Como Afinar o Desviador Dianteiro

Boas Jepas ja agora achas que me podes dar uma dica pois têm me dito varias teorias,
Quando estou com a mudança mais alta (carreto grande a frente pequeno atras) pedalando em esforço acontece que a cassete,vai aos solavancos
 

Jepas

Super Moderador
A cassete não deve "ir aos solavancos" em nenhuma mudança. Se isso só acontece no carreto 9, pode ser o elo rápido que está mal montado.
Sei que isso acontece para quem por exemplo usa o elo rápido da Connex, que devido ao facto de ser assimétrico, só funciona correctamente numa posição. Também poderá ser um elo mais rígido na corrente, mas creio que nesse caso o problema se verificaria noutros pontos da cassete.
Para despistar o problema, nada como andar atento e tentar perceber onde é que o problema se repete, se é a "n" pedaladas, "n" passagens da corrente, etc.
 
desviador da frente

boa noite,
comprei um desviador para a frente "SHIMANO Desviador Dianteiro SLX Montagem Alta 3x9V FD-M661 34.9mm. o que tinha antes era montagem baixa.
quando fui montar reparei que ele sem o cabo tensão montado e com o parafuso limitador desapertado ao maximo não encolhe o suficiente para a corrente engrenar na 1º.
tenho 8 velocidades a traz , será do manipulo das mudanças?
 
Boas. Não percebi uma coisa, os parafusos do desviador devem estar todos desapertados para se começar a afinar? Eu tinha 3x10 e ontem mudei para 2x10 mas estou com dificuldade em afinar o desviador.
 
Boas. Ultimamente tenho tido um problema que nunca me tinha acontecido. Qd vou a pedalar numa subida (não é preciso ser muito inclinada) com a transmissão na posição 2x1 (cremalheira média e carreto traseiro maior), a corrente passa para a "avozinha" deixando-me a pedalar no "vazio"... Eu tenho os griphift X0 e o desviador da frente é o XT. A corrente fica centrada no desviador se estiver na posição 2x5 e nao toca no desviador nas posições 2x1 e 2x9... Alguem tem ideia do que poderá ser? Ja vos aconteceu? Será corrente curta? Com folga? Desmontei o pedaleiro (XT) e os dentes parecem-me bem...
 
Pessoal com a transmissão na posição 2x1 a corrente começou-me a "roçar" no limite inferior do desviador dianteiro. Poderei ajustar isto dando mais tensão ao cabo no manipulo ou terá que ser no parafuso que controla o limite inferior do desviador?

Cumprimentos.
 
Boas,

Alguem tem/teve uma situação destas:

1) Alinhamento vertical aprox. 2 a 3 mm (não dá para baixar mais...já percebem porque na imagem seguinte)...


2) Na relação 1-1 a corrente "raspa" no interior da "cage" e o desviador já toca no quadro...


3) Alinhamento horizontal, não tirei foto, mas está ok...

O que fazer? Subir mais o desviador (cerca de 1 a 2mm) de forma a não bater no quadro?

Boas pedaladas
 
Last edited:

Jepas

Super Moderador
Há quadros em que efectivamente o alinhamento ideal é impedido por zonas do mesmo (normalmente rolamentos e outros pontos de rotação) como parece acontecer na imagem. Neste caso é usar o desviador o mais perto possível do quadro sem que lhe toque quando no prato mais pequeno.
 
Caro jepas reparei na tua explicação do desviador! dado se entendi a lição. rodar 1/4 de volta H no sentido anti-horário de modo ao cadeado passar da intermédia para a mais pequena?

é isso?

comprei a pouco tempo a bike, o cabo deve ter esticado
 
picasso fiquei curioso com as tuas fotos. Se o desviador já toca no quadro e a corrente mesmo assim ainda bate na parte de dentro do mesmo na relação 1:1 faço uma pergunta em relação a pedaleira. Estara bem montada? não podera faltar ai uma anilha de afinação do lado dos pratos? ia compensar o que te falta no desviador. Se estiver bem montada então pode ser o desviador que não é indicado para o teu quadro.
 
Boas.
Também estou aqui com um problema a nível da afinação do desviador (shimano deore).
Quando peguei na bike pela primeira vez tudo parecia tar muito bem até por a nona mudança, porque ai comecei a sentir a corrente a roçar.
Tentei laçar um pouco o cabo e ela deixou de roçar mas agora vejo-me á rasca para a colocar nas baixas.
Haverá solução para isto??
Cumprimentos e boas pedaladas ;)
 
Corrente sai para fora ao por o prato grande

Boas, tenho uma KTM TEAM LC com a transmissão completa shimano xt de nove velocidades + três. Nunca tive qualquer problema com as mudanças até á umas semanas atras, de um momento para o outro ao por a 3ª á frente a corrente sai quase imediatamente para fora, verifiquei e afinei o limitador e tudo continua igual. Pensei que já era do desgaste da transmissão e troquei os 3 pratos, cassete e corrente, vou experimentar e............tudo na mesma:(. Ja subi o desviador , ja o desci , meti para fora , para dentro..nada!!! o raio da corrente por vezes dá duas ou trez voltas bem mas depois acaba por saltar para fora mesmo com o limitador bastante afinado, o problema agrava-se mais se meter a 9ª velocidade. ja experimentei outro pedaleiro para tirar duvidas do meu estar ou não empenado mas acontece o mesmo. Alguem me pode ajudar??