Colocar / Não colocar pitons alumínio em sapatos BTT com sola Carbono

Pedro MM

Member
Boas.
Deve-se ou não colocar pitons de aluminio em sapatos de BTT com sola em carbono?
Já ouvi duas versão:

Sim deve-se colocar, porque protege a biqueira!

Não se deve colocar, porque pode ajudar a partir a sola de carbono!

Que sabem, feedbacks e outras dicas que possam ajudar?

Cumps
 
nao tenho experiencia em pitoes de aluminio mas se o objectivo é andar em cima da bicicleta e não tanto a pé acho que não deve ser assim como dizem "ah porque vais partir o carbono se meteres pitons de aluminio"
 

davidream

Active Member
bOAS!!
Pedro,acho que melhor mesmo,é não inventar nada!nem complicar o fácil
se os sapatos têm sola da carbono,parto do principio que são de uma marca/gama boa,por isso terás certamente disponivel pitons originais dessa mesma marca (supostamente são o ideal,testado e essas cenas :D).
My 2 cents ;)
Cumps
 

jopedru

New Member
Proteger a biqueira? Partir a sola?

Se é para fazer o bonito mais vale usar os sapatos apenas em casa e convida-se os amigos para ir lá a casa ver-nos calçados com eles.

Os pitons, seja em que modelo for tem um único propósito, ajudar a progredir no terreno em especial no inverno devido ás lamas.

As solas são rigidas para serem eficientes na pedalada, não são para andar a caminhar ao lado da bicicleta por longos periodos.

Se numa utilização lógica a sola partir...já sabemos que para a proxima mais vale nao comprar em carbono, agora não usar os pitons e não mencionar a sua função e limitar-mo-nos á questão estética. Não tem lógica!
 
Tenho uns specialized sworks que vieram com os pitons já montados, até agora estão lá e não causam problemas.
Ao andar apoia se mais a biqueira do sapato devido a sola ser rígida, mas aquilo é para usar e abusar .
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Epá... os pitons são para criarem atrito no terreno/ lama.... Esses sapatos sem pitons instalados devem ser um bocado pró escorregadios, não?!?
Os pitons são amoviveis, para poderes substitui-los.
Os sapatos devem ser utilizados com pitons.
 

Pedro MM

Member
Obrigado pessoal, pelo vosso feedback!
Os sapatos em causa são uns Sidi Eagle 6 Carbon, sim são sapatos caros e de elavada qualidade!
 

commendatore

New Member
DEcatlhon: Pitons para chuteiras de futebol ou rugby. Há em plástico (bem sei que escorregam, mas para a lama ou subidas é melhor que não os ter.
5 ou 6 euros e trás pitons para uns anos valentes. Se encontrares de borracha, melhor ainda. Eu na altura precisei e não procurei muito porque numa casa da especialidade arranjaria concerteza em borracha.
 

jopedru

New Member
Pitons em lama SIM.

Se o terrenos estiver muito encharcado usa uns pitons mais longos, se não usa uns mais curtos. NO verão usa as versões mais curtas, ou até não uses, senao em terrenos mais lisos os pitons ajudam a dar uns tombos
 

piranha

Member
Á pessoal que consegue descobrir outras funções para as coisas, pitons para proteger a biqueira, eheehehhhehe, tenho andado enganado este tempo todo
E não é que dá jeito para andar melhor no terreno mais escorregadio, já experimentei e gosto
Um abraço e não leve a mal a brincadeira mas está mesmo á vista para que serve os pitons

 

Pedro MM

Member
Commendatore, embora as solas sejam em carbono, a sola ainda tem os tacos de plástico / borracha comuns em sapatos de btt!
Então, pelo que leio o mais adequado é em tempo invernoso.
 

Peixinhus

Active Member
Pedro utiliza-os somente em caso de necessidade, pois regra geral não é funcional e se os vais colocar vão-se num ápice (presumo que sejam em alu) O perfil de sola dos sidi carbon já funciona como uma sola normal de btt. Utilizo os meus pitons (mavic fury) nalgumas provas de xc que requerem fazer alguma parte a "butes" onde seja benéfico alguma tração suplementar.

Abraços

Nota os pitons não são para inverno ou verão são para usar em caso de necessidade.
 

fabio viana

Well-Known Member
Eu acho que so se deve utilizar se for mesmo necessário, visto que se andares em terrenos com muita pedra, acho que não te irá ajudar, porque nos meus tive de tira-los senão não conseguia andar em sítios onde ouvesse pedras...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Nos meus sapatos experimentei em novos com os pitons uma única vez. Nunca mais os usei. Não gostei, não me dão confiança a caminhar em zonas de pedra. Pois estes são muito expostos em relação à sola (muito salientes)... era cada biqueirada... ui ui. Por mim não os uses. Mas faz o teste (com e sem) dp decides o melhor a fazer. ;)
 

Pedro MM

Member
Pessoal, a todos vós a suas famílias desejo um Feliz Ano Novo.

Medroso, dizias que "... estes são muito expostos em relação à sola (muito salientes) ...", estás a referir-te aos teus sapatos, certo?

Os meus sapatos em questão, são uns Sidi Eagle 6 Carbon (com sola em carbono).

Obrigado pelo vosso feedback, no que diz respeito ao tópico que criei|
Quanto ao uso dos pitons, ainda me vou debruçar bem sobre o assunto, visto que na zona onde eu ando frequentemente não é montanhosa, ou seja, resido em Évora e como tal as minhas pedaladas recaem sobre a planície alentejana. Como todos sabem, nesta zona o terreno predominante é a planície e algumas "serrazitas", mas nada comparado por exemplo com o norte do país. Assim sendo, não sei ainda que fazer, talvez testar e depois verei o que fazer.
 
Top