Clássica Montijo-Vidigueira 20AGO2011

penatabua

Active Member
Olá malta,

No passado dia 20 de Agosto de 2011 realizámos mais vez a Clássica Aventura de ligar o Montijo á Vidigueira. O trajecto utilizado aproveita a maioria do percurso da Romaria dos Cavalos que liga Pinhal Novo a Viana do Alentejo. A extensão da totalidade do percurso é de aproximadamente 160 kms, as maiores dificuldades serão a existência de alguma areia nos trilhos e do calor, claro que depende da época do ao em que esta actividade se desenrola.
Este ano resolvemos partir um pouco mais cedo, 06h15 encontro na garagem do Capitão e seguir para o local de reunião com os restantes elementos do grupo no Pinhal Novo.
Se em 2009 fomos presenteados com calor e temperaturas altissimas, este ano ainda pensámos que o mau tempo viria estragar-nos os planos, pois pela manhã a chuva o vento forte e o horizonte coberto por nuvens negras assustavam os mais sensatos.
Apesar das perspectivas negras, o espirito "À BORLIU" seguiu o plano inicialmente traçado, revelando-se uma decisão acertada, pois tivemos um dia fabuloso para cumprir esta jornada, céu praticamente sempre nublado, com aparecimento de algumas "Pinguinhas" e uma temperatura muito agradável para a época e local.

O cenário matinal provocou um atraso de uma hora(indecisão de alguns, procura dos impermeáveis, etc...), partindo do Pinhal Novo pelas 08h00, com vento pelas costas e em direcção a Poceirão- Landeira e Casebres. Os trilhos caracterizaram-se por estradões rolantes, onde a paisagem era marcada pela exploração agricola Vinícola, terrenos que permitiam médias na ordem dos 20 kms, subidas curtas mas com a presença da areia nalguns pontos, uma das maiores dificuldades do trajecto, especialmente a seguir a Landeira.
Chegados a Casebres, abastecemos com "Mines" e bifanas e "Ala que se faz tarde", passando pelo cruzamento que indica a aldeia de Fangarifau, onde habitualmente registamos o momento.
Próximo objectivo Casa Branca, são aproximadamente 40 kms que distanciam estas 2 povoações, encontramos belos estradões, ladeados por uma paisagem cerrada de sobreiros, azinheiras e alguns eucaliptos. As subidas dignas desse estatuto aparecem nesse troço, antes de chegarmos a S. Cristovão mas nada de especial, existem algumas fontes a seguir a S. Cristovão(4kms antes da Casa Branca) onde os mais distraídos sempre podem abastecer de liquido, na companhia dos amigos de "4 patas"!
O Coimbra tocou a sirene nesse local, estava sem água para apagar o calor que se gerava no seu interior, eu fui o "bombeiro" que o ajudou com o liquido precioso e lá chegámos a Casa Branca, com 100 kms percorridos e necessidade de abastecer de liquidos e sólidos. Aproveitamos estes momentos para conviver com os locais, pessoas na sua maioria idosas, com necessidade de conversar e conviver, trasmitindo-nos uma sensação agradável de que contribuimos para um dos assuntos da aldeia na próxima semana.
Este ano o grupo era mais reduzido, MeiaBola, Mister, Capitão, Tony e Eu, o que possibilitava paragens mais curtas e menos dolorosas nos recomeços das tiradas.
Viana do Alentejo chamava por NÓS e uma Bela Feijoada de Choco estava á nossa espera, argumentos suficientes para cumprirmos os restantes 30 kms com o "Cheiro da Palha" e sem tempo para perder. Tivemos ainda tempo para apreciar o Montado que liga as 2 localidades, destacando a passagem de 2 ribeiros e de uma ponte de belo porte e antiga, imagino estes cenários como muito belos, com a presença de caudais!
Perto de Viana deparamo-nos com algumas aramadas que nos retiram algum ritmo mas o cheiro a "Palha" é muitoooooo intenso.

(Cont)
Coimbra "bota" aqui as fotos

Abraço de penatabua
 

Slowpace

New Member
Ai está uma boa proposta para um passeio! Gostava de o fazer.
Pelo que percebi não se usa asfalto nenhum, ou quase zero, correcto?

O que nunca escrevem é: como se faz o regresso a casa?
 

BTTeco

New Member
Mas eu conheço "um" que já quis vir para cima a pedalar outra vez, no mesmo dia, de noite e tudo :):):)
Zé. Aquele abraço!!!
 

Slowpace

New Member
Zé Tomac wrote:
de carro !

Obrigado Zé! Mas essa é a parte complicada da logística acho eu! Os carros ainda não andam como o Kit e não vão lá parar sozinhos!
Ou seja, dependemos sempre de familia e amigos para nos irem buscar ou deixar carros à nossa espera... certo?
 
Top