Centerlock vs 6 Furos IS

PedroTenreiro

Active Member
Já uso center lock desde 2011 e nunca tive a mais pequena folga, quer com discos center lock quer com o adaptador cl-»6 furos e respectivos discos 6 furos (nete momento uso uns avid 6 furos mas já usei formula e ashima). Nada, rigorosamente nada a apontar.
 
Desapertos não é suposto existirem em nenhumas rodas, sejam elas as mais básicas...

Mas não acredito que vás ter problemas com centerlock, isso já é usado há uma porrada de anos e há-de continuar a ser..

Eu tive um problema nos discos, mas isso é cagat*rio, nem tem nada a ver com ser center-lock ou não.
 
Boas,

Falei agora com um mecanico que me disse que, em modelos iguais, os 6 furos são mais leves que o centerlock. É isto verdade? Tinha ideia que era o contrário, vou confirmar...

Cumps
 

oliana

Active Member
Pedro Barradas. O meu cubo lx da roda da frente é de 2007 e terá mais de 20.000 km de certeza absoluta e a fazer btt na Arrábida e não só. As outras rodas e cubos já têm a sua idade e muitos km também. A folga existe e não só nas minhas.
Não é nos rebites nem no aperto. Garanto que está bem apertada. E apesar de ser milimétrica e quase imperceptível na montagem, ela está lá e eu não posso dizer que não. E sei de mais pessoas também notam o mesmo. Mas apesar disso não troco a simplicidade do centerlock por mais nenhum sistema.
 
Sendo material já com bastantes anos, acredito que esse problema da folga eventualmente terá sido resolvido.

Não tenho conhecimento de pessoal a queixar-se desse problema em material mais recente, mas não quer dizer que não exista.

Cumprimentos.
 

oliana

Active Member
Simplicidade e desmontagem/rápida na manutenção dos cubos, com a chave da cassete, sem grandes preocupações com as cabecinhas dos parafusos, são vantagens mais do suficientes para não me importar nadinha com a folga quase impercetível que possa surgir. As vantagens anteriores também contam para a minha preferência. Não sabemos o dia de amanhã!
Boas pedaladas.
 
Last edited:
Boa tarde,

Desde já obrigado pela resposta. Olha uma coisa, é verdade que o centerlock ganha folga com o tempo? Por exemplo, ter que andar sempre a reapertar com 40Nm.
Já ouvi falar disso mas... como não uso, não sei. Fica a dúvida :D

Obrigado!
CumpS!
 

oliana

Active Member
Não! De maneira nenhuma é necessário andar a apertar constantemente se o aperto for o indicado. A folga que eu falo é do tipo que as cassetes podem ganhar nas estrias de encaixe ao longo do tempo e o aperto por maior que seja não o elimina. Mas nas cassetes pode ser um motivo de desaperto. Mas nos travôes não te preocupes pois na travagem não se nota rigorosamente nada. Daí que muitos não saibam que está lá. Mas isso só com muitos km e travagens irá aparecer. Não será de certeza com 5/6000 km. E depende da utilização. Por exemplo; faço por ano em média 5000 km, sendo que desses, 70% são em btt mais ou menos agressivo para os travões. Daí que o meu cubo com 7 anos estará em fim de vida. Nada preocupante pois tudo tem um fim e nada dura para sempre. Não me parece que seja um problema anormal, mas sim um normal ciclo de vida. Há pouco tempo comprei um disco de 180 mm novo e deixei de notar qualquer folga. Mas o cubo vai ter de ser substituído e não é pela folga. Como disse anteriormente, tenho 3 bikes em casa com centerlock, e duas com cubos com alguns anos e ambos notava uma pequena folga. A outra é quase nova.
Já tive rodas com discos de parafusos.
E no futuro a preferência será centerlock, sem duvida alguma.
Boas pedaladas.
 
Obrigado pela resposta. Vou ter que escolher o "melhor" sistema. Com qualquer um deles fico bem servido, embora com o centerlock esteja mais limitado nas marcas.

CumpS!
 
Top