Centro de BTT da Batalha - Pia do Urso

prcr

New Member
Fiz hoje mesmo o percurso 6 e recomendo!

As marcações estão bastante boas, excepto em meia dúzia de sítios onde parecem ter sido retiradas. Vou enviar um email com as coordenadas desses sítios para o Centro de BTT para que possam verificar a situação.

Em relação ao percurso, só há um singletrack relativamente perto do Centro de BTT da Pia do Urso, junto a uma pedreira, que está demasiado danificado por causa da água da chuva e aí foi preciso desmontar.

A subida de Reguengo do Fetal foi das minhas partes preferidas do percurso! Estava com algum receio que o piso fosse muito técnico, com pedras soltas e outros obstáculos, mas não. É mesmo um longo caminho de terra batida, sempre a subir!

Já agora, um comentário em relação ao tamanho das placas de sinalização. Esta foi a terceira vez que fiz percursos do Centro de BTT, e notei que já tinha uma certa prática em encontrar a sinalização. Com um pouco de habituação torna-se mais fácil prever onde as placas possam estar. O que continua a ser difícil, em alguns casos, é perceber para que lado é que a seta amarela em fundo branco está a apontar...

Aproveito para dar os meus parabéns aos que trabalham para que estes percursos espectaculares de BTT estejam disponíveis e nas melhores condições para a prática deste desporto de que tanto gostamos. :)
 

dcalcada

New Member
Ora viva,

Hoje fui até ao centro BTT Pia do Urso pensando eu que ia ter uma boa tarde de reconhecimento, afinal era a primeira vez que ia fazer um dos percursos. No entanto, enganei-me... Decidi fazer o percurso três mas comecei no Reguengo do Fetal.
Após ter trepado até à zona das eólicas, começo a efectuar uma descida e deixei de encontrar placas... Pensei para mim que já me tinha enganado... E às tantas até pode ter sido isso mesmo... Mas a verdade é que dei por mim a chegar a uma estrada onde não havia marcações. Fiquei à nora... Decidi pois ir pela estrada para onde o meu instinto me levava, ou seja, em direcção à pia do urso. Algo que consegui, e alcançado o centro, decidi meter-me no trilho 3 para ir de volta até ao Reguengo. E lá fui eu.. No entanto.. A dada altura dou por mim a subir numa zona em que as placas desapareceram... Apenas via as estacas de madeira... e obviamente, perdi-me... dei por mim na Perulheira... A partir daí "desisti"..Meti-me na estrada, fui até à Torre e depois até ao Reguengo.

Tenho pena de não ter registado os locais com precisão mas não conhecendo bem a zona, estava mais preocupado em conseguir voltar a casa.

A juntar a isto que já disse, encontrei placas caídas no chão (2 pelo menos), e uma placa meia escondida por uns ramos, que me fez dar umas voltitas. Na zona do Reguengo, depois de passar as piscinas, também encontrei uma estaca arrancada que coloquei juntamente com uma que ainda estava bem espetada.

Não consigo entender, os vândalos, que encontram diversão nisto!

Se não fosse isso, tinha sido uma tarde bem passada, adorei o trilho, apesar de já ter boas marcas das chuvas, é bastante desafiante, divertido e com paisagens bonitas. Só lhe tirava umas silvas e uns cães que teimaram em me perseguir...

Cumprimentos,
Diogo Calçada
 

prcr

New Member
Realmente acho que mesmo que quase todas as placas de sinalização estejam no seu devido sítio, basta uma estar em falta para nos obrigar a dar umas voltas até encontrarmos de novo o percurso.

Sem um GPS acho que é muito difícil conseguir seguir os percursos do início ao fim sem nos perdermos. Ainda assim as placas são bastante úteis pois dão uma boa ajuda e quando vamos em grupo basta uma pessoa ter GPS para evitar desvios do percurso, enquanto que toda a gente pode ir atenta às placas para uma "navegação mais fluida". :)
 

BV

New Member
Alguém sabe se em termos de restauração existem condições para dar almoço a grupo perto das 30 pessoas?
 

João G.

New Member
Boas,

Só para avisar no percurso 1 feito no sabado vi 2 placas no chão, não tinha gps por isso não sei dizer onde...

Belos trilhos já agora.

Cumprimentos,

João Gomes
 

pedromadrugo

New Member
Boas João G
Obrigado pelo report, vamos tratar de repor rápidamente essas placas!

