Ciclocross Nacional

Pedro Augusto

New Member
No sitio da Federação Portuguesa de Ciclismo:


REGULAMENTO OPEN CX NAS PROVAS DE CICLO-CROSS

1. INTRODUÇÃO

A categoria Open CX tem como objectivo principal a promoção da vertente Ciclo-Cross, permitindo a todos a participação nestas provas mesmo àqueles que não têm uma bicicleta específica para o efeito. A ideia fundamental é permitir uma experiência de Ciclo-Cross a todos motivando quer a filiação quer a prática desta vertente e dar o passo para a participação na categoria correspondente.

2. DESTINATÁRIOS
A categoria Open CX destina-se essencialmente a cicloturistas ou betetistas e atletas não federados, podendo participar também corredores federados com idade igual ou superior a 19 anos (nascidos em 1992).

3. BICICLETA
3.1 – A bicicleta a utilizar poderá não ser uma bicicleta específica de Ciclo-Cross, contudo deverá obedecer às seguintes especificações:
3.1.1 – Bicicleta de estrada com ou sem pneus com piso traccional.
3.1.2 – Bicicleta de BTT com as seguintes características:
3.1.2.1 – Quadro rígido
3.1.2.2 – Forqueta rígida sem qualquer sistema de amortecimento, mesmo que bloqueado.
3.1.2.3 – Guiador com máximo de 50cm.
3.1.2.4 – Pneus com a largura máxima de 26X1,50
3.2 – No caso de avaria e troca de bicicleta, esta deverá continuar a obedecer a estes requisitos.

Sobre atletas federados, nada diz. Sobre bicicletas só refere:
Apenas o vencedor de cada categoria poderá exibir a bicicleta vencedora, num espaço designado para o efeito próximo do pódio (numa das laterais).


Foi a primeira vez que li a palavra betetistas num documento oficial da federação! :cool:
Já sai no próximo dicionário da Porto Editora!
 

Trufox

New Member
Inscrições – Campeonato Nacional CicloCross 2010-2011
Trial/CCross
A UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo juntamente com a Associação de Ciclismo do Porto, com o apoio do Clube de BTT MonteMozinho, vão levar a efeito o Campeonato Nacional de Ciclo-Cross, a disputar no próximo dia 16 de Janeiro de 2011, em Lordelo.

As inscrições serão abertas no dia 1 de Janeiro e podem ser efectuadas directamente no site da www.uvp-fpc.pt até às 18 horas de Quinta-feira, dia 13 de Janeiro, através do nosso sistema Online de inscrições.

Lembramos que, o Campeonato Nacional de CicloCross destina-se a atletas portadores da licença desportiva de competição 2011, pelo que todos os interessados devem estar filiados para a época 2011.

Brevemente, actualizaremos a informação sobre o Campeonato Nacional CicloCross 2010-2011.

Para consultar o regulamento particular - Clique Aqui

Fonte: UVP-FPC
 

Rogério Matos

New Member
Os Campeões Nacionais de Ciclocross:

Elites Masculinos: Celestino Pinho (Louletano/Loulé Concelho)
Elites Femininas: Isabel Caetano (CSM Epinay)
Sub-23 Masculinos: Mário Costa (ASC/Bravus Curas)
Juniores Masculinos: Francisco Sousa (Candibyke/Metal Trigueira)
Cadetes Masculinos: Fábio Mansilhas (Silva & Vinha/ADRAP)
Veteranos A: Joaquim Silva (Santa Cruz/Bicicastro)
Veteranos B: António Sousa (Candibyke/Metal Trigueira)

Parabéns a todos :D
 

tiso

New Member
Parabens a todos os CAMPEÕES em especial ao MÁRIO COSTA.
K seja só o principio de 1 grande época.

Ricardo Sá (ASC/BRAVUS CURAS)
 

skareb

Member
Esqueceram-se de mencionar a Filipa Fernandes (Aktive BTTeam)que apesar de injustamente não ter a camisola é Campea Nacional em Veteranas femininas
 

Rogério Matos

New Member
Sim, realmente a Filipa Fernandes está de parabéns porque foi a vencedora entre as Veteranas presentes, mas em relação à questão de não lhe ter sido atribuída a camisola de campeã, julgo que isso foi abordado na reunião de directores, antes da corrida, onde foi dito pelo comissário mais ou menos isto: "algumas categorias não tinham o número mínimo de atletas (que julgo serem 5) para ser atribuído o título, sendo que esses atletas seriam integrados na categoria superior"...

Deve ter sido com base nisso que a Filipa Fernandes, que em pista foi realmente a melhor Veterana, não recebeu depois o respectivo título... :s

Já não tenho a certeza, mas julgo que nos Veteranos C passou-se a mesma situação...
 
boa tarde sr:Rogerio, esta questao nao foi levantada de animo leve,o que se passa para uma categoria "elites femininas" com 4 atletas terem direito a camisola?
a corrida era a geral? entao quem fez 3º na geral foi uma veterana que nao foi chamada ao podio de elites! mas sim uma atleta que ate foi dobrada.
Ja assisti a um camp. nacional de rampa onde foram entregues camisolas com menos de 5 atletas,e nesta corrida passou-se o mesmo! nenhuma categoria com menos de 5 atletas teve direito a camisola exepto as elites femininas!
Se as atletas foram agregadas,entao porque se fez podio de veternas e de vet. C ?entao se era ´´a geral porque a 1ª veterna que fez 3º ´a geral nao foi chamada ao podio de elites?
mais uma grande confusao da federaçao...
Com isto nao quero tirar merito a vencedora de elites,que fez uma grande corrida e tem uma camisola mais que merecida,mas se tinha menos de 4 atletas na sua categoria nao lhe devia ter sido entregue camisola,ou entao o contrario,se foi entregue camisola a uma categoria com menos de 5 devia ter sido entregue a todas as categorias com menos de 5 tanbem,ou o meu pensamento nao esta certo?

se estou errado,digam-me onde!
ass:pEDRO MELITAO
 

bikestore

New Member
Boas Pedro Melitão,

Exacto, na reunião de Directores, sim o assunto foi abordado e era à geral, a classificação.
A Filipa deveria ter ido ao pódio em 3º lugar.
Se assim não foi, está mal...

Do CN Rampa nem vale a pena falar....

Cumprimentos
Rosendo-Bikestore
 

Rogério Matos

New Member
Sendo assim vai aí confusão... Não me tinha apercebido disso... No meu comentário anterior só referi o que tinha ouvido na reunião e julguei que pudesse ajudar a explicar o que se estava a passar...
 

Narciso Magalhães

Active Member
Bem, acabei agora mesmo de ver a corrida de elites masculinos do Campeonato do Mundo de Ciclo Cross que decorreu na Alemanha. Que espectáculo de prova !! :p

A vitória foi para um checo. Ele ia de mota... :eek:mg:

Do pessoal do XCO, grande prova do Marco Aurelo Fontana que acabou 7º. O Hermida foi 20º.
 
Top