Chainsuck (corrente entalada entre o quadro e a pedaleira)

luis biclas

Elos Rápidos
Mas que cama?!?!?!
Então se os dentes da XT (como os da DEORE e da SLX) são curvados de forma a só trabalharem para um lado como é que me falam em cama dos parafusos!?!?!?
Em caso de desgaste excessivo até acredito que consigam limar os "dentes" de forma a ficarem sem a "curvatura" e ai sim dar para trabalhar ao contrario, agora, normalmente, duvido que consigam.
 

Yorgan

Member
aaaa não sei sinceramente parece-me que os dentes são iguais dos 2 lados não(?), ou seja a curvatura é igual dos 2 lados. Bom isso agora não interessa nada, amanhã vou buscar os parafusos e como tenho de desmontar para meter os parafusos bons, vou fotografar a coisa e depois meto as fotos ah e tb da avozinha XT.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Eu inverti o prato pequeno da minha pedaleira (LX - prato em aço), e este é perfeitamente igual dos dois lados (não tem cama para os parafusos).

Está a funcionar como se fosse um prato novo.

Um abraço

NY
 

Yorgan

Member
Bom vamos lá então ás fotos...se conseguir meter aqui as ditas.
O tema é pedaleiro XT.
Foto 1: The fuching "cama" que é na realidade um rebaixo para o parafuso, à direita está a "avozinha" XT em Aluminio e a que está montada é a Deore.
img180p.jpg


Aqui vê-se bem a cama para os parafusos e os dentes con igual curvatura, ou seja se querem montar ao contrario ok, só digo que os parafusos ficam + salientes. Também se vê aqueles braços/prolongamentos dos furos dos parafusos é que tiveram de ser limados prai uns 3-4 mm.
http://img828.imageshack.us/img828/3452/img183u.jpg

Agora tudo limpinho.
http://img820.imageshack.us/img820/7378/img188r.jpg

A minha solução para proteger a escora.
http://img40.imageshack.us/img40/1396/img185j.jpg
http://img189.imageshack.us/img189/1200/img186t.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/5223/img187a.jpg

Espero ter contribuído para minorar o problema, bom pelo menos eu agora subo tudo sem contratempos.
Fiquem bem.
Yorgan
 

jginja

New Member
Viva pessoal.
Já optei pela mesma solução à algum tempo atrás e os resultados foram e são positivos.
O pedaleiro era um XT e o prato também.
 

Berg106

New Member
Boas...

Então hoje fiquei com a corrente entalada.

A situação é a seguinte:

1.º Na pedaleira do meio e na "maior", com qualquer relação na cassete, não existe qualquer problema;
2.º Na "avozinha", e principalmente mas 4 maiores relações na cassete a situação não é nada famosa, uma vez que tive de trocar de corrente, e ela parece não querer "acamar".

Componentes:

Cassete XT usada - em bom estado
Pedaleira XT 3x9 - pratos maiores em +/- bom estado, prato pequeno com muitos dentes tubarão, com curvaturas, não está em bom estado
corrente SRAM - nova com powerlink (verifiquei todos os elos e parecem sem problemas)

Hoje numa saída de mato com muita lama e agua a corrente prendeu no quadro numa subida, na qual eu ia a exercer muita força de pedalada ( avozinha e 3 maior na cassete).
Não fiz nenhuma passagem de mudança na pedaleira, ia simplesmente a pedalar com a relação indicada (como troquei a corrente nesta relações mais leves, quando faço força, mesmo em tempo seco, o desviador mexe muito e noto que o sistema não esta livre, parece ter algum tipo de bloqueio, será que vai acabar por acamar?)
Como resolver esta situação?

Será necessário trocar cassete e o prato da avozinha?

Agradeço opiniões de quem passou pelo mesmo e resolveu o problema, pois não queria ir numa loja e apresentarem logo a troca de pedaleira e cassete para a resolução deste caso.

Obrigado.
 

engenheiro_

New Member
lubrifica a corrente que isso passa, volta e meia também me acontece isso durante umas voltas, o que faço e ir deitando volta e meia agua ate chegar a casa, e depois lubrifico a corrente, o que acontece e que a corrente parece que fica agarrada aos dentes do prato pedaleiro, ve la se não e isso que te acontece.

cumps...
 

Berg106

New Member
Boas..

Não sei se o problema se resolve apenas com agua e lubrificação, uma vez que lubrificada a corrente anda sempre.
O problema é que a corrente ainda não "acamou" saltando muito no dropout do desviador traseiro quando exerço mais força nos pedais, e agora ainda com a agravante de me ter acontecido o "Chainsuck".

Agradeço soluções...

Abraços
 

Yorgan

Member
Boas Berg,
Vê os meus posts, se fores aqui da zona, Malveira/Mafra deu-te uma mão.
No meu caso o problema ficou resolvido com a troca da avozinha de Alumínio (XT) por uma de aço (Deore) e alguma bricolage, como tenho as ferramentas...
1 abr
Yorgan
 

Berg106

New Member
Obrigado Yorgan, mas vivo mais para o norte.
A opção pela Deore foi por alguma razão especial, ou apenas por ser de aço?...a diferença de peso é significativa?
A bricolage que te referes é o que?...para substituir o prato é necessário tirar a pedaleira com o auxilio de chave própria, era isso que te referias?

