Cheiro corporal

#21
Isso não é linear... so é obrigatório para determinadas actividades e/ou apartir de x trabalhadores... isto para dizer que... num estabelecimento de serviços/ administrativo, por exemplo não é obrigatório haver duches... e/ou vestiários.... sindicatos!!!? xiça ;) ... mas se leres o link está lá [por acaso já fui moderador daquele forum ;) - mas morreu, ou não existe administração]
A lei de 86 não exigia chuveiros em trabalhos de escritório se não tivesse contacto (o trabalhador) com substâncias toxicas, era exigido instalações sanitárias com retretes, urinóis e lavatórios.
Saiu nova lei em 93.
https://www.google.com/url?sa=t&sou...Vaw1HAtQ3A9NqYzfCBv3dCVTz&cshid=1551298295501
 
#22
Estou a falar de Portugal, não sei se trabalhas em Portugal.
É que aqui em Portugal existem normas de higiene e segurança no trabalho.
E que tal te informares ao teu sindicato?
Ou uma pesquisa sobre higiene e segurança no trabalho.
Se fores patrão, está tudo dito.

Eu informei, não tenho por obrigação de te dar a fonte, mas para não vir aqui estar sempre a dar resposta, vê por aqui http://www.arquitectura.pt/forum/forums/topic/9513-vestiáriosis/
Sim, trabalho em Portugal (infelizmente!).
Tal como o utilizador que deixou aqui a mensagem anterior, também não vi nada na página que obrigasse a entidade patronal a fornecer chuveiro. E também fiz algumas pesquisas sobre o assunto na Net com Código de Trabalho à mistura na pesquisa e não encontrei nada.

Enfim, o meu grau de estupefacção deriva do que conheço da quase totalidade das empresas portuguesas, que se fossem a filtrá-las por tal crivo, praticamente nenhuma passava!
 
#23
Se leres os links que mencionei tem lá, e são leis antigas de 1993, mas também é verdade que como o trabalhador não reclama e nem existe inspecções cá em Portugal o patronato abusa e de que maneira.
 
#24
Sim, e consegues transcrever de lá algum conteúdo que indique claramente OBRIGATORIEDADE UNIVERSAL INCONDICIONAL DE EQUIPAMENTO DE BANHO PARA OS TRABALHADORES?

Eu não vi. Se vires, por favor transcreve para aqui. Eu e todos os outros na presente discussão agradecem.
 
#26
Pela tua ideia a entidade patronal teria sempre de patrocinar o banho aos seus funcionários... Já não basta os restantes encargos e obrigações.... Há que ver ambos os lados da moeda.
 
#28
Parece-me que na altura em que estamos, o patronato quer é ver-se livre de encargos com instalações, sobretudo se estiverem a pagar rendas. Dado os custos bem elevados que o merdaco imobiliário atingiu!
 
#30
Se for obrigatório independentemente do número de trabalhadores e/ou do tipo de empresa não faz muito sentido. Não me passaria pela cabeça exigir isso na empresa onde trabalho com trinta e tal empregados. Acho que chega perfeitamente um lavatório para tomar um "banho de pássaro".