Ciclovia olhão e vila real de santo antónio????

Jaime Barreiros

New Member
Boas pessoal!

precisava da vossa ajuda!

alguem já pedalou pela ciclovia algarvia? gostava de fazer o trajecto entre olhão e vila real de santo antónio, mas tenho receio que não esteja completa... e andar pela n125 "a mim não me assiste..."

obrigado pela ajuda!

boas pedaladas
 

shelltox

Super Moderador
Eu fiz a ecovia do Litoral Algarvio no passado mês de Junho. Tenho uma boa noticia, se vai ser a partir de Olhão livra-se da zona mais complicada, precisamente a chegar a Olhão, pois seguia o trajecto e dei por mim no meio de ilhéus da ria Formosa, rodeado de água menos por onde seguia, volta atrás, tentar outro caminho, novamente o mesmo...desisti segui pela estrada até Olhão. De Alvor para a frente não senti nenhuma dificuldade.
O trajecto e outras informações complementares pode encontrar no site Ecovias do Algarve
 

TheTraveler

Active Member
Dentro desse site que o Shelltox te deu, tens o link para o do Algarve Digital. No Algarve Digital, clica em mapas interactivos, e entras no site deles com imagem tipo Google Earth em que podes seleccionar para que te apareça o percurso da Ecovia.
Se tiveres internet no telemóvel, fazes a Ecovia mais ou menos sem problemas, lentamente e a consultar online. Se não tiveres, boa sorte, vais-te perder várias vezes...

Mas acho que já há por aí tópicos sobre a Ecovia do Algarve a explicar isso tudo...
 

Jaime Barreiros

New Member
boas pessoal!

Muito obrigado pela ajuda... é lamentável que tanta campanha se faça sobre a ciclovia do algarve... e depois vamos ver e.. afinal está longe de estar completa!

A ideia que passam de ir de bike de sagres a vila real de santo antónio não é completamente verdadeira!

bem vou tentar desenrascar-me como for possível!

Muito obrigado pela ajuda!

Abraço
 

Kumbaiala

New Member
Eu terminei a Ecovia do Algarve no passado fim-de-semana. A etapa entre V. R. S. A. e Olhão está aqui:
http://www.everytrail.com/view_trip.php?trip_id=1142697

Não vai exactamente até Olhão porque não dormi no centro da cidade (procura a etapa seguinte para o restante trajecto). O link tem a descrição do trajecto em Inglês (para além do track GPS) e, em particular, chamo a atenção para as notas (pede-me, se precisares de tradução). A página seguinte pode-te dar uma ajuda, mais vai preparado para algumas surpresas em relação ao aí marcado.

http://geo.algarvedigital.pt/index....true&scale=63338.255132&tema=+orto2007+ecovia

As etapas restantes estão aqui:
http://www.forumbtt.net/showthread.php?37523-(A-minha)-Ecovia-do-Algarve

Em certas zonas (curtas) a Ecovia não está completa e é necessário improvisar. Sempre que recorremos à EN125 foi apenas por 1 ou 2 kms (excepto entre Alvor e Lago, que foi um pouco mais) e isso aconteceu umas 4 vezes em todos o trajecto da Ecovia. Na realidade a EN125 não é assim tão má. Apesar de muitos automobilistas abusarem do acelerador, a estrada tem uma berma bastante larga. O problema é que o caminho por aí é mais aborrecido.

Se tiveres algumas dúvidas, estou ao dispor.
 
Last edited:

Jaime Barreiros

New Member
Muito obrigado pela completa resposta!


vou pegar no seu track e tentar fazer o mesmo plano... mas no sentido inverso... ir de olhao a v real de santo antónio.. voltando de comboio!

Obg

abraço

jaime
 

Kumbaiala

New Member
Apesar dos contratempos, vais gostar do trajecto com certeza. Nós também regressámos à origem de comboio; como é um Regional não terás problemas no transporte da bicicleta (tens de colocá-la no compartimento de cargas, de preferência pendurada nos ganchos próprios). Este regional é particularmente lento e não tem ar condicionado, mas a distância entre V. R. S. A. e Olhão não é muito grande.
 

Jaime Barreiros

New Member
Caro amigo muito boa noite!

o seu track era mesmo o que eu necessitava, no entanto quando o tento passar para o meu gps (garmin 60c) só fico com o mapa até cabanas de tavira.. o trajecto até perto de olhao não me aparece.

o mais estranho é que o programa do pc identifica os 56 kms.. no entanto quando passado para o gps não consigo ter tudo, ele inclusivamente indica o fim em tavira de cabanas.

tem alguma ideia do que possa ser?


abraço

jaime barreiros
 

Kumbaiala

New Member
Já tentou abrir o ficheiro GPS com o MapSource da Garmin ou com o GoogleEarth? Fiz o download directo do ficheiro do site do EveryTrail e consegui visualizar o trajecto completo no GoogleEarth. A minha suspeita é que o número de pontos registados é demasiado para o Garmin 60c e por isso sugiro que diminua o tamanho do ficheiro. Assim, de repente, sugiro que utilize o site GPSies (http://www.gpsies.com/) e navegue até Track Creator e faça o upload do ficheiro (poderá visualizar se está completo ou não) e depois exportá-lo outra vez no formato desejado utilizando um algoritmo de simplificação ou até directamente para o seu dispositivo Garmin. Também poderá utilizar a ferramente de conversão do GPS Visualizer (http://www.gpsvisualizer.com/convert_input?convert_format=gpx) e nas Advance Options escolher o número máximo de pontos por track.

Um abraço
 
Last edited:

Jaime Barreiros

New Member
ola amigo kumbaiala!

já estou desenrascado...

através do mapsource consegui dividir o track em 3 secções.... ainda procurei um track splitter mas não foi o consegui meter a funcionar...

mas pronto é sempre chato.. qq track tem mais de 500 pontos... fico logo agarrado.. se quiser marcar um track de 200kms tenho que fazer inúmeros cortes, esta solução desenrasca mas não é o ideal...

para a proxima vou tentar comprimir/cortar pontos, pode ser que dê..

mais uma vez obrigado pela ajuda!


Att

Jaime Barreiros
 

Kumbaiala

New Member
Ainda bem que conseguiu resolver o problema. As ferramentas online que indiquei (GPSies e GPS Vizualizer) são bastante simples de utilizar e permitem fazer coisas interessantes com os tracks. A última permite, por exemplo, unir tracks e inverter o sentido do track, o que pode ser útil para si, pois vai fazer o trajecto no sentido Olhão-V.R.S.A. Boa sorte para a viajem.
 

Jaime Barreiros

New Member
Caros amigos lamento a resposta tardia.

O passeio entre olhao e vrsa foi mt mt bom. tem partes fenomenais.. partes menos boas.. e como referiram algumas surpresas..

Ainda assim n posso deixar de referir a descaraterizacao que a ciclovia nalguns trocos.. a parte entre altura e a retur acaba ate por ser perigosa.

Resumindo, foi uma excelente experiencia.. vou repetir o episodio e experimentar novos tracks!

Obg pela vossa ajuda! Abraco
 
Top