Ciclovias em território nacional ou a falta delas...

Leco

New Member
Estive no outro dia a olhar e confuso é pouco... está perigoso! Estão a criar uma armadilha para apanhar ciclistas ali.

Um troço que me agradou numa voltinha outro dia foi o que liga o Parque do Vale do Silencio (perto do aeroporto) ás Olaias via interior do Parque da Bela Vista. Só dois reparos, um, a ciclovia termina a 150m da entrada do Parque da Bela Vista, o que não faz sentido nenhum, com pouco esforço ou uma pintura no chão terminava-se o percurso e o segundo é o facto de que em alguns sitios termos de andar a alternar no sentido da via, ora "corre" por uma faixa como temos de atravessar a rua para continuar na outra via.
 

mataburacos

New Member
estive à tempos nessa ciclovia e fiquei um pouco perdido
chegando ao bairro da Flamenga a ciclovia acaba e 0 indicações... onde se faz o acesso ao parque? acabei por descer para a avenida que vai para o Areeiro...
 

ritch

New Member
Boas pessoal,

Já fiz a ciclovia de arraiolos -> Évora, achei bastante agradável, senti a falta de algumas indicações por exemplo quando se passa debaixo do AE, lembro que aí tive uma duvida se iria no caminho certo. As placas com os quilómetros também não me parece que estejam corretas.

O percurso é em "picada" e ainda se encontram algumas travessas da linha plo caminho, fiz durante a semana e em Março em 50 km's cruzei-me com 3 pessoas, não sei se será muito usada.

Mais recentemente fiz a ciclovia do Dão, o piso é extraordinário e, não me levem a mal mas, talvez até demasiado bom para uma ciclovia que pensei ser mais rural parecida com a de Arraiolos, o percurso é sempre a subir (sentido sta comba viseu) com uma taxa de inclinação muito baixa que na volta (para o meu caso) ajudou e muito para descansar as pernas. a Sinalização é melhor que a de arraiolos, mas como a anterior falta água.

É complicado achar o inico da ciclovia porque não é em Santa comba Dão mas no Vimieiro se perguntarem onde é a estação de comboios já se safam só tem de seguir o apeadeiro até ao fim descer e 100 metros frente encontram o inicio.

O início da ciclovia é lindíssimo com uma ponte sobre o rio com uma vista 360 literalmente de cortar a respiração ;)

Acho que, a partir de agora todos os anos vou guardar uma semanita de férias para explorar uma nova ciclovia por este Pais fora.

Das 2 que experimentei a do Dão é claramente superior à de Arraiolos pela envolvência e indicações. Exprimentem não se arrependem
 

costta

New Member
Alguem sabe se na linha do tâmega a ecopista em amarante, vai ter ligação à de celorico ou vai ficar uma parte da linha sem pista?
 

trinamixx

Member
A ecovia do tamega tem ligaçao ate ao Arco de Baulhe.
Sei que ha uma parte entre amarante e celorico que nao é transitavel, havendo altermativa de ir pela estrada. Sao meia duzia de Kms.
Ja fiz do Arco Baulhe ate Lourido.
 

DarK|st4r|*

New Member
Obrigado pela informação.

Mas ainda tenho algumas dúvidas, se poder esclarecer, agradecia.
A ciclovia tem pontos de abastecimento de água ao longo do percurso?
Existe algum ponto de lazer (café) no percurso?
O troço indicado só para BTT ainda se mantém ou já está disponível para outro tipo de bicicletas?

Abraço.
 

Ciclovias

New Member
Quanto aos pontos de água, desconheço, mas alguns edifícios das antigas estações foram transformados em cafés, nomeadamente a Estação de Cabeceiras de Basto. O pequeno troço em terra batida vai manter-se por mais alguns anos, até a Barragem estar concluída, pelo menos.
 

DarK|st4r|*

New Member
Mas existe alguma alternativa? Digo isto porque irá com o grupo um elemento com uma bicicleta de estrada, e como tal, para ele não será possível fazer essa parte.
 

Ciclovias

New Member
Existe uma estrada que acompanha a Ecopista e liga as Estações de Chapa e Codeçoso. No entanto, o piso é em saibro consolidado e são apenas 3 km.
 

Tchuco

New Member
Boas,

Parabéns pelo bom trabalho na divulgação das ciclovias. A camara de Almada fez, recentemente, uma ciclovia que vai do Parque da Paz (na cova da Piedade) a Cacilhas.
 
Top