Chainsuck (corrente entalada entre o quadro e a pedaleira)

L miguel

Member
Sim porque a pedaleira nao é do pior que anda no mercado, eu penso que existe uma "coisa" que nao me lembro do nome que serve como espaçador, ficando a pedaleira ligeiramente mais afastada do quadro, espero nao estar a dizer nenhuma asneira, nao te disseram quanto tempo iria demorar a darem resposta pois nao? assim que souberes de alguma coisa poe logo aqui que é para eu apertar com eles tambem

cumps

Se existir esse tal espaçador penso que podia ajudar ou resolver. Quanto ao tempo de espero não me disseram. Hoje de manhã lubrifiquei e fiz cerca de 40km, raramente utilizei o prato pequeno, e quando o fiz foi sem problemas, mas quando fui arrumar a bike passei pro prato pequeno e aconteceu me logo a corrente a prender, o que se verificou pela 1ª vez, do medio pro mequeno.
 

dand25

Active Member
Bem ontem voltei a fazer 26 km´s numa voltita, ate experimentei algumas vezes a reduzir assim mais rapido e nunca mais aconteceu, com alguma sorte ta resolvido, nao sei é como.
 

rui paulo

Member
Boas tardes, parece que o problema é comum a muitas pessoas sendo eu uma delas. Entao vou contar um pouco da minha história, em Maio deste ano comprei uma bike da qual estive 6 meses á espera. Recebida a bike e cheio de vontade de subir montes e montanhas lá fui eu, ao fim de 20 kms numa grande subida precisei da avózinha e qual nao foi o meu espanto quando a corrente ficou presa entre a pedaleira e a escora. Falei com a loja e foi trocado o prato do meio que em principio estaria danificado. Feitos mais uns kms e eis que voltou a acontecer o mesmo, agora quase sempre que chamava pela avózinha. Telefonemas para a casa mãe e foi sugerida a troca de pedaleira, a qual foi substituida por uma truvativ noir.
Bem agora problema resolvido, pensei eu, pois voltou a acontecer e agora de onde é o problema erro nas medidas da bike??????? A bike é uma Scalpel 2.
 

rui paulo

Member
Boas tardes, parece que o problema é comum a muitas pessoas sendo eu uma delas. Entao vou contar um pouco da minha história, em Maio deste ano comprei uma bike da qual estive 6 meses á espera. Recebida a bike e cheio de vontade de subir montes e montanhas lá fui eu, ao fim de 20 kms numa grande subida precisei da avózinha e qual nao foi o meu espanto quando a corrente ficou presa entre a pedaleira e a escora. Falei com a loja e foi trocado o prato do meio que em principio estaria danificado. Feitos mais uns kms e eis que voltou a acontecer o mesmo, agora quase sempre que chamava pela avózinha. Telefonemas para a casa mãe e foi sugerida a troca de pedaleira, a qual foi substituida por uma truvativ noir.
Bem agora problema resolvido, pensei eu, pois voltou a acontecer e agora de onde é o problema erro nas medidas da bike??????? A bike é uma Scalpel 2.
 

L miguel

Member
Se existir esse tal espaçador penso que podia ajudar ou resolver. Quanto ao tempo de espero não me disseram. Hoje de manhã lubrifiquei e fiz cerca de 40km, raramente utilizei o prato pequeno, e quando o fiz foi sem problemas, mas quando fui arrumar a bike passei pro prato pequeno e aconteceu me logo a corrente a prender, o que se verificou pela 1ª vez, do medio pro mequeno.

Regresso novamente a este tópico pra dizer que mais de 1 mês depois, continuo sem solução.
Em baixo duas fotos, onde o flash reflete, está o roço da corrente no quadro, junto aos pratos pequeno e médio.

