Centro de Btt da Pampilhosa da Serra

Edi

New Member
Viva,

Estou de férias e resolvi fazer os 4 percursos em autonomia. Levo o GPS com os tracks para qualquer eventualidade. E ainda bem que o levo. Já fiz o percurso Azul e parte do Vermelho e em alguns stios devem faltar placas ( cruzamentos., mudanças de direcção) pois não encontrei qualquer indicação do caminho a seguir. Quem resolver fazer os percurso Azul, Vermelho e Preto que tenham precaução e levem os tracks disponibilizados no site dos Centros de BTT.
Eu vou fazer o percurso Vermelho e o Preto e vou tentar marcar no meu gps os locais onde falta sinalização e enviar para os responsáveis de forma a que tomem medidas.

Cumprimentos,

JS

Confirmo...
Fui fazer o percurso azul e foi desanimador.
Logo aos 7km não há placa, e como quando não há placa se vai em frente acabamos por subir mais do que deviamos (bem mais).
A única solução voltar atrás, ao próprio centro, para tentar reencontrar o caminho com ajuda de um mapa facultado pela senhora que lá estava. Ao voltar para o local onde tinhamos ficado pela estrada descobrimos outra placa que mostrava a direcção a seguir, caso tivessemos seguido novamente pelo trilho ficariamos na mesma...
Apartir dai ainda ficamos à nora mais umas 4 vezes, sempre por falta de sinalização. Mas como tinhamos o mapa com algum custo lá fomos conseguindo descortinar por onde deveriamos seguir.
Bem resumindo e aventuras à parte: acabamos o percurso azul com o ciclocomputador a marcar 62km's. Tinha o telemovel a gravar o percurso via GPS mas foi fiquei sem bateria ao fim dos primeiros 35km's, altura em que já acusava 1800m de acumulado...

De resto o percurso em si é muito fixe. Paisagens brutais e ainda passamos pelo centro de algumas aldeias que também são engraçadas de visitar.

Para o ano tenciono voltar, mas já não me enganam mais, que levarei o percurso no GPS ;)

Apesar da aventura que foi descobrir o caminho recomendo, mas levem GPS.
 
Agradeçemos os comentários positivos sobre o Centro de BTT da Pampilhosa da Serra. É efectivamente um equipamento com uma posição priviligiada, na Barragem de Sta. Luzía e com percursos adaptados a vários tipos de utilização do BTT, desde o betetista(?) que anda apenas uma vez por ano, nas férias, percurso verde, até ao betetista que participa em provas e está habituado a levar umas taças para casa, percurso preto.
Custa-nos perceber que algumas marcações têm sido alvo de actos que não beneficiam ninguém e que a manutenção dos percursos não tem sido a mais adequada de forma a obviar estas situações, no entanto, esperamos que, ao dar eco dos vossos comentários à entidade responsável pela manutenção do Centro, o Município da Pampilhosa da Serra, consigamos manter os percursos devidamente cicláveis, sem que ocorram grandes percas de tempo, para que não deixem de vir usufruir daquele equipamento. Se necessitarem de pernoitar por cá, podem utilizar uma pensão, mesmo próximo do centro ou o hotel da Pampilhosa da Serra, de 4 *.
Sobre o Centro daremos mais novidades em breve.
 

city_hunter

New Member
Alguém sabe qual o estado geral dos percursos, em termos de sinalização?! Gostava de conhecer, mas não me apetece perder-me por lá!! hehehe
 

