Como Afinar o Desviador Dianteiro

Jepas

Super Moderador
Não é suposto pedalar-se nessa relação (1x9) devido ao cruzamento excessivo de corrente. Por isso, é natural que a corrente roce nessa posição. Eu preocupo-me antes que não roce nas realções que efectivamente são usadas.
 

roger

New Member
Boas Jepas ja agora achas que me podes dar uma dica pois têm me dito varias teorias,
Quando estou com a mudança mais alta (carreto grande a frente pequeno atras) pedalando em esforço acontece que a cassete,vai aos solavancos
 

Jepas

Super Moderador
A cassete não deve "ir aos solavancos" em nenhuma mudança. Se isso só acontece no carreto 9, pode ser o elo rápido que está mal montado.
Sei que isso acontece para quem por exemplo usa o elo rápido da Connex, que devido ao facto de ser assimétrico, só funciona correctamente numa posição. Também poderá ser um elo mais rígido na corrente, mas creio que nesse caso o problema se verificaria noutros pontos da cassete.
Para despistar o problema, nada como andar atento e tentar perceber onde é que o problema se repete, se é a "n" pedaladas, "n" passagens da corrente, etc.
 
F

FilipeNeves

Guest
desviador da frente

boa noite,
comprei um desviador para a frente "SHIMANO Desviador Dianteiro SLX Montagem Alta 3x9V FD-M661 34.9mm. o que tinha antes era montagem baixa.
quando fui montar reparei que ele sem o cabo tensão montado e com o parafuso limitador desapertado ao maximo não encolhe o suficiente para a corrente engrenar na 1º.
tenho 8 velocidades a traz , será do manipulo das mudanças?
 

pmgf

New Member
Boas. Não percebi uma coisa, os parafusos do desviador devem estar todos desapertados para se começar a afinar? Eu tinha 3x10 e ontem mudei para 2x10 mas estou com dificuldade em afinar o desviador.
 

Amaral-TNT

New Member
Boas. Ultimamente tenho tido um problema que nunca me tinha acontecido. Qd vou a pedalar numa subida (não é preciso ser muito inclinada) com a transmissão na posição 2x1 (cremalheira média e carreto traseiro maior), a corrente passa para a "avozinha" deixando-me a pedalar no "vazio"... Eu tenho os griphift X0 e o desviador da frente é o XT. A corrente fica centrada no desviador se estiver na posição 2x5 e nao toca no desviador nas posições 2x1 e 2x9... Alguem tem ideia do que poderá ser? Ja vos aconteceu? Será corrente curta? Com folga? Desmontei o pedaleiro (XT) e os dentes parecem-me bem...
 

nmp

Member
Pessoal com a transmissão na posição 2x1 a corrente começou-me a "roçar" no limite inferior do desviador dianteiro. Poderei ajustar isto dando mais tensão ao cabo no manipulo ou terá que ser no parafuso que controla o limite inferior do desviador?

Cumprimentos.
 

Jepas

Super Moderador
nmp,

o que podes fazer é tirar tensão ao cabo. O limite inferior só influencia quando a corrente está na "avozinha".
 

nmp

Member
obrigado Jepas, vou fazer isso... Mas sabes que quando se apanham "paredes" até a "avózinha" dá jeito :)

Cumprimentos e boas pedaladas...
 

picasso

New Member
Boas,

Alguem tem/teve uma situação destas:

1) Alinhamento vertical aprox. 2 a 3 mm (não dá para baixar mais...já percebem porque na imagem seguinte)...
pa160659.jpg


2) Na relação 1-1 a corrente "raspa" no interior da "cage" e o desviador já toca no quadro...
desviadorfrente.jpg


3) Alinhamento horizontal, não tirei foto, mas está ok...

O que fazer? Subir mais o desviador (cerca de 1 a 2mm) de forma a não bater no quadro?

Boas pedaladas
 
Last edited:

Jepas

Super Moderador
Há quadros em que efectivamente o alinhamento ideal é impedido por zonas do mesmo (normalmente rolamentos e outros pontos de rotação) como parece acontecer na imagem. Neste caso é usar o desviador o mais perto possível do quadro sem que lhe toque quando no prato mais pequeno.
 

Viperman

New Member
Caro jepas reparei na tua explicação do desviador! dado se entendi a lição. rodar 1/4 de volta H no sentido anti-horário de modo ao cadeado passar da intermédia para a mais pequena?

é isso?

comprei a pouco tempo a bike, o cabo deve ter esticado
 

Jepas

Super Moderador
Se o cabo esticou, é preciso rodar o barril de ajuste no manípulo como indiquei, ou então soltar o cabo e voltar a apertá-lo com mais tensão.
 

Metal_Man

New Member
picasso fiquei curioso com as tuas fotos. Se o desviador já toca no quadro e a corrente mesmo assim ainda bate na parte de dentro do mesmo na relação 1:1 faço uma pergunta em relação a pedaleira. Estara bem montada? não podera faltar ai uma anilha de afinação do lado dos pratos? ia compensar o que te falta no desviador. Se estiver bem montada então pode ser o desviador que não é indicado para o teu quadro.
 

p_a_u_l_o

New Member
Boas.
Também estou aqui com um problema a nível da afinação do desviador (shimano deore).
Quando peguei na bike pela primeira vez tudo parecia tar muito bem até por a nona mudança, porque ai comecei a sentir a corrente a roçar.
Tentei laçar um pouco o cabo e ela deixou de roçar mas agora vejo-me á rasca para a colocar nas baixas.
Haverá solução para isto??
Cumprimentos e boas pedaladas ;)
 

Jepas

Super Moderador
Podes tentar "rodar" um pouco o desviador para fora (visto de topo, no sentido anti-horário) para alinhar o desviador com a corrente.
 
Top