Como é que é isto da pré-carga e da pressão positiva de ar?

nfh

Member
Olá,

Comprei uma MX Comp ETA recentemente e estou aqui a folhear o manual. Numa das páginas encontro informação sobre a afinação da suspensão em que falam da pressão positiva e da pré-carga de ar. Ora se a suspensão que comprei apenas tem um sítio para onde colocar ar, de que forma é que esses valores são independentes? Isto é, como é que é possível fazer uma pré-carga com, por exemplo, 10 psi e ter uma pressão positiva de 50 psi?

Cumprimentos,
Norberto
 

amarelo

New Member
caro nfh, nessas suspensoes penso que nao ha independencia entre esses dois valores que no fundo sao um só.
por isso o que te aconselho é a "meter ar la pa dentro" ate aquilo ficar a teu gosto, de tal forma que ela nao esgote o curso, ou no outro extremo que bata no "fundo"
cumprimentos
 

P.M.

Member
Ola de novo...

De facto, existem ocasiões onde é contraproducente necessário ler o manual :lol:
As camaras positivas e negativas só existem nas Marathon SL, Z1 Fr SL, Z150 SL, e outras suspenções a ar com o doppio air da Marzocchi.
Basicamente andaste a ler capitulos que não eram respeitantes à tua suspenção. Mas não te culpo.... O manual da Marzocchi é bastante mau. :p

No teu caso tens apenas uma camara (camara positiva), na qual ajustas a pré carga.

Pedro
 

Loki

New Member
Pois.. segundo o manual a minha drop-off devia ter ajuste de rebound interno. E por acaso não tem. :(
 

P.M.

Member
Só aqui uma correcção ao meu post... Li à pressa e acabei por responder ligeiramente fora de contexto...
A questão da pré-carga de ar existem, por exemplo, nas Dirt Jumper (não me recordo se todas), que são suspenções a molas, mas possuem também a possibilidade de introduzir ar no sistema, aumentando a pré carga e mudando a sensibilidade inicial da suspenção...

Loki, a tua não tem regulação de rebound? Tinha ideia que todas as suspenções da Marzocchi tinham. Com excepção das MZ e EXR, que só são marzocchi de nome :?
Não sei se sabes, mas normalmente aquilo é um parafuso no interior da perna...

Pedro
 

amarelo

New Member
quase todas as suspensoes hidraulicas da Marzocchi devem ter rebound interno, é preciso é dar com o dito orificio, e enfiar a vareta por ali abaixo ::D:D
isto ta a soar bem nao ta ppl ? :D:D
eheheh
 

nfh

Member
Pessoal, obrigadíssimo pelas dicas. De facto é estranho darem 2 valores diferentes para a pré carga e para a pressão positiva quando há apenas um único sítio para onde "soprar".
A página que consultei (pg 123 do manual de 2005) diz respeito apenas às MX Comp (Air, Coil, ETA) e às MX Pro (Air, Coil e ETA) e é aí que falam de "Positive air pressure" e "Preload air pressure".

A única explicação que eu vejo para a pré-carga é pegar no que já foi dito pelo PM e assumir que as Coil permitem introduzir ar para ajustar a pré-carga.
 

nfh

Member
Só como complemento ao que já foi dito, reparei agora que a tabela que resume as características das suspensões da Marzocchi (no manual) tem uma coluna "Spring preload with air", sendo que as MX Comp (que resume as Air, Coil e ETA) estão assinaladas nessa mesma coluna como configuração opcional.

Será que ao fim e ao cabo há alguma forma de pedir esta suspensão com válvula de ar na perna esquerda (a perna da válvula ETA) de modo a permitir fazer pré-carga desse lado?
 

JBond

New Member
Tendo começado a mexer nisto das suspensões há relativamente pouco tempo, venho aqui dar o meu contributo. Nesse modelo de suspensão, com ETA, o ar só é posto numa das pernas da suspensão, e na outra tem o controle do ETA. A minha é uma Manitou Stance e também só tem de um lado. A rigidez da suspensão permite que essa regulação seja feita só de um lado, afectando os dois por igual.

Espero não ter dito nada de errado.

Cumprimentos BTTistas

Rui Miranda
 
Top