EMTB Olympia

Z3nD3n

New Member
Olá boas,

Estou a pensar em comprar uma Olympia Ex900 usada... 3000km.

Quem teem a dizer da marca, apoio da marca, da bicicleta....


Bom ano
Abraço
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Como qualquer bicicleta usada, vai depender do valor/modelo/equipamento/estado.
Se o motor for OLI, penso que a garantia já era de 3 anos.

Tanto a EX900 cm a Karbo estavam (e estão *) na minha shortlist.
Na altura que avancei para a compra (cerca de 2 anos), grande parte da oferta seria os +- 625w da Bosch/Shimano/Yamaha* vs os 900w da Olympia. É uma boa diferença.
A loja aqui da zona vende, tinha alguns modelos em stock, e cm tal tentei informar-me o máximo sobre a marca (que faz bicicletas há muito tempo), modelo, motor (e aqui a preferência é pelo Oli) e manutenção do mesmo (praticamente nula, se não estou em erro), assistência/garantias/representantes (o feedback aqui foi excelente). Fiquei muito agradado.

No entanto, cm bicicleta, nunca encontrei grandes reviews nem comparativos. Os componentes, de forma individual, consegues sempre saber o que valem, mas em termos de conjunto, encontrei muito pouco. E aqui estava a custar largar a nota por algo que não sei o que é. Não é que seja grande entendido e isto é para lazer, mas já que ia estourar uma maquia jeitosa, tentei saber ao máximo o que estava a comprar.

Optei por uma marca mais conhecida e numa cadeia de lojas bem conhecida, e estou extremamente satisfeito. Acabei por me cruzar num passeio com dois colegas que tinham optado pela Karbo, tive de perguntar o que achavam da bicicleta e estavam extremamente satisfeitos com a compra.

* Estou bem servido, mas é inevitável estar atento ao que o mercado oferece.
** Há marcas cm a Scott que tinham um extensor de 500w, e dessa forma teria 1125w disponíveis.
 

Z3nD3n

New Member
Pois eu também não sou grande entendido, é já procurei bastante mesmo em sites estrangeiros e não se encontra grandes reviews da bicicleta.

Quanto a marca li muito bem, agora dá bicicleta muito pouco.

Vamos a ver se mais alguém se pronúncia. Mas desde já obrigado pelo contributo.


Abraço
 

Z3nD3n

New Member
Last edited:

DriveMe

Active Member
Boas.

Se conseguires, experimenta uma e outra e vê qual estás mais confortável. Diria que é o mais importante.
E também o motor e interação com os controlos.

Os km não me assustam. A minha vai com cerca de 7 mil, e cada vez que vem da revisão, vem como nova. Desde que tenha os cuidados básicos, não deve ser questão. Já falei dos motores Oli em cima, e os Bosch são, provavelmente, os que tem mais presença no mercado.

Tinha em conta o seguinte:
1. Confirmava a possibilidade ligar um range extender da Bosch na Cube (sem complicações, plug & play). Isto já reduzia a distancia entre os 750 e os 900w. Hoje, vejo mais bateria como uma mais valia, e é a maior razão para a qual devo fazer um upgrade. Tenho 625w, é excelente, mas tenho a noção do que consigo fazer com 750, 900 ou até mais.
2. O custo da manutenção. Na Cube, parece-me que tens uma caixa de direção onde passam os cabos. Tenho ideia que a manutenção não é simples nem em conta. A ideia que tenho das revisões da Rockshox é que são mais em conta do que as da Fox, mas isso consegues confirmar na tua loja local.
3. A possibilidade de configurar modos (mais/menos torque, mais/menos apoio) para cada um dos motores.
4. Os kms que cada uma das transmissões tem.


A Olympia/Oli desperta-me mais curiosidade e tenho alguma preferência por Rockshox.
Por outro lado, estas Cube de 140 tem bom feedback, e os motores Bosch continuam reis e senhores.

Não vejo uma ebike como bicicleta para a vida. A tecnologia avança muito rapidamente, e faz sentido acompanhar.
Apesar da Olympia ser uma marca com muitos anos de existência, a Cube/Bosch pode ser melhor numa retoma ou mercado de usados, ainda para mais tendo menos kms.

Já agora, dentro desses valores, novas, tens alguma oferta?

Boas pedaladas.
 

Z3nD3n

New Member
Novas apenas vi uma mas ja começava a sair fora do orçamento que era uma Scott Strike Eride 930 que estava em promoção, mas a bateria era de 625W.

A minha escolha passou por ter uma boa bateria (fazer menos ciclos) e ter quadro em carbono e em termos de equipamento ser mais ou menos...e acima de tudo se enquadrar nos €.

Dos teu pontos...
Ponto 1, não permite Extender;
Ponto 2 confirmo que passam pela caixa de direcção;
Ponto 3 Não analisei este ponto.
Ponto 4 Ambas ainda dão para fazer muitos km's

Essa duvida que tens sobre a retoma, e preferencia tambem tenho e ai é que esta a minha duvida.

Orbigado
 

DriveMe

Active Member
A escolha não é fácil.

Adicionava o seguinte:
5. A bateria. A diferença é de apenas 150w mas pode traduzir-se em mais acumulado e mais kms.
Se isto for uma possibilidade, ponto extra para a Olympia. Tenho 625w e trocava sem pensar para 750w. *
6. O peso. A Cube estará abaixo dos 25kg e a Olympia (sem certeza) acima dos 26kg (contas em cima de joelho, não encontro esses dados.. anunciam 26,8 Kg para o modelo mais em conta).
O peso é uma velha questão, mas mesmo numa elétrica nota-se.
7. A geometria de uma e de outra: a Olympia tem uma maior distancia entre eixos (não sei se também é questão no transporte), angulo mais aberto na suspensão e o espigão numa posição menos vertical que a Cube.
8. Assistência da marca, na zona.

* Tenta ver malta que ande na tua zona, faça trajetos semelhantes aos teus, e vê quanto km/acumulado tiram. Vai depender muito do físico e do andamento (ou gestão da mesma), mas consegues ter uma ideia. Eu estou longe de estar em forma, e normalmente não me preocupo com voltas de 40km com 1300 de acumulado (já estiquei aos 80km com 1800 de acumulado, mas é um exceção..). O meu foco é a diversão, faço por chegar aos singletracks/descidas fresquinho.
 
Top