Centros de BTT das Aldeias de Xisto

The teacher

New Member
Lisboa-A1-saída Pombal- IC8- (saída Avelar)- Direcção Penela/Coimbra- Saír onde diz Ferrarias de São João (Aldeia de Xisto)
Ou
Lisboa A1- saída Torres Novas- seguir em frente- saír na saída de Tomar- seguir para Coimbra- passar saída de Figueiró dos Vinhos e do Avelar - continuar em frente como se fosse para Coimbra- Saír em Ferrarias de São João
Espero ter ajudado!
Boas pedaladas.
The teacher
 

papcm

New Member
Olá,

Uma ideia excelente! Alguém tem tracks GPS destes percursos? Penso que ajudaria quem estiver a pensar em pedalar nestes centros, dado que poderá haver algum engano a seguir a sinalização.

Saudações.
 
D

Dri

Guest
Boas!

Tive o prazer de ir ontem "estrear" o Centro de BTT em Ferraria de São João.

O espaço está impecável e tem muito boas instalações.
Fiz (ou seja fizemos) o percurso 15 - Ferraria - Gondramaz - S. Simão.

O trajecto está quase sempre marcado e passa por cafés e pontos de água.

Já conhecia algumas zonas do percurso (do GeoRaid das Aldeias de Xisto mas desta vez foi feito no sentido contrário ) e mais uma vez adorei!

As paisagens são lindissimas, a vegetação está com cores fantásticas e desta vez até vi várias vezes veados a correr!

A distância foi mais ou menos a que estava no site - 75km no gps e 80km no conta kilómetros, mas o total de subidas foi um pouco menos.
O piso é porreiro, não é complicado.

Vale a pena participar!

Estão de parabéns todos os envolvidos neste projecto! Obrigada!
 

Astronauta

New Member
Para o percurso Ferraria - Gondramaz - S. Simão, ando com um grupinho que é capaz de se interessar por este.

Mas tenho uma dúvida: é mesmo muito técnico? ou melhor, quem fez o caminho do Porto para Santiago de Compostela (caminho português) é capaz de fazer esse percurso? (é a única referência que tenho :oops: )

Alguem que ja fez se puder informar-me melhor, é que no site diz:
(com diversos obstáculos altura > 0,5m e passagens técnicas, declives máximos > 15% com média inferior a 15%, piso muito variável)
 
D

Dri

Guest
O percurso 15 é todo ciclável e acessivel (ah! lembrei-me agora que fizemos uns metros a pé, nas Fragas de S. Simão).

Eu já fiz o caminho português para Santiago e a zona depois de Ponte de Lima era bastante complicada, neste percurso não se encontra nada do género, não há desse tipo de pedra.
Eu gosto muito daquele piso e não sou grande "artista" :mrgreen:.

Experimentem!
E depois digam alguma coisa...
 

BHBIKER

New Member
Boas pessoal. Fui hoje com o Paulo Gil fazer o percurso nº3 em Ferraria de S. João e adorámos. As condições do centro são muito boas e os trilhos só pecam pelo lixo que os lenhadores lá deixam no fim do trabalho. Como dica para os responsáveis aconselho que coloquem placas de indicação para o centro desde a estrada que vem de Condeixa e vai para Tomar.
 

caselli

New Member
Boas,

Alguém tem, ou sabe onde arranjar, os tracks GPS dos percursos do centro de BTT da Lousã ?
Queria lá ir esta semana, mas não encontro os tracks. Só encontro os do centro de Ferraria de S.João. Mas da Lousã não.
Se alguém souber, ficaria muito agradecido.
Obrigado.
 

matooumorro

New Member
Boas pessoal do pedal...
em respeito aos centros de btt, pelo que li nos tópicos a cima sei que gostaram muito do centro da Ferraria do São João...
então próximo dia 4 de Outubro btt em penela com reforço na 1 aldeia do xisto (Ferraria do São João)...
mais informações em www.matooumorro.net...
cá esperamos por vocês ...
boas pedaladas e um abraço
 

caselli

New Member
O centro de BTT de Ferraria de S.João não tem nenhum local para acampar.
O parque de campismo mais próximo deve ser o de Penela. Fica a cerca de 15 kms de Ferraria de S.João (20 mins de carro).
Abraços
 

RPires

Member
froids said:
Olá malta!

Alguém me sabe dizer se é possivel acampar no Centro BTT de Ferraria?

Obrigado desde já!

Abraços
:xau:


Viva,

Junto da Lousã tens o parque de Serpins, é uma opção se a volta começar na zona da Lousã, de outra forma, dali até à Ferraria ainda é um bocadito...
 
Boas Malta
Depois de uma volta pelo trilho da Ferraria de S. João N.4, deparámo-nos com algumas placas destruídas e encruzilhadas onde possivelmente já existiram placas mas agora não existem.
Pedia a quem de direito o favor de verificarem esta situação e se possível reparem e/ou colocarem as placas onde faltam.

Boas voltas e reviravoltas
 

Ferrugem

New Member
Já foi visitar as aldeias de xisto sem bike foi um fim de semana onde conheci muitas de coisas, fiquei no parque de serpins mas existe casa para alugar tirei alguns contactos como a casa do zé sapateiro, se alguém tiver interessado forneço ou se fizerem uma pesquisa encontrão. são aldeias fantásticas e que vale a pena conhecer. passei pelo centro de BTT para dar com aquilo foi por acaso depois já fiquei com as coordenadas
 

rfccarvalho

New Member
Boas Malta
Depois de uma volta pelo trilho da Ferraria de S. João N.4, deparámo-nos com algumas placas destruídas e encruzilhadas onde possivelmente já existiram placas mas agora não existem.
Pedia a quem de direito o favor de verificarem esta situação e se possível reparem e/ou colocarem as placas onde faltam.

Envia mail para geral@casadozesapateiro.com que certamente eles sabem quem é o responsável pela marcação dos percursos e manutenção do centro BTT!
 

p.m.r.f

Member
Comigo aconteceu o mesmo,fui dar umavolta a Ferraria e não existiam marcações na zona onde tinham cortado uns eucaliptos,e a ultima vez que lá fui foi em Outobro 2009,o que valeu para fazermos os percursos de 30km e 50km,foi um colega levar um GPS. Portanto ninguém deve andar a fazer a manutenção dos trilhos o que é uma pena.
 

VilhenaLeitao

New Member
É de facto uma pena que as coisas sejam feitas e depois esquecidas ou mal preservadas. Soube há alguns meses da existência destes trilhos e tenho andado a tentar organizar uma ida aí a cima com alguma malta quando tivermos uns diazinhos disponíveis. Essas oficinas e pontos de interesse continuam a ser de interesse?
 

fpeixoto83

New Member
Boas,

Também estou a pensar ir de VN Famalicão à Lousã para conhecer os trilhos das Aldeias de Xisto, juntamente com o meu grupo. Continua a valer a pena?

Obrigado
 

rfccarvalho

New Member
fpeixoto axo que vale sempre a pena irem à Lousã e ao Centro de BTT! Os percursos são fantásticos...e a aldeia muito gira para passar um fim de semana! Se tiverem GPS claro que nem pensem duas vezes...carreguem os tracks no site e curtam os trilhos!
 
Top