clique ao pedalar

jmquintal

New Member
Boas pessoal!!!
Ontem fui dar um voltita e reparei que quando pedalava em grande esforço, por vezes ouvia um pequeno clique que parecia vir da zona dos pedais. Estive a verificar e não me aprecebo de folgas em lado nenhum. alguém sabe o que poderá ser isto ou sabe alguma maneira de diagnosticar o problema.
Um abraço
JM
 
H

Hugo Carvalho

Guest
O clique deve ser das esferas dos pedais mas isso com o tempo passa... vais começar é a notar umas folgas nos pedais... :lol: :lol: (esferas a precisarem de férias)

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

jmquintal

New Member
Boa tarde
Na boa quer dizer então que dentro em breve vou ter uma desculpa para comprar uns pedais novos?
Fonixx não estava previsto.
Ok obrigadão
Um abraço
 

Command

New Member
clik clik clik

Oh Quintal nem penses em gastar mais money com isso!

Boas men!

Aconteceu o mesmo aos meus, nem mecanico deu resolução, mas como sou um pouco persistente, até descobri.

Desaperta os pedais dos cranks um volta dá, mete um pouco de wd40 e volta a apertar. Para mim foi remédio santo.

E digo-te mais, até já sinto falta dos clik, clik, clik, pelo qual eu marcava passo ao pedalar. (a brincar). Detesto barulhos.

Experimenta men!

Cumprimentos
nunoniagara
 

José Carlos

New Member
Boas, não te precipites. Se não tens grandes conhecimentos de mecânica vai a uma loja da tua confiança e explica o problema.

Através do fórum é dificil poder adintar muito mais sobre as possiveis causas, que podem ser as mais diversas.

Se não vejamos:
jmquintal said:
Ontem fui dar um voltita e reparei que quando pedalava em grande esforço...
O que é que isso quer dizer? Em pé, sentado, com uma cadência elevada (tipo, pedaleira pequena, carretos maiores), na talega...etc..
Pedalar em esforço é muito vago e pode significar que a aplicação da força está a ser feita em diferentes componentes da bike.

Depois dizes:
jmquintal said:
...ouvia um pequeno clique que parecia vir da zona dos pedais...
Parecia, mas não dá para ter certeza pois não?
Pode até ser do eixo pedaleiro, dos pratos ou até mesmo de outros componentes que não têm nada a ver, como por ex. do espigão do selim.

No caso de ser mesmo dos pedais, e antes de dizer alguma bacorada, que pedais é que tens?
Como diz o Hugo, pode ser das esferas mas nós nem sabemos se os teus pedais as têm.

Quanto a
...isso com o tempo passa...
Sim, passa. Quando as esferas estiverem completamente destruidas e tiveres que comprar uns novos. :p :p :p

Uma coisa é certa, é da bike. O resto é tudo muito vago.
 

jmquintal

New Member
Obrigadão
Vou já exprimentar essa cena de lubrificar os pedais, a ver se o clic clic clic, desaparece.
Já agora reparei que isto só acontece no pedal do lado direito logo julgo que não é do crank pois penso que se fosse do crank iria ouvir dos dois lados, ou estou errado???
obrigadão
um abraço
JM
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Superbiker, o jmquintal tem esferas nos pedais! Antes de responder-lhe lembrei-me de ir vir a foto que ele colocou a aqui no forum e aqueles pedais têm esferas a não ser que sejam um modelo novo... mas duvido! :roll:

Se ele disse que o "clique" parecia vir da zona dos pedais e falou em "clique" que é precisamente o tipo de ruído característico de umas esferas a moerem...

Aqueles pedais não duram muito mas também não sei o tipo de uso que dá à bike. Pedalar em esforço, o "clique vir dos pedais"?... é que é quase de certeza...

Mas como disseste e bem, não há nada como ir a uma loja e explicar o que se passa...

Quando disse que com o tempo passa, fui irónico mas mais à frente falei das esferas precisarem de férias :lol: . Se o jmquintal não quiser ir a uma loja sempre pode desapertá-los um pouco e dar com um spray lá para dentro de lubrificante (o + ideal seria massa mas com esferas moídas já não há nada a fazer) e assim o ruído com o tempo passa pois esferas nem vê-las... :lol:

Conheço pessoal aqui na zona que anda com uns pedais idênticos já sem alguma esfera :lol: , vão lubrificando e lá andão eles... mas não aconselho nada. Numa longa distância, com o desgaste, com o calor e pó, depressa o lubrificante se vai, e em vez do "clique" começas a ouvir a sinfonia da chiadeira que é muito agradável para os ouvidos e arriscas-te a ficar com os pedais bloqueados...

