Cirurgia Liigamento Cruzado Anterior

Boas pessoal.
Em Maio de 2015 fui submetido a uma cirurgia ao Ligamento Cruzado Anterior do Joelho Esquerdo.
Correu tudo bem, fisioterapia durante 2 meses todos os dias e mais 2 meses 2/3 vezes por semana...
Como a bicicleta é o meu desporto, optei por fazer a recuperação na bicicleta, não foi a melhor opção fazer só bicicleta, pois agora ao fim de um ano tenho a perna direita (a não operada) toda lixada, penso que andei 9meses a fazer mais força numa perna que na outra durante a pedalada, inconscientemente claro. Agora tenho cansaço muscular na não operada.

A minha dúvida é qual a melhor maneira de fazer uma boa recuperação a esta perna, agora que o mal está lá, seja correr seja pedalar fica sempre muito dorida durante 2/3 dias enquanto que a esquerda não... Não queria parar totalmente.
Já pensei fazer piscina, ginásio...
Se alguém por acaso teve algum caso idêntico agradeço umas dicas ;)

Cumps
 
Last edited:

jmcafonso

Member
Já fui operado por duas vezes no mesmo joelho a uma ruptura de ligamento cruzado anterior.
Em ambas as situações fiz fisioterapia durante 3 meses e a recuperação seguiu para o ginásio. O BTT entrou quando tive de reduzir a frequencia de correr, devido ao impacto causado.
Não deixei de correr, apenas o faço com menos frequência e as sessões mais espaçadas entre si, assim como opto por correr em pinhal ou terrenos mais "amigáveis" para o joelho.
Quanto ao BTT, faço-o uma vez por semana e sempre voltas superiores a 3h.
Acho que em termos de conselhos aquilo que te está a faltar no teu caso é fortalecimento muscular e, como tal, recomendaria treinos no ginásio, com foco nos membros inferiores (agachamentos, agachamentos frontais, prensa) e também exercícios unilaterais (lunges / split squat / bulgarian split squat).

É necessária paciência..
 

DFigueiredo

New Member
Se for como eu, deves ter perdido bastante massa muscular na esquerda, e foste de forma inconsciente fazendo mais força na direita para proteger o joelho esquerdo. Agora convém é recuperar essa massa para ficares com as pernas iguais. O ginásio aqui será mesmo o melhor na minha opinião, porque a correr ou de bike acabamos por fazer a coisa de forma inconsciente, e no ginásio acho que conseguimos focar mais na perna que queremos. É que estar a pedalar e a pensar ao mesmo fazer mais força com uma perna não é lá muito pratico.
 

ToNiC

New Member
Também eu já passei pelo mesmo...

Além disso, recomendo a ir a um bom osteopata, para "tirar os vicios" que arranjaste neste tempo que estiveste lesionado. A recuperação é mais fácil!
 
Após alguma paragem devido a desconforto muscular, como já tinha dito acima, senti a semana passada umas dores nas virilhas apenas ao toque, fui ao fisioterapeuta, Pubalgia devido a descompensação dos membros inferiores... Começou na direita e passou para a esquerda com o tempo. Agora nem o Ginásio posso fazer, tenho que parar 1 tempo total, para recuperar e recomeçar.
 

Bastolovich

New Member
Boas,
Resolvi comentar o teu post pq tb fui operado ao ligamento cruzado anterior e foi qq coisa que me marcou imenso pela dureza da recuperacao e sobretudo pelas limitacoes que este tipo de intervencao provoca.
No meu caso fiz cerca de 8 meses de fisioterapia desde a fase diaria ate apenas uma vez por semana. Aquilo q te posso dizer acerca da recuperacao e no q à fisio diz respeito é q ha varias etapas a percorrer para uma boa recuperacao e sem esquecer q é tudo bastante demorado. A bicicleta comecei cerca de 3-4 semanas depois da operacao e fomos aumentando à carga e o tempo. Muita massagem e gelo. Depois vem a parte funcional e penso q é ai q as coisas podem correr menos bem. Exercicios muito especificos de força e equilibrio e mais tarde de potencia. A bicicleta segundo o q me explicaram é optimo ao inicio pq se trabalha apenas num eixo de rotacao aliviando a solicitacao do ligamento. A corrida so mais tarde e ainda mais tarde se houve tb problemas no menisco. A piscina com um flutuador corporal ao inicio é optimo para reforco muscular localizado e global e depois sim natacao. Depois depende se fizeste reconstrucao do ligamento e a tecnica utilizada para reforco dessa zona. No meu caso incidiu nos isquiotibiais e ai ha muito trabalho à fazer. Depois algum trabalho no abdominal pq é tb nessa zona q vai haver alguma compensacao.
Hoje em dia e sem nunca ter deixado de fazer esporadicamente alguns desses exercicios e passados 3 anos ainda tenho sensacoes desconfortaveis mas nao limitativas no joelho mas faço qq tipo de desporto sem problemas apesar de desportos como o futebol e a corrida me deixei sempre o joelho em mau estado. No teu caso diria q um bom fisioterapeuta te pode ajudar a corrigir essa descompensacao muscular q vai tb passar por ti ja que na minha opiniao ha uma boa parte mental nisto das recuperacoes de lesoes e afins.
Espero ter ajudado. Abraco
 
Obrigado por todas as respostas aqui obtidas. Ajudaram-me imenso a ter calma e recuperar em condições.
Tenho a bicicleta encostada desde Julho, pois isto tá pior do que pensava, devo ter massacrado muito esta perna direita, pois está bem uns dias e do nada começa a doer, zona da anca, gluteo, lombar, coxa, irradiando para o joelho e tornozelo. Tem melhorado com o tempo, já tive algumas consultas num osteopata desportivo que me ajudou. Mas ainda está por desvendar qual o mal, estou numa de exames agora, fiz raio x á coluna e anca, amanha já sei os resultados, vamos a ver se acusa algo.
Isto é um mau exemplo de uma má recuperação e da pressa de voltar a competir, agora é esperar que não seja nada de grave para que possa recuperar bem e na melhor das hipóteses voltar aos treinos para o ano...
Vou deixando noticias.
Cumps
 
Boas novamente.
Já tive os resultados do raio x, a grande descompensação dos membros inferiores e a carga na bicicleta sem ter noção disto, levou a uma ligeira torção do ultimo elo da coluna e da bacia para o lado direito (o lado mais forte), coisa pouca que é facilmente corrigível com ginásio e piscina.
Comecei os treinos de recuperação esta semana, agora é treinar e ficar bom :)
Cumps
 
Top