Como Afinar o Desviador Dianteiro

deca81

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Corrente sai para fora ao por o prato grande

Boas, tenho uma KTM TEAM LC com a transmissão completa shimano xt de nove velocidades + três. Nunca tive qualquer problema com as mudanças até á umas semanas atras, de um momento para o outro ao por a 3ª á frente a corrente sai quase imediatamente para fora, verifiquei e afinei o limitador e tudo continua igual. Pensei que já era do desgaste da transmissão e troquei os 3 pratos, cassete e corrente, vou experimentar e............tudo na mesma:(. Ja subi o desviador , ja o desci , meti para fora , para dentro..nada!!! o raio da corrente por vezes dá duas ou trez voltas bem mas depois acaba por saltar para fora mesmo com o limitador bastante afinado, o problema agrava-se mais se meter a 9ª velocidade. ja experimentei outro pedaleiro para tirar duvidas do meu estar ou não empenado mas acontece o mesmo. Alguem me pode ajudar??
 

elv1s

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Conclusão. O limitador de certeza que não está bem afinado.

Já tive um prato completamente empenado e com dentes partidos, e a corrente nunca saia do lugar. O desviador dianteiro fazia o seu trabalho corretamente.

- o limitador não está a limitar o suficiente no prato grande (talvez tenhas mudado a posição do parafuso errado e custe mais a entrar o prato pequeno?)
- o cabo das mudanças está esticado demais, puxando demais o desviador para fora. (talvez as espirais tenham ficado "encavalitadas" em alguma manutenção?)
 

mr_mufy

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Boas noites ao pessoal dos trilhos de mato.

Preciso de uma pequena ajuda para afinar de vez o meu desviador da frente.

Ajusto o desviador (fuleiro) e tenho o seguinte problema, a corrente 9V não entra correctamente, ou seja, fica a patinar nos pratos.

Se o afinar em demasia, a corrente fica a roçar na "cage".

Assim sendo pretendia tirar uma pequena duvida, os desviadores da frente não são todos iguais para as correntes?

Pois este desviador é o mesmo de uma corrente de 8V.

Desviador shimano FD-C050 (mesmo fraco).

Caso seja esse o problema de não ser compatível com a corrente, onde posso comprar um barato em loja física.

Já agora qual a loja mais barata na zona do Porto/Gaia?
 

CUBE_LTD

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Ajuste de desviador dianteiro Deore em Cube LTD Comp

Já tenho a bike montada e ficou á maneira mas houve um precalço e a pessoa que a montou diz que nunca lhe tinha acontecido.
Ao meter o desviador da frente (Deore) a altura que vai da placa externa ao prato maior deve ser á volta de 7/8 mm as mudanças funcionam bem mas não se pode baixar mais senão bate na escora.

Alguém sabe do que pode ser?
 

CUBE_LTD

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Deixo aqui algumas fotos:

Corrente no prato pequeno:
correntepratopequeno.jpg

correntepratopequeno1.jpg


Corrente no prato do meio:
correntepratomeio1.jpg

correntepratomeio.jpg
 

klaser

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Só por curiosidade e também porque passei de uma talega de 44 dentes para uma de 42 (o desviador então teve de baixar um bocadinho),fui ver o espaço que o meu tinha e,no prato pequeno o cage fica a 8mm da escora,o que tb não é muito...No teu caso se calhar uma combinação de uma escora meio espalmada com um modelo de desviador específico deu esse pequeno azar,se as mudanças estiverem a dar bem eu não me chateava,ou tentava ver se outro modelo resolvia....(experimenta um top swing,com a braçadeira por baixo)
 
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CUBE_LTD

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Klaser obrigado pela ajuda,

O meu é um Deore top swing de 2007 e a ideia que tenho é que a cage é mais comprida que estes modernos mas tenho de confirmar e o meu prato maior se não me engano é de 44 dentes.
 

CUBE_LTD

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Então é assim este desviador Deore estava a ser usado com um pedaleiro truvativ blaze 44/32/22 e agora o pedaleiro que meti é um Shimano FC-M552 42/32/24.
Há problema de usar este pedaleiro com cassete de 9v?
Atrás continuo com cassete de 9v será que tenho de meter um desviador á frente de 3x10 por causa do pedaleiro?
 
Last edited:

CUBE_LTD

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Estive no site a ver a ficha técnica da bike e de origem trás um desviador Shimano SLX FD-M660-10, Top Swing, 10-speed. Será que os SLX têm uma configuração ou ajuste ou diferença na cage comparado com o meu Deore?
 

xogul

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não consigo que a corrente passe para a pedaleira maior, aliás nem sequer consigo selecccioná-la no selector de mudanças. consigo fazê-lo apenas com os parafusos 'L' e 'H' ou é necessário mexer em mais alguma coisa?
 

xogul

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obrigado pela resposta, Giantfreerider.
acabei as tentativas, nota-se diferença ao aliviar o H, no sentido anti-horário. o problema estretanto é já estar no máximo permitido pelo selector do punho e não passa dali.
alguma sugestão?

aliás, quando estou na pedaleira do meio, o manípulo já está mais perto do máximo do que no meio, que penso deveria ser a posição correcta.
 

klaser

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Sim,tens de fazer isso quando o desviador está em repouso,ou seja,quando está no prato mais pequeno...Também pode fazer depois uma afinação (apertar ou soltar um pouco) o cabo através do regulador que tem no shifter,aonde entra o cabo no mesmo...
 

xogul

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obrigado pelas respostas
nunompinto, excelente vídeo.
contudo... para não estar limitado, removi por completo o parafuso H; apertei o regulador junto ao shifter para o cabo ficar mais folgado; desapertei o parafuso no desviador e apliquei mais tensão ao cabo;... népia.
fui experimentando... mais tensão, menos tensão, regulador apertado/desapertado, conjuguei as várias hipóteses mas nunca consegui que o desviador alinhasse com a roda pedaleira maior e consequentemente passasse a corrente para esta.
acabei por deixar mais ou menos como estava, pedaleira intermédia mas desta vez o manípulo pára a meio do curso, daí para cima não o consigo rodar, provavelmente por o cabo estar demasiado esticado.

está a escapar-me alguma coisa?!
 

Giantfreerider

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1º - Metes o manipulo na posição mais leve (como se quisesses pôr o prato pequeno);
2º - Ajustas o desviador, de modo a este ficar a 1 mm de roçar nos dentes do prato grande, quando quiseres seleccionar o prato grande;
3º - Ajustas o High e o Low (nos parafusos), para limitares o "curso" do desviador;
4º - Certifica-te que a cage do desviador ("caixa" onde passa a corrente) está alinhada com os pratos;
5º - Por fim, esticas o cabo o máximo que conseguires e apertas no desviador (quando este está na posição de repouso).

Se com estas dicas não conseguires...não sei...
Já agora, qual a marca e modelo do desviador?
Cumps
 
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