Mas se fôr mesmo das esferas deves começar a constatar umas folgas nos pedais...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

jmquintal

New Member
Boas
Os pedais ainda são iguais aos que estão na foto.
Em relação a cadência da pedalada isto aconteceu numa subida muito ingreme e penso que devia estar no parto mais pequeno e talvêz no 5 ou no 6 atrás.
vou retirar o pedal do lado direito hoje e vou lubrificar um pouco porque amanhã a minha bicicleta vai para o porto santo e só volta na segunda de forma que só a posso levar a uma oficina para a semana.
O que me está incomodar é que não me aprecebo de nenhuma folga nem nos crank's nem nos pedais.
Quem vamos lá ver o que se pode fazer
Um abraço e Obrigado pela vossa ajuda.
JM
 

pofa

New Member
Tenho uns shimano spd 424, fartos de apanhar porrada, todos descascados de roçar em pedras. fartam-se de fazer clicks á pelos menos 500km , principalmente o da direita. continuam a funcionar ... se eu fosse a ti esperava para ver no que dava
 

Remi

New Member
Eu já tive o mesmo problema por diversas vezes .. a maioria delas era sujidade acumulada nos cranks e foi só limpar, pôr um pouco de massa e apertar de novo ... mas uma das vezes os cliks vinham do eixo e foi necessário substituir.

O melhor é isso ser visto por um mecânico, porque apesar de nas duas primeiras hipóteses o problema ser comum e de fácil resolução, ainda sobra uma tercera .. deveras mais desagradável ... quadro rachado ... que implica enviar para garantia .. se ainda a houver.
 

rui santos

New Member
olha eu tive um problema semelhante nos meus pedais e realmente só fazia quando pedalava em mais esforço e bastou eu tirar o pedal e desmontá-lo todo, é muito fácil, e depois vi que tinha 1 esfera a querer "encavalitar-se" noutra, não sei como aconteceu, talvez algum salto ou uma pancada forte, mas tirei as esferas todas limpei a areia e sujidade que tinha e pus nova massa consistente nas esferas, encaixei-as bem e tornei a apertar sem deixar folga nenhuma e olha que já fiz mais de 700kms depois disso e nem um clik se ouve.
Pra desmontar o pedal basta estares com atenção a desapertar todo o eixo dele e vais ver que não tens dificuldade.
 

night-crawler

New Member
tb já tive problemas de "clickes" q vinham dessa zona, no meu caso eram esferas do eixo pedaleiro,e cm o pedal estava tao calcinado q teimava em nao sair, mandei p o mecanico antes de dar uma martelada e partir aquilo tudo :D, a razão de fazer no pedal direito, provavelmente deve-se a q a maior parte das pessoas inconscientemente faz mais força com a perna direita, cm se marca-se a cadencia, com pedais de encaixe perde-se um pouco esta mania, pq tens um pedalar mais eficiente, e qd um puxa o outro empurra (e nao o contrário :D)
lubrifica a zona das esferas (partindo do principio q o pedal é realmente de esferas) n aconselho nada WD-40, bala etc, massa consistente é sempre a melhor opção, eu pessoalmente n aconselho a re-utilizar esferas, se uma está picada ou um pouco moida lá vem o problema outra vez, se for o cone onde elas rolam q está picado, esquece e vai pensando em uns pedais novos, pq esferas q ponhas esferas q vão à vida, n é mto dificil desmontares e montar isso, dps é só uma questao de afinar as porcas para nem o pedal ficar preso nem ter folga, pelo menos assim faço c os meus (qd o material n é bom... inventa-se, o poder do desenrascanço :lol:)
isto é só o conselho de quem já mudou muita esfera de cubos e pedais ;)

vai dando noticias, boa sorte
 

JBond

New Member
Hoje foi a minha vez de ter cliques a pedalar na minha hardrock com pedias de origem...sempre na mesma cadência...penso que vem da zona dos pedais...mas faz quando vou em esforça e de ambos os lados...

Os pedais têm 800 kms...não será cedo demais para passar uma certidão de óbito?

Alguma sugestão?

Obrigado

Rui
 

night-crawler

New Member
sugestão? todas as q foram dadas aqui, os pedais sao de esferas? tens a certeza q é do pedal e nao do crank? agarra cada crank com uma mao, e faz um pouco de força para ver se tem folga, se nao desmonta os pedais e lubrifica, com massa de preferencia
 
Top