Continuem a ajudar-nos a manter os trilhos cicláveis e marcados... aqui ou para o mail do CBTT!

Boas pedaladas!
 

pedromadrugo

New Member
Apesar de já estar operacional à bastante tempo, venho informar que o P1 está em condições de circulação!!

BOAS PEDALADAS!

aproveito tb. para convidar a malta a juntar-se a nós no proximo domingo dia 13JAN13 no CBTT, para saírmos às 8h55.
Vamos percorrer uma "montagem" efectuada pela SilvaJeans Team - O nosso famoso 325.

É vermelho, às vezes mais escuro, com uma distância a rondar os 40 Kms!

Bora lá?
 

jplopes

New Member
Boas pessoal da "Pia de Urso"

queria informar que estive há 3 semana a varrer o terreno do centro e passei num single track quase tapado na zona do P5 que talvez valesse a pena explorar ... devem saber qual é ... fez parte da maratona de Leiria de 2009.

Este domingo vou apresentar-me com o meu parceiro de dupla em treino para fazer o P4 em 6/7 horas ... vamos ver ;-) depois mando noticias caso queiram o track de que falo.
 

reflex989

Member
markituh aproximadamente um mes atras fiz o percurso 3. Tinha placas em todo o lado excepto ao chegar a nacional, depois da descida em alcatrão, que vai da Batalha para Fatima que estava partida mas ai é logo virar a esquerda. De resto se fores com calma as placas andam por la espalhadas um pouco mais a frente ou logo no "corte" em arvores, postes, pilaretes etc...
 

pedromadrugo

New Member
Boas pessoal da "Pia de Urso"

queria informar que estive há 3 semana a varrer o terreno do centro e passei num single track quase tapado na zona do P5 que talvez valesse a pena explorar ... devem saber qual é ... fez parte da maratona de Leiria de 2009.

Este domingo vou apresentar-me com o meu parceiro de dupla em treino para fazer o P4 em 6/7 horas ... vamos ver ;-) depois mando noticias caso queiram o track de que falo.

Boas jplopes,
esse single que referes faz parte do P5 ou estás a sugerir a inclusão do mesmo no percurso? Sim podes enviar o track se quiseres/puderes. Obrigado!

As nossas ações de manutenção continuam, se bem que com esta chuvinha boa a logistica torna-se mais complicada!

Boa volta para doimngo!
Depois "posta" aqui qualquer coisa acerca...

Obrigado e boas pedaladas!
 

pedromadrugo

New Member
Pessoal,

É seguro ir até ao centro e fazer um percurso sem gps? parece que as placas desaparecem

Boas Markituh,
a tua questão é a questão do ANO aqui no CBTT... :)
Felizmente umas vezes (a maioria) podemos garantir que todos os percursos estão marcados devidamente, outras nem por isso...
Continuamos a travar uma luta incansável contra o desaparecimento/vandalismo que alguns percursos tem sofrido.
assim, a nossa sugestão consciente é que para os percursos maiores, nomeadamente, 3;4;6 se façam acompanhar de GPS, mas ainda assim sugiro igualmente um exercício: utilizar apenas o GPS como ultimo recurso, procurar a placa... partir à aventura!
Informo igualmente que as marcações têm sido alvo de constantes actualizações, temos utilizado metodos e locais de mais dificil acesso aos actos de vandalismo e por conseguinte dificultam igualmente a descoberta das mesmas por parte de quem percorre os pec., levando em alguns casos pensar que as placas não estão lá...
Continuamos a efetuar a manutenção permanente dos 265 kms de trilhos, mais uma vez apelo a todos que nos continuem a ajudar a manter os trilhos cicláveis e devidamente marcados.

Qualquer anomalia não hesitem: centrodebtt@cmbatalha.pt
 

tochareca

New Member
bons dias pessoal do pedal ...

ontem (domingo) foi dia de "voltinha" e vai daí mesmo com um clima a puxar para a chovinha, decidimos que era para ir e lá fomos independentemente das condições metereológicas ... como diz um colega meu, "tá metida, tá metida!!"

