Commençal Meta SX HT 2015 Black

Status
Not open for further replies.

demorider

Active Member
Também acho que um desviador com "bloqueio" seja uma peça muito importante, pelo que ouvi dizer esses desviadores fazem um excelente trabalho a eliminar o "abanar" da corrente (brevemente já experimento ;) )..

Para já optei por não comprar guia, depois logo vejo como se comporta..

A ver se amanhã já actualizo o meu tópico com as novidades :D
 

RTC

Super Moderador
Tiago, penso que dá desde que o prato não seja muito grande. Com um 30T deve aceitar mas é quase no limite.

Quando à passagem do 34t para o 40t, se o carreto for bem construído e afinar-se bem o desviador, deve passar bem. Deve ter que se se mexer no afinador do desviador.
 

tinric

Super Moderador
Boas pessoal

No meu caso uso cassetes 36 com expander de 40 e retiro o 15 e o 17 e meto um 16

ficando 11-13-16-19-21-24-28-32-36-40

mas no caso de quem usa expander de 42 dentes, a passagem do 36 para o 42 (6 dentes) seria ou será igual (equivalente) a 34 para 40.


Quanto ao tamanho da cage... há quem use pequenas, médias e grandes... eu sempre usei médias em (3x, 2x e agora 1x), e assim continuo a usar e a dar-me bem com isso, por isso mantenho médio... mas se tens um desviador de cage pequena... é testar, pois como diz o RTC, isso bem afinado, quanto muito estica mais ou menos um pouco, o braço do desviador.


Outra questão, neste caso optei por 30 de prato para 40 de expander, em vez de 32 de prato para 42 de expander... mas admito que faria mais sentido a 2ª opção... ganha-se velocidade de ponta e fica-se quase com a mesma "leveza" na mais leve.


Um dia destes a ver se vou à rua testar isto e dar banho à burra para tirar uma ou duas chapas como deve ser.
 

TiagoMAIAC

New Member
Bem, acho que no meu caso vai mesmo ter de ser tentativa e erro. Eu fiquei com um Shimano Zee short Cage e respectivo shifter à umas semanas. Não tenho para já intenção de trocar, porque não tenho pernas nem pulmão para um 1x10, pelo menos por enquanto

No site da shimano o desviador diz que só dá para um maximo de um prato de 36T, acho que primeiro compro o prato, e tento lá meter o desviador, com um prato à frente de 32T, se der optimo, se não olha..... azar!


Grande maquina que tens aí. Tem mesmo um aspecto indestrutivel e à prova de falhas. Canhão!


cumpz
 

tinric

Super Moderador
Obrigado Tiago

Também não desgosto :D

Quanto aos Zés... eles dizem é que não duram muito... mas é como dizes.. se já o tens e tudo... é usar... o resto logo se vê.
 

FMCurto

Active Member
Tens por acaso alguma maneira de medir e dizer qual a espessura do XPR ?
Estou com ideias de comprar um para experimentar numa cassete de 9v.

EDIT:

Sry, não é a espessura, queria saber era mais ou menos o espaço que fica entre a corrente quando está no carreto 34 e o entalhe do XPR.

4czk1ol.jpg
 
Last edited:

tinric

Super Moderador
Posso tentar medir, mas parece-me que falamos de uma pequena diferença de 9 para 10 igual à diferença entre o espaçamento entre os carretos de uma cassete 9 para 10...
Andei em tempos com a mesma ideia, diria que se meteres uma anilha para aí de 0.2mm ou assim entre o expander e a cassete, fica com o mesmo afastamento (como se fosse feito para 9v), e o afastamento à parte de cima onde apontas a seta da imagem... não me parece que tenha grande importancia... mas vou tentar medir e tirar umas fotos de como tenho o meu e mostro depois aqui.
 

FMCurto

Active Member
Já vi quem tivesse exprimentado com o da Hope e funcionava bem mas esse entalhe no da Hope impedia a corrente de assentar como deve ser no carreto 34. Mas tb esses eram caros, agora que estão mais acessíveis acho que vou exprimentar.
Uma foto era excelente, obg.
 

tinric

Super Moderador
eu até lá tenho uma cassete 9 e outra 10 em 34... se desmontar entretanto (que não me parece) a cassete, também monto com uma 34 só para vermos... mas com a falta de tempo que tenho tido para as binas, não sei quando o farei.. mas umas fotos e umas medições, arranja-se sempre para logo
 

FMCurto

Active Member
Isso era excelente, na verdade só precisava saber se uma corrente encosta bem no 34 de uma 9 velocidades tendo o XPR colado. Agora que tb já se consegue comprar prato NW baratos era uma hipotese a considerar. Tirava o 13 e o 15, metia um 14 (cerca de 4€) e ficava com a festa feita com tostões :)
 

tinric

Super Moderador
Ficam uma mão cheia de fotos sujas... desculpem, mas eu e limpar bikes... já foi tempo...

O montado é o expander 40 da superstar, com cassete SRAM 1050 11-36, o outro é um SNV 42 com cassete XT 11-36





























qualquer dúvida que possa ajudar... apita.
 

demorider

Active Member
Tinric, o teu prato tem aquelas "saliências" na zona dos parafusos como na seguinte foto?



Aquelas "saliências" encaixam nos "buracos" da pedaleira pela parte de dentro certo?
 

tinric

Super Moderador
Sim, mas isso é só para os pratos 30
os 32 já não têm isso

max_Narrow_wide_First_Pic_494662.jpg


por esta imagem compreende-se bem o porquê ... localização dos furos face aos dentes do prato...
 

demorider

Active Member
Obrigado..

Desconhecia aquelas saliências e fiquei a olhar para o prato sem saber bem de que lado o montar mas achei que não fazia sentido nenhum ficar com aquilo virado para dentro e pelos vistos acertei :).. Pena é que o raio do prato é mais "bonitinho" do outro lado :cool:
 
Status
Not open for further replies.
Top