Colocação de Travão de disco - é possivel?

skareb

Member
ois

Bem a minha dÚvida é a seguinte: será que dá para por aqui um travão de discO????

1188117.jpg


Mauro Pereira
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Não me parece, isso tem mais aspecto de ser para por os braços de um guarda lamas do que um disco.

Repara que até o diametro dos buracos é diferente.
 

neo15190

New Member
a mim tb nao me parece, nao so pelo diametro dos buracos, mas porque os apoios dos travoes são rectos e aquilo tem uma curva..penso eu de que ne?
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Yep neo, faz curva, não é espaçado, o diametro dos buracos não é para discos... e quanto mais tempo se olhar mais incompatibilidades te lembras :wink:
 

ricardo lee

New Member
dá se fizeres um apoio que transforme esses buracos para uns buracos com a distancia normal dos travões..

se ñ te apetecer fazer podes comprar uma cena de vai desdo apoio v-brake ate ao eixo ke serve mesmo para meter travões de disco atraz kuando ñ se tem o apoio..

ja agora ñ estou a perceber essa da curva??
 

neo15190

New Member
lol como sabes os travoes nao se montam direcaemten no quadro, mas sim num apoio q depois da para o quadro e esse apoio é recto e tem dois buracos de tamanho igual...se ele trabalhar o quadro poderá dar...
 

Fireblade

New Member
neo15190 said:
lol como sabes os travoes nao se montam direcaemten no quadro, mas sim num apoio q depois da para o quadro e esse apoio é recto e tem dois buracos de tamanho igual...se ele trabalhar o quadro poderá dar...

Trabalhar o quadro?
Neo, existem adaptadores à venda para montar travões de disco, e se nao existirem faz-se...
Não é preciso mais nada...nem invenções nenhumas...penso eu de quê... :roll:
 

neo15190

New Member
mas tipo os adaptadores q existem não tem aquele alto ou curva ou como o queiras chamar... e alem disso os buracos dos parafusos sao claramente de tamanhos diferentes...

mas nao sei..im not an expert... mas a minha bike antiga da sportzone tb tinha aquilo e era para por outra coisa qq q ja nao me lembro..
 

ricardo_pavia

New Member
Isso nao foi construido para levar travoes de disco, mas sim para uns suportes qq para a mama ir as compras, logo ao colocares aí um adaptador caseiro, que da para fazer claro, lembro de uma vez na bike sport, o bacano da bici-action na amadora fazer um suporte para uma trek.. Mas o que eu queria dizer é que com a tensao aplicada pelo travao de disco, o mais certo era danificar o quadro..Isto e a minha opiniao..
Abraço
 

Peso-Pluma

New Member
Pra pores um Travão de disco nesse quadro precisas exactamente daquilo que o RICARDO LEE disse.

Mas digo-te ja que a 2 opção é pouco aconselhavel, porque tá mais susceptivel a folgas, e nunca fica a 100%.

abraços

Pluma
 

marioconde

New Member
Mauro, esse quadro ñ é certamente um TREK por isso o adaptador da foto ñ é indicado para ele, a solução que tens passa por comprar um adaptador pesado, inestético e k torna a colocação da roda trazeira mais complicada, tem uma plaqueta onde podes colocar um travão com apoio standard, um tirante k vem ao suporte de "V" Brake, e um prolongador de chaveta, existem modelos à venda, na sua maioria da ROOX, desde 35 euros, mas pelo valor parecem-me desapropriados, excepto no caso de quem tem um quadro muito bom, e precisa mesmo de travões de disco, o k este ano ñ tem sido o caso para ninguem, ñ há chuva, a opção de colocação de adaptadores para disco num kadro sem adaptadores é ilogica, ainda para mais kando já existem kadros com esse apoio no mercado de usados por preços inferiores ao do dito adaptador, ou novos pelo triplo do valor do mesmo.
 

marioconde

New Member
Nem toda a gente tem como fazer um adaptador destes, mais barato para kem ñ tem essa possibilidade é comprar já feito, no entanto é uma linda peça de bricolage.

Seei k pela tua bike isso pouco te importa, mas pesaste o adaptador?

notaste mm diferença substancial na potencia de travagem do "V" brake para o disco mecanico, ou o efeito estético justifica a troca?
 

ricardo lee

New Member
tinha ke por disco de kualker maneira, porke meti roda 24 e ja ñ posso meter v-brakes.. sim noto alguma diferença, mas mesmo assim tenho ke dar uma limpeza nas pastilhas e no disco... o peso da peça ñ me interessa. uso a bike para street/ dirt e algum freeride e se há coisa ke ñ me importo é o peso...

ps. eu eide comprar outro kuadro ate lá vou me contentando com este..
 

strocto

New Member
Tava eu no site do miau a ver a secção ciclismo quando vejo este adaptador:
adaptador1.jpg

adaptador2.jpg

adaptador3.jpg


Será que isto dará alguma coisa de jeito? Só não percebi bem aonde é que a roda traseira no lado oposto à cassete entra no quadro. Este adaptador dava-me jeito se por exemplo quisesse colocar travões de disco na minha máquina.

Abraço
 

ricardo lee

New Member
como tens aperto rapido e so meteres por dentro dakele pekeno furo...( o outro furo é para eixos com porcas)
esse adaptador tem é ke estar mesmo bem pertado porke senão fica com muitas folgas....

agora o pior e arranjares uma peça igual a essa... existem outras ke vão desdo eixo ao apoio v-brake ke devem ser mais faceis de encontrar e ñ esforçam tanto o kuadro..

uma outra boa opção era fazeres com um cartão um molde de uma peça tipo a minha http://www.pinkbike.com/modules/photo/?op=view&image=391035
e depoix era so mandares fazer numa oficina....

ps. atenção era melhor teres ja o travão para poderes fazer a peça e ver se as medidas dão certo...

strocto fiz um desenho com as medidas ke precisas ke kizeres posso enviar-te para veres....
 
Top