Ao chegarmos lá encontrámos um grupo de jovens, simpáticos da Marinha, que já conhecendo alguns dos percursos estavam numa de fazer algo diferente ... pareceu-me que desejavam seguir o P3, mas ao questionarem-nos, prontamente se decidiram a fazer, e tal como tínhamos estipulado entre nós, o P5 pois havia que chegar cedo à pia!
Acabaram por arrancar uns minutos antes de nós, lançaram-se ao "pisco" mas o pessoal do team, decidiu fazer o desvio em frente antes de entrar no trilho pois iríamos entupir se assim se poderá dizer, o próprio trilho ... é que havia ainda por lá umas surpresas pelo caminho que é preciso ir atento ... e assim lá os esperamos no final do dito trilho e novamente agrupados, lá fomos todos ... escuzado será de dizer que cá o "je" foi a fechar as hostes cá bem pra trás tal é o peso cá do animal, mas lá os consegui ir acompanhando ... foi um domingo bem passado acompanhando um grupo de amigos porreiros que desejamos encontrar mais vezes por lá e esperamos que tenham gostado da nossa companhia tanto como nós da deles!!!

Para o domingo que vem se não houver azar, lá estaremos todos, e sim todos , pois o restante team maravilha desta vez pelos mais diversos motivos, não pôde infelizmente, estar todos juntos, o que pela certa no próximo já não será assim ... !!

aquele abraço...

Tó Chareca
 

jplopes

New Member
Boas
dadas as condições meteorologicas adversas no fim de semana 19/20 de Janeiro, acabou por ser impossivel deslocar-me ao vosso centro de BTT, pois tive de reparar os danos provocados pelo vento, em casa.

Ainda assim continua em planos a volta P4 para Março em dia a definir, mas de qualquer maneira queria saber como estariam os trilhos depois da ventania de há duas semanas?

Vou juntar-me a grupo (autonomia total por GPS) com percurso programado a partir daí (CBTT da Pia) e volta por Almourol, para dia 09/02,
até um dia destes ;)
 

jplopes

New Member
...
Ao Pedro Madrugo ...
pois só vi a resposta dele depois de postar a anterior ... deixo o link do meu connect.garmin, em que penso que pode descarregar pois está publico ...

http://connect.garmin.com/activity/255334885

O single track de que falo não está em nenhum dos percursos, mas passa ao meio da ida e volta do troço mais a sul dos percursos do centro. Como o achei interessante e a necessitar de um pouco de manutenção (erva alta e silvas ...) talvez fosse uma escapatória para alternar percursos. Penso que seja uma questão de sobreposição fácil de entender ... ou então apanhar o track e ir ver onde está quas
 

pedromadrugo

New Member
boas jplopes,
obrigado desde já pela dica, esse trilho na realidade é uma boa alternativa sim! No entanto, "temos" que fazer opções aquando das marcações dos existentes, ainda assim, estamos sempre dispostos a receber esta e outras propostas para melhorarmos a nossa rede de trilhos.
Posso adiantar-te por exemplo que já temos um percurso que faz a conjugação de vários, disponivel apenas para navegação em GPS e que está em constante "afinação" e onde vamos estudar incluir este trilho que agora sugeres, o nosso famoso circuito 325 by SilvaJeans Team.
Temos outras combinações em estudo, mas ainda nada de concreto!
Sugerimos ainda que os próprios utilizadores do CBTT façam as suas próprias combinações e que as disponibilizem aqui para que mais pessoal venha conhecer a nossa zona!
Muito obrigado pelo contributo!
Boas pedaladas!
 

pedrinhosousa

New Member
Boas pessoal, eu também sou um bttista que faz muita vez os trilhos da pia de urso. mas também sei de uns quantos trilhos e single treks na zona das torrinhas, fontes , torre se precisarem de alguma coisa é só dizer. Boas voltas pessoal
 
J

JCoelho

Guest
Boa noite.
Hoje 3/2/2013 desloquei-me do Entroncamento à Pia da Ursa mais uns amigos para fazermos um percurso(nº 5) e conhecer a zona. A minha opinião é que apesar de irmos à aventura sem gps fizemos o percurso todo sem nos perdermos graças às boas marcações que existem no terreno. Encontramos algumas árvores no chão o que até tornou a coisa mais interessante e a paisagem é muito linda. Alguns amigos da zona com que nos cruzamos avisaram-nos da falta de uma marcação já na parte final do percurso que estávamos a fazer (obrigado pelo cartucho azul colocado no sítio). No final tomámos um belo duche e almoçamos num restaurante ali perto. Conclusão: uma bela manhã em contacto com a natureza e obrigado ao pessoal da zona! Voltaremos com certeza para outras aventuras!
 
Top