040920101552.jpg


04092010158.jpg
 

barradinhas

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Boas há que ter atenção aos kilometros feitos pelos pratos da pedaleira, ver também as distâncias entre os pratos da pedaleira e verificar se existem rebarbas nos mesmos. Digo isto novamente como foi referido no inicio do tópico pois é o mais comum acontecer, devido ao facto da utilização em muitos casos dos pratos mais do que o tempo recomendado.
Esta situação aconteceu-me duas vezes a primeira foi na meia maratona em estremoz durissima com muita lama se alguns se lembram, no meu caso apartir dos 20km o prato pequeno começou a fazer constantemente chupões ao ponto de prender a corrente entre o quadro e a pedaleira. Nesta prova não consegui usar mais estre prato. Problema identificado muita utilização substitui o mesmo após este episódio. Passados 2 meses foi o prato do meio mas desta vez surgiram as tais rebarbas que prontamente identificadas foram removidas com a ajuda de uma lima. O prato do meio ainda roda mas estará para breve a mudança da transmissão pois já tem perto de 6000km em cima com muito abuso principalmente em lama este inicio de ano foi mesmo duro.


Cumprimentos

Luis Barradas
 

jginja

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A minha SOLUÇÃO!

Viva.
Também eu penei sob o efeito desses malfadados chupões. Nomeadamente no prato pequeno de 22 dentes.
A solução passou pelo seguinte:
- retirei o pedaleiro;
- retirei o prato pequeno e inspecionei-o;
- verifiquei a existência de rebarbas e com uma lima retirei-as;
- passei uma lixa fina na zona dos dentes para finalizar o processo;
- voltei a colocar o prato, mas desta vez ao contrário, ou seja, o lado que antes estava virado para dentro, passou a estar virado para fora.

Conclusão:
- os chupões acontecem mais quando existem rebarbas, mesmo que sejam minímas.
- os dentes vão ganhando uma curvatura, tipo barbatana de tubarão que não ajuda à libertação da corrente.

Claro que com a lama e demais sujidade os chupões aumentam e de que maneira.

Após esta intervenção NÃO voltei a ter chupões!

O pedaleiro e os pratos são XT.

Boas pedaladas
 

luis biclas

Elos Rápidos
Amigo jginja desculpe duvidar da sua palavra, mas duvido que consiga pedalar com o disco virado ao contrario, não sei como é a pedaleira XT, mas na minha Deore (modelo 2011)se virar os pratos ao contrario, ao pedalar, a corrente "passa-se", ou seja o desenho dos discos não permite a montagem ao contrario, porque a curvatura do dente tem de estar virada para traz.
 

fredyk

New Member
Boas,

Caros amigos, apesar de ter lido tantas "soluções" para problemas com origens diversas, julgo que nenhum é idêntico ao meu.

Ora vejam:

- pedaleiro "ROTOR 3D XC2" novo 2x9
- Cassete "XT" nova
- Corrente "sram pc991 cross step" nova

e ao fim de 50 km, e na 1ª volta (com lama) que faço, "tunga", 5 dentadas enormes na escora junto ao prato pequeno.

E agora? se o material é todo novo, se a montagem foi bem efectuada.
O que devo fazer?
Seria só da imensa lama? Ou é mesmo feitio?

Boas voltas
 

jginja

New Member
Viva luis biclas.
Se não sabe como são os pratos da pedaleira XT não deveria haver razão para duvidar. Primeiro informa-se e caso a informação seja contraditória então há justificação para duvidar. Pois o facto de num modelo serem diferentes, não implica que nos outros também seja assim. ;)

Fica também a informação adicional de que os pratos de 32 e 22 do XT são iguais ao XTR m970, muda apenas a cor.

