Como afinar o Desviador Traseiro

Estou aqui com uma questão que pelo que li ainda ninguem referiu... Tenho desviadores shimano deore de 9V e ultimamente estou com uma situação caricata no desviador traseiro...

Os dois parafusos estão bem afinados e a primeira e a nona velocidades entram sem problema... mas tenho um problema que me parece ser com a tensão do cabo, ou então dos manípulos... é o seguinte:

Estando no carreto pequeno nada acontece ao primeiro click na manete, mas no segundo começam a subir e vão seguidos sem problema, e depois no ultimo clique passa logo do duas velocidades para chegar ao carreto grande! Isto parece problema de falta de tensão no cabo... mas o pior é que o problema pressiste ao inverso... ou seja: Quando está no carreto grande, ao primeiro clique para descer nada acontece e depois começa a descer sem problema e no ultimo click salta duas velocidades para calhar no carreto pequeno sem problema!

O que poderá ser isto? Algum problema com o terceiro parafuso de afinação? Ou problema com a manete? Com o desviador não me parece, pois puxando o cabo à mão funciona sem problema.
Desde já obrigado!!!
 

Jepas

Super Moderador
O cabo está correctamente colocado no desviador? Às vezes o cabo fica um pouco ao lado do sulco fazendo com que o desviador funcione de forma estranha nos limites da cassete, porque o rácio do cabo puxado é ligeiramente alterado se não estiver correctamente fixo.
 
Obrigado pela resposta rápida!!!
Fui agora à garagem ver isso e não é esse o problema, pois o meu desviador traseiro não tem essa calha... mas sai da bicha fixa logo no parafuso... :S
 

TLouro

Member
Boas Paulo,

Aposto que isso tem que ver com a bicha/cabo de mudanças. Se não estiverem em boas condições, podem causar mau funcionamento como descreves.

Pessoalmente só confio nas chamadas bichas estanques ou então numa bicha integral do manípulo ao desviador.

Cumps
 
Possivelmente, mas como está a chegar a hora da revisão vou aproveitar e vou levar a uma loja e pedir para trocar as bichas e cabos e afinar isso como deve ser (só espero não ser problema dos desviadores ou das manetes... se não o orçamento vem abaixo... hehehehe)
 

slmarcio

New Member
tantos topicos sobre desviadores k vou tentar neste.....

na voltinha de ontem notei k a corrente quando no carreto + pequeno, ou seja, a velocidade maxima, de vez em quando saltava ou n prendia bem...as 2 coisas k pensei: ou corrente (nova) com um elo a mais ou entao folga no desviador....o k vos parece?
 

TLouro

Member
Boas,

Slmarcio, quantos quilómetros tem, aproximadamente o desviador? À partida, se estava a funcionar bem não deveria ser daí. Já verificaste o limite inferior do desviador?
 

slmarcio

New Member
ela ta toda afinadinha....foi na terceira volta depois do upgrade e afinaçoes k começou a fazer isto.
mas ainda n tive tempo para dar uma olhada com mais atenção
 

mack1

Active Member
Boas malta, o meu desviador está a falhar em 1 velocidade nas altas, ou seja se estiver no manípulo na 9 na cassete está na 8, se no manipulo estiver na 8, na cassete está na 7. Isto só acontece nos 3 mais pequenos da cassete ( 7/8/9 ). Como as restantes velocidades estão bem afinadas qual o procedimento mais simples? Basta desapertar um bocadinho o parafuso L?
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O que tens que fazer é lubrificar o cabo (dentro da bicha) e detectar onde é que está a prender.

Se a cassete é igual ao shifter, para estar afinado numas mudanças, também estará nas outras.

Se fosse eu, trocava as bichas + terminais + cabos, e ficava por uns trocos.

Esta é apenas a minha opinião.

Um abraço

ny12xx
 

mack1

Active Member
Eu desconfio que foi numa queda que dei, mas não vejo sinais de pancada nem no desviador nem no dropout. Vou ver isso do cabo.
 

mack1

Active Member
Afinal não são só as 3 ultimas velocidades que estão desafinadas. São todas mas o sintoma é o mesmo. 1 velocidade a menos na cassete que no manípulo.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O teu primeiro passo deverá passar por desmontar tudo desde o shifter até ao desviador.

Depois de muito bem limpo e lubrificado, voltas a montar tudo (eu colocaria cabo e bicha novos).

Desapertas os parafusos "H" e "L", para poderes confirmar se o desviador trabalha em toda a amplitude da cassete.

Afinas os limites.

Afinas as mudanças.

Se quando acabares, a transmissão não estiver a trabalhar bem, poderá ser o dropout (a tal queda que referiste acima).

Se assim for; preferencialmente deverás colocar um dropout novo.

É muito pouco provável que consigas endireitar um dropout sem uma ferramenta específica. Existem dropouts que são "descartáveis", isto é; depois de terem realizado a sua função, podem ir para o lixo.

Esta é a minha opinião.

Um abraço

ny12xx
 

LFrank

New Member
Boas pessoal preciso da vossa ajuda na afinação do desviador traseiro. As mudanças do carreto pequeno para o grande entram bem mas no sentido inverso não, como faço para afinar? Os cabos são novos e lubrificados. Tenho um afinador nas manetes e outro no desviador.

Saudações bttistas.
 

MacielJ

New Member
Boas,
Tens um problema na tensão do cabo. Tens de dar folga ao cabo para ele saltar para baixo. Podes girar no afinador da manete.

Cumps
 

klaeman

New Member
Boas malta,

Hoje quando estava a pedalar vi que as mudanças estavam erradas. Quando mudava para (por exemplo ) para a 3 ela ficava no carreto 4 e quando mudava para a 4 e 5 nada acontecia. Ja tentei ver videos youtube, dar umas afinações e nada. Agora simplesmente fica no carreto menor e por muito que mude as mudanças ela nao muda. Alguem pode ajudar?
 

jplopes

New Member
Boas

só li na diagonal, mas afinar as mudanças é facil. Parte de alguns pressupostos a verificar. Espias estão lubrificadas. Cabos têm sido bem mantidos. A desafinação é antiga ou recente? Alguém mexeu nos cabos de forma habilidosa?

Depois disto é facil. Visita este e outros videos ao lado e serás um perito.

Abraço

https://www.youtube.com/watch?v=g_bGcuezsIo
( bem sei que é um desviador de estrada ... mas é exactamente igual) vê os outros videos à volta ;)
 
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