Como afinar o Desviador Traseiro

dand25

Active Member
quanto ao limitador de subida nao me parece porque estao todas a asmudnaças a entrar bem e tambem ja mexi e nada. Acho estranho é o limitador de tensao nao fazer rigorosamente nada.
 

boenx69

New Member
Nao ah problemas mas é um bocado chato ir a andar e ouvir a corrente a rossar. Ve se a corrente nao rossa na parte de baixo do desviador, pode tar grande
 

dand25

Active Member
Tambem estava a fazer mais porque eu estava a finar a bike com ela virada ao contrario no xao, e agravidade nao perdoa, agora com ela com as rodas no xao ja nao se nota tanto.
 

boenx69

New Member
pois a bike tem/deve ser afinada na posiçao em que anda ;)

Pessoal tou com um problema que penso que seja do desviador, entao é assim, tenho um desviador Shimano SIS, eu sei que e uma bela porcaria, mas nas minhas voltas pelos trilhos se apertar com ela nas descidas ou mesmo em plano e que tenha muitos buracos e o desviador abane muito aquilo desafina-se tudo, sera normal ? É que ainda no domingo no passeio logo numa das 1ªs descidas fiquei sem a ultima velocidade no carreto de traz porque possivelmente o desviador desafinou-se :S
A soluçao sera um desviador novo certo ?

Abraço
 

Nuncho

New Member
boas.
Após algum tempo de volta do desviador, j+a cheguei a algum lado.
Consigo metelas todas até a 1º, certinho. mas depois da 1º para a 2º e por ai fora não entra bem.
O que tenho a fazer no manipulo de mudança?
Esticar ou dar mais cabo? Acho que tenho de dar, né? para que lado rodo? os manipulos são uns Deore
 

Berg106

New Member
Boas...

Porque a minha corrente sobe da 9 velocidade para a 8 velocidade (com a mais pequena na frente), se eu pedalar para "Trás" (sentido inverso da pedalada), sem mexer nos manípulos?
As mudanças estão todas afinadas, não noto nada de anormal no passar das mesmas.
Problema de corrente?..curta demais?...ou preciso afinar o desviador traseiro?

Abraços...
 

telmo zt

New Member
boas . bem . isso e normal , pelo menos isso tb me acontece e a meu ver isso e normal , tipo a corrente ta cruzada , assim como , nem se deve andar .. em esforço assim tipo carrete pequeno na frente e pequeno a traz pois esta em cruz , tipo não te sei os nomes técnicos mas , não se deve , assim com o contrario grande a frente e grande a traz , agora o que te queixas e normal porque a corrente fica em transversal com o movimento , quando puxas , o esticador orienta a corrente para o carrete os onde esta direccionado , mas se pedalas em sentido contrario já não há nem uma guia para o fazer , e como a corrente esta cruzada , salta para os carretos mais para o meio . espero ter ajudado
 

nirvugo

New Member
Afinar Desviador XT Shadow

Boas,

Estou com um "piqueno" problema: ao tentar afinar um desviador Xt Shadow só consigo afinar ou de baixo até ao meio da K7 ou, do meio pra cima. Se afinar do meio pra cima, não entra a 9ª, se afinar de baixo pro meio não entra a 1ª (e ficam a entrar mal a partir do meio). A bike tinha um desviador Deore com os mesmos shifters e funcionava bem (até ficar completamente gasto e com folgas) e o desvidor XT veio de outra bike, onde funcionava bem. Já verifiquei os limitadores (estão bem) assim como o parafuso de tensão. O único problema que vejo é o cabo "encurvado" entre o orifício do esticador e local onde aperta.
O que acham que pode ser o problema? Será o cabo?
Obrigado pelas respostas.