Abraços
 

Yorgan

Member
Boas, no meu caso foi, deixou pura e simplesmente de chupar a corrente.
A "bricolage" implicou limar os prolongamentos dos suportes dos parafusos para não baterem nos rolamentos do movimento pedaleiro, se vires na foto o interior da avozinha do XT é mais "limpo" e o da Deore é mais pronunciado para dentro, resultado batia nos rolamentos, quer dizer naquelas tampas que estão agarradas ao quadro (zona do mov pedaleiro)
img187a.jpg
ali onde esta a corrente nesta foto; A experimentares o estrago é prai de 4 ou 5 euros que é o que custa a avozinha Deore, quanto ao peso sinceramente... bom nem noto nada tb nunca me preocupei mt com isso mas claro são + umas gramas, se levas isso mt a peito vais a uma loja e pedes para ver as duas, normalmente como são dois pedaleiro bastante utilizados têm as duas.
1 abr
Yorgan
 

Berg106

New Member
Boas...
Já está na oficina para colocar o prato XT.
No próximo fim de semana espero testar e depois digo como ficou.
Abraços e obrigada
 

Berg106

New Member
Boas...

Problema resolvido.
Depois de substituir a "avozinha", o sistema ficou impecável, a corrente não prende e o desviador ficou a funcionar na perfeição.
Abraços e obrigado a todos
 

Yorgan

Member
Espectáculo, adoro qd descobrimos pequenas falhas no sistema e conseguimos resolver, mt bem agora venham de lá essas picadas e topos. Boas pedaladas.
 

jorgev

New Member
Cannondale Flash Crabon - Eixo pedaleiro

Boas,
Adquiri em Fevereiro deste ano uma Flash carbon 4. Desejei muito esta bike.
A Bike é um Espectáculo mas apresenta um problema que á partida não tem solução.
O Eixo pedaleiro tem tendência a fazer "puxões" de corrente e como a distãncia entre o Prato maior e a escora é minima a corrente fica lá presa.
No local encontra-se uma proteção da Escora, mas esta é literalmente arrancada ao primeiro "puxão de corrente". A partir daí começa a ficar presa directamente na escora e raspa o carbono. Em Abril tinha já um Buraco no carbono nessa parte da escora.
A marca reconheçeu o problema, primeiro apontando para a FSA (fornecedora do pedaleiro), que substitui o prato pequeno, e depois como o problema manteve-se, trocou o quadro. Vou portanto no2º Quadro, e com o mesmo pedaleiro FSA mas com pratos novos. O problema mantem-se e já não tenho protecção das escora, pois perdia nos trilhos. A loja não sabe o que fazer, a Bikezone remete para a marca e ando nisto.
Assim venho colocar a questão no forum para saber se mais alguém encontrou este problema e como está a ser acompanhdo\resolvido pela Cannondale.
Aguardo vossas resposta, boas pedaladas.
 

zanetti

New Member
o problema nao esta no eixo mas sim nos cranks ,tens de trocar de pratos ou chegar a um acordo com o teu lojista ,as de 2012 ja nao trazem esses cranks fsa .
 

jorgev

New Member
Boas Zanetti,

Quer a loja quer a marca dizem que essa é a solução, os pratos já foram trocados e mantem-se o problema.
Nas versões superiores com lefty, nomedamente a 2 e a 1, os cranks são Sram e os problemas já menores.
E como se resolve o problema da proteção da Escora? que afinal não é protecção, pois ao primeiro entalão é arrancada?
 
Boas o meu caso é idêntico ao dessa Cannondale Flash Crabon , mas a minha é uma Mérida Carbonflex 2000D, e depois de algumas deslocações a varias lojas da minha zona, resolvi o meu problema com uma folha de chapa inox mais uma tesoura de chapa, uma lima um pedaço de madeira e um martelo de bola. Como a protecção fornecida pela marca se mostrou ineficaz peguei no material anterior-mente enumerado, desmontei a pedaleira xt e comecei por medir o perímetro da zona da escora a proteger, depois cortei um pedaço de chapa com esse perímetro, depois foi esgalhar martelada na chapa(com muita paciência).O resultado até a mim me surpreendeu(depois posso postar umas fotos) mas para agora vou tentar descrever pois a minha maquina está em serviço de garantia, a chapa que moldei é idêntica a fornecida pela marca mas a nos cantos deixei quatro perlongamentos, para que estes abracem a escora na sua totalidade, depois de estar tudo anatomicamente perfeito, fazendo passar os perlongamentos passar uns pelos outros(dois a dois como se fossem abraçadeiras) marquei um ponto e fiz um rasgo de ambos os lados das duas (abraçadeiras). Depois com um pouco de resina epoxica colei a chapa na escora e para que as(abraçadeiras) não se soltem amarrei-as com um pequeno arame na ranhura que já tinha feito.
 

pintox

Member
Boa tarde.
Preciso limar as rebarbas do meu prato pequeno e médio, pois com lama anda muita tendencia p/chupar a corrente.
Sei que devo deixar os dentes "bicudos"., Devemos limar os dentes no sentido longitudinal ou transversal dos pratos (ou em ambos os sentidos)?

Consegue-se fazer o trabalho com o pedaleiro no sitio, ou tem que se desmontar?
 
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