Como Afinar o Desviador Dianteiro

Jocas22

Active Member
camaradas do pedal, até que ponto é que alguem que nunca afinou mudanças o consegue fazer seguindo um tutorial dos que ha por aqui

fui a uma loja conceituada aqui ao pé de mim e vieram uma bela ***** e ainda tive de estar a levar com desculpas e "nao faço milagres". Por 7.5€,... enfim :fpalm:
 

Evaristo Frois

New Member
Boa tarde
Olha não sei como é esse tutorial, mas eu tenho aprendido essas pequenas afinações no youtube e tenho-me safado bem.
Aqui tens o link http://youtu.be/ZuMcmdi1x4I
[video=youtube_share;ZuMcmdi1x4I]http://youtu.be/ZuMcmdi1x4I[/video]
Caso o link não funciona vai ao youtube e faz uma busca "como afinar desviador dianteiro".
 

Jorge Gomes

New Member
Muitas vezes basta só corrigir os limites H/L e neste caso é do mais simples que pode haver. É so ires rodando dois parafusos até aquilo ficar bem.
Se tiveres que afinar a posição do desviador e tensão do cabo e assim requer mais alguma pericia, mas também é fácil de fazer com paciência.
 

BikeTrepaTudo

New Member
Na minha opinião deves evitar essa combinação de mudanças. É que assim a corrente está muito "cruzada".
Mas aguarda por outras opiniões.
 

abelha2

Active Member
É normal.

Geralmente o ideal é usares mais ou menos a metade superior da cassete, com o prato mais pequeno; a cassete toda com o prato médio; a parte mais pequena da cassete com o prato maior

Assim evitas o ceuzamento, que pode partir a corrente, e nao esticas tanto o desviador
 

xogul

New Member
não consigo fazer a mudança do prato pequeno para o intermédio, mas do maior para o intermédio não há qualquer problema(!)... alguém me pode ajudar a resolver/entender isto, se fizer favor?
 

ricsaraiva

New Member
Boas.
Vinha colocar uma questão: as minhas mudanças estão a trabalhar relativamente bem mas na mudança mais pequena atrás e no prato do meio à frente (3x9), a corrente bate no parte externa do desviador dianteiro... e pensei ajustar no cabo à saida dos manípulos mas o cabo já está no limite... o que fazer?
Obrigado.
 

Override

Member
Tenho uma duvida em relação à afinação... Tenho uma pedaleira xt 42x32x24 com k7 sram x7 1070 de 10v e 36x11 dentres
Tendo a mudança no 24x36 (prato pequeno, carreto maio) a corrente não roça no desviador mas passando para o 32x36 (prato do meio, carreto maior), a corrente ja roça e depois de afinado para nao roçar, quando passo para 42x11 (prato grande, carreto pequeno), a corrente roça no desviador do lado de fora.
Se esticar o cabo deixa de roçar quando ando na mudança mais pesada do prato grande mas depois quando ando na mudança mais leve do prato intemédio vai roçar.
Qual é o ajuste que tenho que fazer ou o que podera estar mal afinado/montado?
 

TLouro

Member
Olá Override!

Para afinar o desviador dianteiro tens três parâmetros.
-a tensão no cabo
-o limite inferior
-o limite superior

O que costumo fazer é começar por afinar os limitadores através dos parafusos no corpo do desviador. Esses parafusos funcionam como "batentes" de fim de curso superior e inferior e devem estar o mais apertados possível mas permitindo que a corrente passe para o prato menor e para o maior. Se estiverem menos apertados que o ideal, aumenta o risco da corrente saltar para o lado de dentro do prato pequeno ou para o lado de fora do prato maior.

Depois, há que afinar a tensão no cabo, de modo a que se consiga subir e descer de mudança com facilidade.

Pelo que descreves, o teu problema deve estar no tal parafuso limitador superior que está demasiado apertado, fazendo com que o desviador toque na corrente na combinação prato grande/carreto pequeno. Experimenta a desapertar um pouco esse parafuso até o desviador deixar de tocar na corrente e depois afina a tensão no cabo.

Espero ter ajudado...

Cumps
 

Override

Member
boas
imaginem o seguinte, eu afino o desviador através do ajuste na manete quando estou na pedaleira do meio e no carreto maior de maneira que a corrente nao roçe no desviador, já que aqui, no prato do meio, os parafusos não interferem. Quando acciono a manete para passar para o prato grande corre sempre a mesma quantidade de cabo, certo?... ora, se eu fiz descer o desviador para que nao tocasse na corrente com a parte interna, quando esta no prato do meio, quando ele sobe para o prato grande vai roçar no lado de fora do desviador. O facto de ajustar o parafuso não me vai dar cabo extra pra que ele ande mais um bocado para deixar de roçar.
Não sei se me fiz entender. :D
 

TLouro

Member
Override, percebo o teu raciocínio, mas na realidade não é assim.

Os parafusos limitadores servem como batente no fim de curso. São eles que limitam o fim de curso do desviador, independentemente da tensão. Era preciso que o cabo estivesse estupidamente tensionado para que não chegasse ao fim de curso. Dentro dos limites normais da tensão do cabo, o desviador acaba por "encostar" no fim de curso superior e inferior.

Repara que, se assim não fosse, os parafusos de fim de curso não estavam lá a fazer nada! ;)

Cumps
 

klaser

Well-Known Member
Override percebo o que dizes...Afinas bem tanto no limite inferior como no superior...E a corrente roça no 32-36...aí vc tira tensão no cabo para a caixa do desviador ir mais para a esquerda e deixar de roçar...Mas ao fazer isso,o curso do desviador para cima (direita para o prato maior) não vai ser o mesmo,porque parte deste curso vai ser perdido com a folga excessiva do cabo..então passa a roçar no 42-11.....Eu acho que simplesmente deves afinar como deve ser e não se preocupar com o roçar no 32-36,porque nesta posição a corrente está muito cruzada e até é normal roçar..deves evitar usar essa combinação,se pontualmente usá-la,gramas com um pouco de roçar...
Nota que estamos a falar de uma pedaleira tripla,se fosse dupla é que tinha de percorrer toda a cassete sem roçar,mas assim eu acho isso até certo ponto (se o roçar não for excessivo), normal...
 

BikeTrepaTudo

New Member
Override
Vê se foi a posição do desviador no tubo do quadro que se alterou.
Aconteceu comigo. Não conseguia afinação sem que roçasse. Aliviei o aperto do desviador ao tubo do quadro e dei um pequeno jeito, voltei a apertar e então já foi possível afinar e deixou de roçar.
 

nunorcenteio

New Member
Afinação em altura de desviador frontal Shimano Tourney (C050)

Viva,

Tenho uma Rockrider 8.0 equipada com um espectacular desviador frontal Shimano Tourney, que julgo ser um C050.
Ele nunca foi grande coisa e tenho sempre imensas dificuldades em passar do prato do meio para o mais pequeno; umas vezes dá, outras vezes não dá. Em casa a dar ao pedal à mão ou em cima dos rolos funciona que é uma maravilha.

Disseram-me que provavelmente precisaria de ser colocado um pouco mais abaixo, mais junto do prato maior.

Fui à procura do manual da Shimano e lá referem que deve ser colocado entre 1 a 3mm do prato maior. A minha questão é: onde é que começa o prato? Começa nos dentes? A meio dos dentes? No limite inferior dos dentes?

Tirei uma foto. Em qualquer dos casos ele está a mais de 3mm.



Em que posição da fita métrica colocariam o desviador?

Obrigado
 
Top