Chris King

Nande

Active Member
#1
Olá
Alguém usa os cepos da Chris King em bikes de XC?
Estou seriamente a ponderar comprar uns e gostaria de ter a opinião de algum utilizador.

Obrigado
 

davidream

Well-Known Member
#2
bOAS!
Pelo rácio peso/qualidade/preço estás mais bem servido com uns DtSwiss 240s.
Já tive uns CK numa Specialized Stumpjumper(rígida) e nada a apontar, a qualidade expectável desses cubos e o som inconfundível. Mas as rodas sendo extremamente robustas/fiáveis pesavam um pouco extra (o que para uma Bike de XC...:oops:)
Pessoalmente na altura preferi a fiabilidade ao peso, mas actualmente tenho os ditos DTSwiss e 0 problemas numas rodas mais leves e mais baratas.
PS: Obviamente podes fazer uma montagem mais leve com esses cubos, escolhendo à lá carte os aros/raios/nipples, mas lá está... o preço final upa upao_O
Acho que tirando ser uma montagem mais específica para uma bike mais específica, estes cubos ficam melhor em Bikes para aventuras mais agrestes, onde a fiabilidade é tudo e o peso importa menos, para uma montagem XC a DtSwiss é quase perfeita ;)
My 2 cents
 

Nande

Active Member
#4
Obrigado pelas opiniões!
A questão do peso é uma das minhas principais dúvidas.
Ponto relevante:
Notaste alguma diferença entre Chris King e dt swiss no ângulo de engate? Ou seja, algum deles é um pouco mais instantâneo?

Obrigado
 
#6
pelos vistos recuaram para os 54T, pois os 56T, tem pouca longevidade...
as minhas DT240, tem rachters de 36T.

Pessoal que faz trilhos com muitos obstaculos é que podera ter necessidade de engate mais instantaneo...
de resto, para o comum dos mortais.. 36T chega e sobeja.
Nande, precisas de andar com o melhor do melhor? faz diferença?
 

davidream

Well-Known Member
#8
Prefiro gastar dinheiro uma única vez...
Fiz o Upgrade para o ratchet de 54T e desde então feliz da vida.
Se noto a diferença, um pouco sim, mas nada que influencie decisivamente nada nos trilhos. A roda com os cubos CK sentia-a mais presa, com mais "fricção" se é que me entendes, dado mais pontos de engate. Mas ao pedalar em subidas técnicas/lentas que é onde acho eu se nota a diferença, os 54T dos 240s são perfeitos.
A opção dos 36T como diz o colega Pedro Barradas também serve bem para 90% dos casos, em que o pessoal quer fiabilidade acima de tudo, menos ruído que o de 54T e não andam em terrenos muito técnicos onde se possa notar alguma diferença.
Cumps
 
#11
e noto a diferença, um pouco sim, mas nada que influencie decisivamente nada nos trilhos. A roda com os cubos CK sentia-a mais presa, com mais "fricção" se é que me entendes, dado mais pontos de engate. Mas ao pedalar em subidas técnicas/lentas que é onde acho eu se nota a diferença, os 54T dos 240s são perfeitos.
A opção dos 36T como diz o colega Pedro Barradas também serve bem para 90% dos casos, em que o pessoal quer fiabilidade acima de tudo, menos ruído que o de 54T e não andam em terrenos muito técnicos onde se possa notar alguma diferença.
Alguma desvantagem nos 54T?
e tens de gastar 80€ a mandar vir isso. a menos que consigas 54T de origem.
 

davidream

Well-Known Member
#12
Alguma desvantagem nos 54T?
Tirando obviamente o diferencial de preço
Fui lendo ao longo dos anos pelas Internets que os de 54T são mais frágeis ou pelo menos se desgastam mais rápido.
A minha experiência é que fazendo a devida manutenção 0 problemas até hoje, já tenho as rodas à 3 anos com muito uso!!

Se reparares na foto, aquela superfície onde aponta a seta é a tal zona de contacto, e os 54T tendo mais "maquinação" podendo ter maior fragilidade?:rolleyes:

-1501.jpg
 

davidream

Well-Known Member
#15
David, que manutenção fazes? Com que regularidade?
bOAS!
Sempre que o som do cubo traseiro me começa a parecer demasiado "seco" aproveito uma ida ao mecânico e peço para abrir e fazer a devida manutenção (limpeza/nova massa) ou como recentemente aconteceu, tive que trocar um rolamento e aí é feito esse serviço.
Geralmente num ano 3/4 vezes, mas ando muito com a bicicleta e sou super cuidadoso:rolleyes: imagino que uma a duas vezes é mais que suficiente(consoante os Km's de cada um)
PS: Estes cubos tem algo de muito bom, a manutenção pode facilmente ser feita em casa, não precisas de chaves especiais ou muito conhecimento ;) há n's videos no youtube com o how to.
 
#18
Geralmente num ano 3/4 vezes, mas ando muito com a bicicleta e sou super cuidadoso
Tenho uns cubos ... com 10000km.. so revi a massa aos 9000km. foi mais por descarga de consciencia... estavam ok, posso dizer que estas rodas já atravessaram uma barragem ( cerca de 100m com agua acima do eixo...) 4 anos antes desta revisão...
 
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#20
Pedro, os teus cubos são os 240?
Sim, tenho na 26 (wheelset XM1550 tricon) e na F29 ( roda tras é uma XM1501 spline).
São rodas que não sendo leves, tem um grande robustez... Prefiro assim do que andar com aros empenados... A XM1501 tem levado grandes sovas. e não é de trilhos de XC, é mais all-mountain., com percursos algo agressivos.
 
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