Como Afinar o Desviador Dianteiro

mack1

Active Member
Apesar de ter as velocidades afinadas tenho a corrente a roçar no desviador dianteiro. Por norma uso uma relação de mudanças que evite o cruzar da corrente mas mesmo assim a corrente roça nas 3 velocidades. Alguém sabe como resolver ou terei de afinar?
 

gcaetano

Member
Para não estar a abrir novo tópico, aproveito para esclarecer também aqui uma dúvida que me surgiu, não tem muito a ver com afinação mas sim com compatibilidade.

Estou em vias de trocar a transmissão de 3 para 2 pratos, tendo também a possibilidade de trocar o actual desviador frontal de 3 para um de 2 pratos. A questão é a seguinte: Um desviador frontal slx 2x10 funcionará bem com um shifter deore de 3? Em teoria creio que sim, e creio já ter lido algures que é compatível, mas nada como dar robustez à coisa com opiniões. ;)
 

gcaetano

Member
Jocas22, a minha questão é se, um shifter de 3 dá para usar num desviador de 2, num crankset de 2 pratos. ;) O modelo do shifter não dá para "reduzir" para 2.
 

Jocas22

Active Member
sendo assim não estou a ver como consegues fazer isso, metes a 3ª posição "sem querer" e lá se vai a corrente pra fora dos pratos.
 

MiGuEl_82

Active Member
Não dará para jogar com o limite superior e/ou o limite inferior do desviador? Conheço quem tenha usado desviador dianteiro 3v com apenas 2 pratos e sem problemas, bastando para tal ajustar essa tal limite.

PS: Lembrei-me agora... o desviador nesse caso era de 3v e não 2v... n sei se isso poderá ter alguma influência...
 

Jocas22

Active Member
miguel isso uso eu, e funciona 5 estrelas se bem afinado, mas tambem qualquer má afinação e lá vai a corrente. Mas o shifter dá pra mudar pra 2v. Aqui o problema é o shifter ser 3 e o desviador 2.
 

gcaetano

Member
Em teoria, imagino que jogando com a tensão do cabo fica possível que ao mudar no shifter do pequeno para o médio o desviador não se mexa, e quando se mudar (mais uma vez no shifter) do médio para o grande, o shifter ai sim passar do prato pequeno para o maior. A dúvida será a "quantidade" de cabo que um shifter de 3 puxa de cada vez. Mas como existem shifters de 3 que podem ser convertidos para 2, imagino que não deve haver grandes diferenças... Mas lá está, especulação! :p
 

miguelcarromeu

Active Member
Sim, funciona.

Esclarecendo as dúvidas, o rácio é igual em todos os desviadores da frente (1:1).

A corrente só cai se os limites estiverem mal afinados. No caso do limite superior, no entanto, se o desviador for de 3 velocidades, pode existir um espaço demasiado grande entre o prato maior (consoante o número de dentes que escolham) o que facilita que a corrente cai para fora, mesmo estando o limite bem estrangulado. Isso irá acontecer mercê do espaço entre a cage do desviador e o prato grande.

Ainda relativo à observação do Jocas, de o facto de o shifter dar para alternar entre 2 ou 3 velocidades: a diferença entre estes shifters ou os de 3 velocidades (apenas) é o facto de os pedaleiros 2 x 10 (vou dar o exemplo do caso Shimano) terem o espaçamento semelhante à posição do prato do meio e do prato grande (numa pedaleira de 3); assim, quando mudamos o shifter para 2x10, ele "tranca" a primeira posição (a do prato pequeno) e passa a funcionar "no meio" e "em cima".

Se for uma pedaleira adaptada, não faz sentido, nem é necessário passar o shifter para 2x10. Isto porque numa pedaleira adaptada, os pratos que usamos são os do meio e o pequeno. Ou seja, a primeira posição é necessária ;)
 

gcaetano

Member
Bem hajas pela opinião e esclarecimento, Miguel.

No meu caso será uma pedaleira de 2 pratos de origem, com um desviador de 2x, utilizado com o shifter de 3. Uma vez que o rácio é igual, com alguma afinação na tensão do cabo, julgo que conseguirei fazer com que funcione sem problemas de maior.

A opção pelo desviador de 2x é precisamente para evitar esse risco de queda da corrente para fora do prato maior. Não adquiro já o shifter de 2x porque na loja em que devo comprar o material só vendem (pelo menos para já) shifters aos pares.
 

Jocas22

Active Member
confesso que me perdi. Mudas o desviador onde mexendo nos limites era irrelevante mudares ou nao. E mantens o shifter com 3 posições (se sem puderes bloquear a 2 como disseste) onde vais ter mais problemas. Mas prontos é uma opinião.
 

miguelcarromeu

Active Member
Jocas,

Não, não é irrelevante por causa da altura da cage ao prato. Um desviador de 3 pratos fica muito alto em relação a um de 2. O que acontece é que depois a corrente tem muita facilidade em cair para fora, mesmo com o limitador bem afinado.

O shifter de 3x não tem qualquer problema em pedaleiras adaptadas a 2x. Porque achas isso?

Alex,

A precisão do mecanismo traseiro nota-se muito em algumas gamas. A partir de Deore verás que é muito mais fácil afinar as mudanças.
 

Jocas22

Active Member
bem que me diziam isso. Eu afino a minha e zero problemas, só acontece se estiver desafinado ou a corrente muito batida. E olha que leva porrada. Agora tem de ser tudo muito bem afinado, á menos margem de erros ou tolerância, ai sim. E mesmo indo ao mecanico á com cada trolha a afinar aquilo, dá uns toquezinhos ao inves de afinar como deve de ser.
O problema é que tens 3 posicões pra 2 pratos. Se puxas a 3ª que teoricamente eliminas como fica? No terreno é tudo menos pratico. Afinação pode entao nao ser problema, acho estranho mas se já experimentaste e eu nao, calo-me. Ou etnão sou eu que não estou a perceber já disse.
 

gcaetano

Member
Jocas, creio que a lógica será esta (no caso de desviador de 2 com shifter de 3): Se o desviador já estiver a bater no limite (ou no batente, passe a redundância), mesmo que se mexa no shifter o desviador não se moverá em função dos limites de amplitude da cage.
 
Top