AJC

Member
Sou de Santarém e ontem fui até este Centro de BTT com colegas. Após muitos km's chegámos à barragem de Sta Luzia.
Preparámos tudo para uma manhã de BTT e quando chegámos ao Centro, não havia ninguém, o que foi uma desilusão após tantos km's, ainda estivemos à espera algum tempo e nada. Iniciámos a jornada por nossa conta, o que correu logo mal ao tentar descobrir por onde se inciava o percurso...
Fizemos o percurso Azul, bastante bonito e agradável, então o último Single-Track antes de chegar a barragem é bem porreiro!Como pontos negativos, os caminhos já estão a ficar bastante invadidos por Silvas, necessitam de alguma manutenção e existe 900m de percurso, julgo ao km 20 que não se consegue fazer minimamente montado, na minha opinião deveria haver uma alternativa a estes 900m.
Outra sugestão não só para este Centro mas para todos os Centros do País, era agradável após fazer-se estes percursos e, tendo em conta que a maior parte da malta vem de longe para os fazer, poder-se levar uma lembrança, nem que seja um autocolante "Eu pedalei no Centro BTT de Pampilhosa da Serra". Se avançarem com esta ideia podem enviar o meu por correio :)
Para o Ano espero lá voltar pelo percurso Vermelho.

Ps: Após a volta fomos almoçar um Hamburger no Bar da Praia Fluvial e foram 5* até foram eles que nos arranjaram os folhetos com o mapa dos percursos, foi pena termos recebidos os mesmos no fim da volta.
 

pedromadrugo

New Member
Boas AJC,
também já tive o gosto de percorrer esse percurso azul 2 vezes...
realmente é fantástico, no entanto... a manutenção é um ponto a ter em conta!!!
Quanto à receção que falas... Bom!!! Este tipo de equipamentos foi desenvolvido precisamente para funcionar em modo self-service... pelo menos é esse o conceito que temos verificado...
Se fores ao CBTT da Batalha acontecer-te-á o mesmo...
O franshinsing associado aos CBTT são e devem ser da responsabilidade apenas e só dos parceiros dos mesmos (à semelhança do CBTT da Batalha).

Ainda assim, posso dizer-te que as 2 vezes que fui à Pampilhosa, e sempre que o "zelador" do CBTT estava por lá, fomos excelentemente recebidos!
 

AJC

Member
Já tinha lido aqui neste post que as marcações não estavam muito boas (que depois no terreno eu achei perfeitas, só eram um pouco confusas no inicio para sair da zona do centro de btt) logo estavamos a espera de encontrar uma recepção do Zelador, pois já tinhamos lido que havia, então, não levamos track preparado, a contar recebermos algumas indicações e o mapa.
 

jscorrentes

New Member
Viva,

Mais uma vez de férias pela zona da Pampilhosa e mais uma vez resolvi fazer os percursos do Centro de BTT. Como sempre, vou sozinho em autonomia e guiado pelo meu GPS.
Este ano resolvi começar pelo circuito Preto. E as coisas correram mal....Detectei em vários pontos importantes a falta de sinalização, principalmente, para quem não utilize GPS. Por 2 vezes fui-me "meter" em mato completamente cerrado, em ambos os casos em descidas para apanhar uns trilhos...Ainda não percebi se foi erro de navegação ou se é falta de manutenção....
Na descida para a Ponte de Fajão o mato(diga-se silvas) foi recentemente cortado, mas não limparam o trilho...consequência, os dois pneus furados...e eu utilizo gel nos mesmos... Estes furos obrigaram-me a ficar por aqui, acabei por não fazer a subida para Fajão e o resto do percurso. Mas nota-se ao longo de várias partes do trajecto que o mesmo não tem tido a manutenção devida.

Depois disso, já fiz o percurso vermelho e o Azul e pode-se dizer que estão aceitáveis, faltando também algumas marcações. No Vermelho nota-se que fizeram uma limpeza no trilho que liga Cabril ao Vale grande, bem melhor do que o que estava.

Vamos lá ver se no próximo Domingo faço novamente o Preto....Se ganhar coragem :)
 

Mr. White

New Member
Alguém andou por aqui nos últimos tempos??

Queria saber como estão os percursos em termos de sinalização e afins..
p.s se houver outro tópico mais atual reencaminhem-me sffv,

Cumprimentos
 
Top