Ciclovias em território nacional ou a falta delas...

MrOverclock

New Member
Desculpem-me lá se este não é o tópico ideal para colocar esta questão...

Na Figueira da Foz, reparei na segunda-feira que estão em obras perto da estação de comboios, pareceu-me que estavam a fazer uma ciclovia.
Alguém da zona que me possa confirmar? Fiquei curioso e só volto para a Figueira no fim de semana...

Em sendo uma ciclovia, será que é o inicio da tão falada ciclovia que irá ligar Figueira da Foz a Coimbra? Aos anos que se ouve falar nisto!
 

Ciclovias

New Member
Olá Kumbaiala,

Muito obrigado pelas sugestões, são sempre bem vindas!

Quanto ao desenho das Ciclovias, devo referir que não conheço a maior parte das que são apresentadas no site. São as Autarquias que me enviam a informação e dizem como são as Ciclovias, o nome, onde começam e acabam, etc. Se uma Autarquia diz que uma mesma avenida tem 2 Ciclovias ou mais, é isso que aparece no site. Acontece assim em Ovar, Albufeira, entre outras. Quando dizem que as Ciclovias são uma única Rede de Ciclovias, então é o que é apresentado, também, como é o caso de Lisboa, Vila Nova de Santo André, Montijo, etc.

Quanto ao Mapa, essa sugestão já foi avançada por outros, também, e estou a trabalhar nissso. Pretendo fazer um mapa interactivo que não fique dependente do Google Maps ou outra marca qualquer . Espero em breve puder apresentar o Mapa de Portugal com o traçado de todas as Ciclovias.

Estou receptivo a mais sugestões.

Vítor Rodrigues
 

MrOverclock

New Member
Ciclovias: Não é essa ciclovia, embora pareça ser a continuação dela, é de outra cor e quero acreditar que é o inicio da ciclovia do mondego (nao sei ao certo se é este o nome)

Além disso a informação que tens no site acerca da ciclovia da estação está um pouco errada! Diz-me como deverei proceder para enviar uma proposta de correcção formal!
 

MrOverclock

New Member
Na sexta à noite já vou ver o estado da suposta nova ciclovia uma vez que terei de lá passar de bike! Depois no domingo tiro as fotos.

Quanto ao erro não é de traçado! É na descrição. Mas depois envio tudo junto para o e-mail. Aguarda o meu contacto amanha à noite ;)
 

MrOverclock

New Member
O pa.. passei lá no tal sitio na sexta à noite e fiquei parvo! O que fizeram foi uma especie de extensão da ciclovia da estação já documentada no ciclovia.pt... extenderam para aí 100m... Sinceramente, se isto não for para extender mais, é um troço de 100m bastante inutil e que não trouxe qualquer beneficio aos ciclistas, a meu ver!
 

nlconcept

New Member
Tipicamente tuga...
O que interessa é o autarca já pode apresentar no seu curriculum a "construção de ciclovia"...

Conheço relativamente bem a Figueira da Foz e a cidade tinha tudo para dar certo como meca para as ciclovias. Enquanto não houver bom senso entre os pedestres e os ciclistas, não há ciclovia infalivel...
 

MrOverclock

New Member
Eu vou estar atento!

Quanto às ciclovias já existentes, reparei que não há nenhuma foto no site Ciclovia.pt... vale a pena tirar algumas e enviar?
 

Ciclovias

New Member
Se vale!

Fotografias, track's gps ou, em alternativa, o traçado desenhado no Google Earth.

Toda a informação possível, é bem vinda. Este deveria ser um serviço disponibilizado pela Autarquia aos munícipes, mas...

Obrigado.
 

MrOverclock

New Member
Encontrei informação interessante sobre a ciclovia do Mondego! A tal que irá ligar Coimbra-Figueira da Foz. No entanto esta deveria ter sido começada antes do final do ano passado e ainda pouco se vê! Já ouvi falar que aqui na zona de coimbra/choupal que já há a ciclovia em terra batida, mas ainda não tive oportunidade de lá passar para confirmar.

Deixo aqui o link para os interessados:
http://www.miguelfigueira.info/filter/CICLOVIA-MONDEGO

Do lado direito há um mapa com uns pontos marcados, se clicarem nos pontos vêm como era suposto ficar a ciclovia em cada ponto. Na zona da figueira está bastante interessante com uma especie de ciclovia aerea por cima da parte baixa do rio!

EDIT:
Mais qualquer coisa:
http://www.baixomondego.pt/noticia.php?id=83
 
Last edited:

Kumbaiala

New Member
Realmente não percebo porque a ciclovia do Mondego não avança rapidamente, pois não há muito para fazer a não ser alcatroar os buracos da estrada existente que segue paralela ao canal e não tem praticamente nenhum tráfego. Fica aqui o passeio que fiz da Figueira da Foz a Coimbra, passando em Montemor-o-Velho e entrando em Coimbra pela Mata do Choupal.

http://www.everytrail.com/view_trip.php?trip_id=871373
 

MrOverclock

New Member
Eu não consigo entender bem é a necessidade de tanto dinheiro para pintar umas linhas brancas a estradas já existentes, acrescentar um pouco de alcatrão em meia dúzia de quilómetros e planar bocados de terra batida!!!
 

Kumbaiala

New Member
Repara que os buracos de que mencionei não são impedimento nenhum. A estrada é totalmente plana e suficientemente larga para contorná-los facilmente e além disso os buracos afastam os automóveis, surgindo apenas alguns tractores que acedem às quintas. É um passeio muito agradável.
 

FMCurto

Active Member
Calhou ontem passar pela Avenida da Liberdade (Lx) e fiquei surpreendido por ver sinalização em toda a avenida a indicar uma faixa para velocípedes.Até ai tudo bem e fiquei agradavelmente surpreendido, o que não percebo de todo é a indicação no chão.Pelo menos a descer (só fiz nesse sentido) e segundo a sinalização vertical tem 3 faixas: 1 para carros mais à esquerda depois a do bus no meio e a de velocípedes à dta, só que no chão a única separação que vi é uma mini faixa entalada entre a do Bus e a dos carros que nenhuma pessoa no seu bom raciocínio pensaria usar.Ou será que é uma "extensão" a dos Bus para poderem ultrapassar os ciclistas? De louvar a intenção mas a aplicação é estranha e confusa.
 

Kumbaiala

New Member
Pelo o que li nas notícias não existirá uma faixa para ciclistas, mas este poderão usar a faixa bus que será alargada para os autocarros poderem ultrapassar os ciclistas em segurança. Desci no outro dia a Av. da Liberdade usando a faixa bus e julgo que será necessário renovar o piso para que haja o mínimo de segurança. Além disso não percebo porque não foi possível usar as laterais para os ciclistas. Espero também que na rotunda do Marquês haja uma solução para as bicicletas acederem à Av. da Liberdade, mas por enquanto está muito confuso.
 
Top