Cepo do cubo Shimano FH-M525

engenheiro_

New Member
boas tenho estes aros mavic, que tem cubos shimano, só que o meu cepo tem estado a falhar uns dentes de vez em quando, e queria reparar isso, mas nunca desmontei um cepo daqueles doh e precisava de umas dicas para ver se tiro aquilo sem estragar nada. :p

cumps...
 
Last edited:

Marco Nunes

Active Member
Boas.
1º tens que retirar o fecho rápido (chaveta) e o veio (funciona porca/contra-porca);
2º retirar as esferas;
3º utilizar uma chave sextavada de 10mm (inserindo dentro do cepo).

O cepo sai por completo porque o sistema de linguetes está inserido dentro. Em caso de duvida ou receio, vai a uma loja ou pede ajuda a algum amigo que perceba do assunto.

Fica bem.
 
Last edited:

engenheiro_

New Member
desde ja obrigado!
assim tiraste a minha duvida, e que tem la o sitio onde a chave sextavada 100mm entra mas também tem o encosto das esferas que tem um recorte de cada lado, e pensei que também pode-se sair por ai.
obrigado.

cumps...
 

Jepas

Super Moderador
A chave é de 10mm (1cm), aviso desde já que o cepo está apertado com bastante força.
engenheiro_ MAvic X317 (como indicado no título) não diz nada sobre o cepo/cubo. O problema do cepo só tem a ver com a marca do cubo, neste caso: Shimano.

O tópico devia indicar no título algo como: "Problema no cepo do cubo Shimano AA", onde o AA deve ser trocado evidentemente pelo modelo em questão. Embora os cepos da Shimano sejam todos praticamente iguais e compatíveis entre si, isto permite ter uma ideia do que estamos a falar e se determinado modelo é mais propenso a avarias.
 

engenheiro_

New Member
sim tens razão. mas olha o autocolante da aro era o que estava ali mais ao jeito.
mas o cubo e shimano nem me lembrei de meter o modelo, erro meu.
e exactamente igual a este:
cubo%20traseiro%20shimano%20FH-M475.jpg

ja agora para desapertar e no sentido dos ponteiros do relógio certo?

cumps...
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Companheiros, peço desculpa pelo erro quando escrevi "100 mm" :choneh: em vez de 10 mm. Já o rectifiquei :sorry:. Em relação ao sentido em que deves fazer força penso que seja o contrário aos ponteiros do relógio (sentido dos ponteiros = movimento de pedalada e roda), porque se assim fosse arriscarias que o cepo se desapertasse (penso eu).

Fiquem bem. :yeah:
 
Last edited:

engenheiro_

New Member
obrigado marco.
vou ver se tiro aquilo fora ja amanha, ia tirar hoje mas a chave maior que tenho de sextavada e de 8mm, então vou ter de ir comprar uma.

cumps...
 

engenheiro_

New Member
muito obrigada ainda não tinha visto esse topico, vai ser uma boa ajuda, penso que seja lixo no linguetes ou falta de lubrificação, e que as vezes da bem, outras vezes aquilo fica um bocado solto, a rodar para um lado e para o outro, depois digo como correu.

cumps...
 

engenheiro_

New Member
ja tirei o cepo fora. e não e que me ia aleijar?
estava a contar fazer uma força descomunal e então dei um lanço derrepente na chave, qual e o meu espanto quando aquilo desapertou logo e eu ia me atirando ao chão. xD
agora vou ver se desmonto o cepo amanha, e vou ver se faço um DIY de reparação, para depois postar aqui, que pode fazer jeito para quem não souber.

cumps...
 

engenheiro_

New Member
ruisas sabes me dizer para que lado e que desaperta o encosto das esferas, que tem dentro do cepo, para se desmontar o cepo e por ai ne?
não me importo de fuder o cepo, ja encomendei um cubo shimano inteiro igual ao meu, ficou-me mais barato comprar o cubo todo que só o cepo, para alem que o cubo vai ficar encostado vou só usar o cepo novo. por isso se alguém precisar de um cubo shimano sem cepo ja sabe ;)
desde ja obrigado.

cumps...
 

ruisas

Member
Se bem me lembro é de rosca normal, desaperta para a esquerda. Mas se quiseres esperar, amanhã posso falar com um amigo meu que também desmanchou os cepos dele, e até fez uma chave própria para o efeito, que ele deve lembrar-se.
Ou se tiveres pressa, usa o método que eu costumo usar : marca as duas peças com um único risco vertical (um riscador é ideal, mas um x-acto também safa) fazes força para um dos lados e vez a deslocação; depois tentas aplicar mais ou menos a mesma força para o lado oposto e vês se recuperou o mesmo ou mais (é o sentido correto para desapertar) e menos o sentido é o inicial.


Pois, parece que desaperta para a direita.

É só seguir as instruções e dicas http://www.icebike.org/Equipment/freehub.htm
 
Last edited:

engenheiro_

New Member
desaperta para a direita? ok, muito obrigado esse site tem informação muito util!
vou ver amanha se aquilo sai então.

cumps...
 
Z

zero name

Guest
Boa Tarde
queria saber se este cubo dá para a minha roda ele é de 36 raios???
sei que ainda há a medida do cubo mas de momento não sei qual é
outra coisa este cubo não faz aquele tic tic quando não estamos a pedalar???
peço desculpa de estar a aproveitar este tópico mas fiz aqui o registo para tirar esta duvida
cumprimentos
e obrigado
 
Top