Boas pedaladas
 
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luis biclas

Elos Rápidos
Realmente não conheço a pedaleira XT, nem preciso de conhecer para ter duvidas em relação aquilo que escreveu.
Conheço a Deore, conheço a Alivio, a SLX, a antiga Dore LX, a Tiagra e a Sora e sei que na Deore, na Alivio, na Sora e na Tiagra não dá porque já experimentei, na SLX nunca experimentei.
Se conhece bem o material shimano sabe que a XT (e as outras) têm o sistema Hyperglide ( e tambem o Hyperdrive) que só funciona num sentido, segundo a shimano.
Se me esta a dizer que dá nos 2 sentidos eu tenho mesmo de duvidar.
1º porque como se pode ver o sistema só funciona num sentido;
2º porque é a 1ª pessoa que eu vejp dizer que funciona;
3º porque a configuração dos proprios "dentes" da pedaleira é invertido (isto não sou eu a dizer, basta olhar para a pedaleira)
mas é a tal coisa, não conheço a XT, mas lá que posso duvidar isso posso.
(http://www.shimano.com.au/publish/c...shimano_technology/hyperglide_technology.html)
http://www.youtube.com/watch?v=y0HtWcAaNJs
 
Last edited:

jginja

New Member
Obrigado pelos vídeos,por acaso só conhecia o primeiro.
Contudo, de pouco servem, pois o HG e o HD não se aplicam ao prato de 22D. Aliás se se reparar num dos vídeos é perceptível que o prato pequeno é quase igual de ambos os lados.

Eu até arriscaria a dizer que o prato pequeno, vulgo "avózinha", deve ser muito idêntico em quase todos os pedaleiros de btt.

De certeza que o Deore não é idêntico de ambos os lados?
 

luis biclas

Elos Rápidos
O prato é igual dos 2 lados, como disse a configuração dos dentes é que não é igual.
Uma foto da Deore onde se vê perfeitamente a "curvatura" dos dentes.
pedaleirolimpo.jpg
 

jginja

New Member
De acordo luis.
O que aconteceu, no meu caso, daí a minha solução, é que os dentes começam a ganhar o aspecto de uma barbatana de tubarão e também umas pequenissímas rebarbas. Rebarbas que retirei. Ao virar o prato, ele começa a gastar do lado bom. Em casos extremos, depois de virar e tornar a virar, os dentes do prato ficam bem bicudos e afiados.
 

Yorgan

Member
Carissimos deixem-me dar o meu contributo para este flagelo do Chainsuck, chupões de corrente para os amigos.
Antes de mais, claro que dá para virar o prato avozinha do XT "ao contrario", não tens é a "cama" para os parafusos e ficam + salientes é só isso. Bom mas o meu caso é de um XT montado numa Scott Genius 40. Gosto tanto da Genius que já vou na 3ª e sempre espectacular então agora com Tallas 150...ui, de modo que qd ao fim de mts poucos Kms começou nos chupões, passei-me, afinal é um XT.
Bom a questão é mesmo porque é XT ou XTR, é que os pratos são em Aluminio e claro faz as tais rebarbas e claro lima-se mas para latagões de 100kg como eu é um instante a fazer outra vez a ditas rebarbas, cheguei a iniciar um volta sem problemas e passados uns kms já estava no mesmo;
Troquei corrente, ia comprando outra avozinha, até me disseram que podia ser das rodinhas(!!!) Bem sei que com a sujidade e lama e falta de lub a coisa pode acontecer, mas eu sabia que não era disso, pois como moro na Malveira, Mafra, isto por aqui é cada topo e com as outras bikes era sempre a trepar;
Bom ao ver a maciez do aluminio, foi um instante enquanto mudei a avozinha para uma Deore normal em aço, foi limpinho não há subida que me pare. Mas atenção que se a furação é exactamente igual, os "braços" das furações dos parafusos são mais pronunciados, é preciso limar os 4 ai uns 3 mm o que no aço... bom fez-se. Esta questão põe-se porque senão o interior do prato bate nos rolamentos do movimento pedaleiro. Esfrangalhei a cabeça dos parafusos Torque ( que tenho que trocar) mas subo que é uma beleza e sem estragar a escora que by the way a melhor forma de a proteger é com abraçadeiras plasticas da maior largura possível, varias de 1cm por exemplo (1€ no chinês), se chupar em vez de ir à escora rasga a abraçadeira e temos tempo de aliviar, dica do jovem da Bike Zone de Setúbal, 5*. Vou ver se ponho por aqui fotos. 1 abr. Yorgan
 
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