Boas pedaladas.
 

deca81

New Member
Boas, deixa cá ver se te dou uma ajuda.
Em primeiro lugar deves mudar os cabos e as bixas. Nem imaginas a diferença que isso pode fazer, e já agora sem estar aqui a vender marcas, mete coisa boa e sem grandes curvas.
Depois mete na 9ª (penso que o desviador não seja invertido) e verifica denovo o limitador. Verifica a tensão do cabo e se necessário ajusta no afinador junto ao manipulo. O cabo deve ficar ligeiramente esticado com um pouco de tensão. Mete na primeira e verifica o limitador e penso que está afinado, já fiz isso neste e noutros desviadores dos meus colegas vezes sem conta e fica sempre bem, por mero acaso a ultima foi hoje num XTR.
Espero ter ajudado

Já agora, a corrente e a cassete não estão muito gastos demodo a fazer saltar a corrente. Aproveita e verifica se tiveres o apalpa-folgas de corrente, embora eu axe que realmente o teu problema é cabos, bixas e limitadores.
Alguma coisa, manda.
 

nirvugo

New Member
logo, ou amanhã vou trocar o cabo e ver como estão as bichas.. O que acho estranho é que estava tudo a funcionar bem com o outro esticador e ao trocar ficou assim.. se estico o cabo no afinador do shifter não entra a 9ª, se laço o cabo não entra a primeira.. :s.. e não ha meio termo...
 

Chico Pinto

New Member
a mim tambem me aconteceu o mesmo tinha um xt mas ja antigo e de caixa media , mudei para um de caixa longa e o meu cabo ficava grande cortei tudo á medida e esta a funcionar as mil maravilas
 

GTAS

New Member
Boas,

Tenho um problema numa bicicleta. Foram mudados os cabos a adicionado um elo rapido a corrente mas agora estão as mudanças todas a saltar quando vou em esforço. Parece estar tudo bem afinado...

Que poderá ser??

Cumprimentos
 

superveloce

New Member
Boas, estive a montar um desviador traseiro shimano Slx na minha bike, mas surgiram-me algumas dúvidas.

A zona onde aperta no dropout é um modulo mais solto, ou seja a quando da montagem tem que se definir o alinhamento dessa peça. Eu montei conforme fui vendo algumas imagens na net, mas aquilo não me parece estar muito bem.
Tem aqui uma foto do desviador montado, e da indicação do alinhamento da tal peça.

slxu.jpg


Como o desviador veio de uma outra bike, não tenho manual, existe algum tipo de manual da montagem, ou algo do género?
 

Nuncho

New Member
Não te sei explicar bem. Mas tem de tar muito mais para traz.
A caixa tem de ficar paralela com a corrente
 

Jepas

Super Moderador
Isso da caixa ficar paralela com a corrente, só acontece na posição 1x9 (ou 1x10), ou seja, pedaleira pequena/carreto pequeno. Sem saber em que pedaleira foi tirada essa foto, nada se pode concluir.
 

Nuncho

New Member
sim claro, só olhei para a cassete e deduzi isso ( como o desviador não é invertido, deduzi que estivesse na posição de descanso) , mas claro, depende donde esta a pedaleira...
 

superveloce

New Member
A corrente estava no prato do meio. Voltei a andar de volta daquilo, e realmente recolheu um pouco mais para trás. Aparenta ter um género de batente, pelo que deve ser o máximo a colocar.

Não percebi o que é "a caixa estar paralela com a corrente".

Ele está a funcionar, passa na em todos os carretos da cassete, está a saltar um pouco mas falta afinar, ainda não fiz afinação.
 

flamed

New Member
Boas... ando por aqui a ler as ajudas técnicas mas não me estou a safar. E talvez seja o tópico mais indicado para fazer esta pergunta.

Tenho "todas" as mudanças afinadas, sem fazerem barulhos e a rolarem como deve de ser. Mas quando mudo para o último carreto, no meu caso o 9º, a corrente salta sempre. Tenho o manual do desviador traseiro e estive a tentar afinar aquilo em casa mas quando "pedalo à mão" ele nunca salta, só quando estou em carga.

Alguém me pode dizer onde é que posso ver a solução para isso neste forum ou dar-me uma dica em como afino esta última mudança?? (Desviador Traseiro - Deore)
 
Top