Chiadeira nos travões (Conjunto rodas XTR + Discos XTR)

castroma

New Member
Boas pessoal.


Tenho tido vários feedbacks e também lido várias reviews na net em que utilizadores com rodas Shimano XTR (WH-M965-disc) e discos XTR (SM-RT96 ) sofrem da tipica chiadeira semelhantes aquela que os discos fazem quando estão húmidos....alguns deles dizem que a forma de resolverem a situação é montar uns rotores Shimano XT (SM-RT77), indicação esta fornecida pela própria Shimano.

Agora pergunto se isto tem algum fundamento ou se têm conhecimento deste fenómeno......será que os rotores XT são melhores que os XTR?
Esquisito isto não?

Aqui podem ler opiniões sobre isto:
http://www.mtbr.com/reviews/Wheelset/product_122880.shtml


Cumps

Castroma
 

Peso-Pluma

New Member
Eu penso que se colocares pastilhas de RESINA isso deixa de acontecer.
PENSO!! Não sei se tens pastilhas de resina ou de metal....mas já vi travões XTR sem esse dito barulho...ah mas era com furaçao standart logo XT.

E já agora quais discos XT...os antigos de 6 furos ou os novos de estriado?

abraços

PLuma
 

castroma

New Member
re

Viva.

Eu não tenho esse problema porque não tenho esse conjunto de rodas \ travões, mas andei a investigar pela net porque estou numa fase de mudança de rodas e verifiquei que mtos utilizadores de queixavam desse fenómeno da chiadeira apenas com rotores XTR com fixação estriada, e que resolveram o problema mudando os ditos rotores para os XT tb de estriado.

Tenho um conhecimento no Vouga que me disse hoje que esse problema já está resolvido com material colocado em circulação desde Dezembro de 2004, por isso todo o material vendido desde aii provavelmente não terá esse problema.

Caso tenha chateiem a cabeça a quem vos vendeu o material.

Peso-pluma, se eu chegar a montar esta solução na minha bike já me aconselharam a usar pastilhas "normais" em detrimento das de rezina, porque apesar de serem bem mais leves que as outras, desaparecem num instante....será mesmo assim?

Cumps

Castroma
 

Remi

New Member
Os meus travões (Avid Juicy Five) são bastante mais barulhentos que outros sistemas que tenho observado (XSIV, deore, etc), acho que os barulhos têm a ver sobretudo com o formato/material dos rotores e com o tipo de pastilhas.

Chiadeira só quando ficam molhados ou uso desengordurante, mas passa após um ou dois kilometros.
 

Peso-Pluma

New Member
Castroma as pastilhas de resina desaparecem num instante...isso e verdade. E travam mais, são mai suaves a passar nos disco.

REMI tens dos melhores rotores do mercado...as pastilhas da AVID são um pouco duras..dai o baraulho que ouves...mas também duram bastante.

abraços

Pluma
 

Remi

New Member
Segundo essa lógica ... se eu mudar para pastilhas de resina ganho potência e fico com muito menos barulhos nos travões, à custa de uma duração mais reduzida, certo?

Hmmm ... acho que sou capaz de experimentar! Recomendas alguma marca/modelo? .. e já agora .. achas que ganho doseabilidade? .. é que os meus travões são um bocado bruscos .. às vezes é complicado dar só um "cheirinho" :roll:
 
P

Pedro Alho

Guest
...eu tenho as rodas Xtr com discos Xtr e pastilhas de resina e não fazem barulho algum, material já de 2005...
 
Top