless e queria converter uns pneus normais, Michelin Willd Race em tubless.
Na altura fazia isso com os IRC serrac e resultava, mas lembro me de ler que alguns pneus não eram aconselhaveis.
Em relação a estes Michelin já alguém usou.
Obrigado.
 

RuiFerraz98

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Boas BTTISTAS.
Ando desaparecido já a algum tempo, mas vou contar aki a minha experiencia.
Comprei a minha CANNONDALE SL2 RODA 29 cor preto fosco de 2014,perto de onde moro em BARCELOS.
Passado pouco tempo resolvi converter as minhas rodas normais em tubless da maneira mais barata e k já expliquei aki no fórum, a única diferença é em vez de usar a camara de ar 26, usei a 20, fica mais justa e é melhor.
Os pneus K uso são, á frente MAXXIS IGNITOR, atras MAXXIS CROSSMARK (NORMAIS)sem ser tubless ou tubless ready.
Já á cerca de 2 anos e meio k rolo assim desta maneira e não (até hoje) tive o azar de pneu saltar fora, ou rebentou, é claro k ouço o barulho característico de um furo durante as minhas voltitas, mas o likido até hoje fez o seu trabalho.
So tenho a dizer bem desde k efetuei esta mudança, conforto, o pneu agarra melhor, so tem um senão, tenho k dar á bomba de 4 em 4 dias, mas é uma coisa de 3 ou 4 bombadas por isso não é grave, e na minha opinião,vale a pena.
Não sou nenhum atleta, mas não sou meigo(não passo de um amador claro).
Espero ter dado o meu contributo para o fórum.
Cumps.
 
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pintox

Member
A minha garrafa de no tubes está no fim.
Disseram-me bem do liquido para tubeless da decathlon. Já alguem experimentou? Qual o feed-back ?
 

gfrmartins

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Eu pessoalmente não aconselho pneus normais a tubless, sei quem use e não tenha tido problemas, tenho outros que o fizerem e tiveram problemas, (paredes rebentadas, perda de liquido, etc) por isso devido ao risco eu não aconselho. Usar em tubless apenas com pneus Tubless Ready ou Tubless.

Em relação aos pneus eu nunca usei mas já vi aqui pelo forum quem use. Penso que os mchelin têm vindo a melhorar de qualidade
 

gfrmartins

Active Member
Boas BTTISTAS.
Ando desaparecido já a algum tempo, mas vou contar aki a minha experiencia.
Comprei a minha CANNONDALE SL2 RODA 29 cor preto fosco de 2014,perto de onde moro em BARCELOS.
Passado pouco tempo resolvi converter as minhas rodas normais em tubless da maneira mais barata e k já expliquei aki no fórum, a única diferença é em vez de usar a camara de ar 26, usei a 20, fica mais justa e é melhor.
Os pneus K uso são, á frente MAXXIS IGNITOR, atras MAXXIS CROSSMARK (NORMAIS)sem ser tubless ou tubless ready.
Já á cerca de 2 anos e meio k rolo assim desta maneira e não (até hoje) tive o azar de pneu saltar fora, ou rebentou, é claro k ouço o barulho característico de um furo durante as minhas voltitas, mas o likido até hoje fez o seu trabalho.
So tenho a dizer bem desde k efetuei esta mudança, conforto, o pneu agarra melhor, so tem um senão, tenho k dar á bomba de 4 em 4 dias, mas é uma coisa de 3 ou 4 bombadas por isso não é grave, e na minha opinião,vale a pena.


Se tens que andar constantemente a colocar ar é porque ele anda a perder, não sendo pneus proprios para isso é normal que percam ar pelas laterais ou mesmo porque não estão correctamente vedados.



Eu não arrisco mas são opções.



Como está o estado do liquido? Com que frequencia tens que mudar?
 
Tenho o liquido da no tubes montado há cerca de um ano e zero chatices.
Uma vez que já tem um ano, é melhor acrescentar um pouco de liquido ou desmonto os pneus, limpo o liquido antigo e volto a por liquido novo?
 

gfrmartins

Active Member
Eu diria para desmontares limparws tudo bem limpo é colocares líquido novo.

É o que eu faço e normalmente o líquido fica ressequido passado esse tempo
 
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