Celestino Pinho sagrou-se vencedor da Taça Galega de Ciclocrosse

JorgeSantos

New Member
Como isto nem é "carne nem peixe" dentro deste Fórum, deixo a seguinte notícia que deve ser alvo de orgulho por todos nós ;)



"Celestino conquista a Galiza


No dia do seu 26º aniversário, Celestino Pinho sagrou-se vencedor da Taça Galega de Ciclocrosse, transportando na vitória o facto inédito de ter sido o primeiro português a inscrever o nome no troféu promovido pela Federação Galega e por, em tempos de defeso, ser o único profissional do ciclismo português a correr numa vertente que conheceu popularidade nas décadas de 70 e 80, mas que se encontra actualmente "extinta" em Portugal.

Em Maceda, na corrida ontem disputada na Corunha, Pinho, novo corredor do CC Loulé-Louletano, não foi além da quinta posição, mas a desistência do segundo classificado no ranking, o galego Narciso Pineiro, permitiu-lhe a conquista à geral do troféu, somando 800 pontos após 12 provas disputadas, ao ritmo de quase uma competição por fim-de-semana desde Setembro. "Esta vitória enche-me de satisfação. É um triunfo da regularidade. E tem um sabor especial por se tratar da primeira com as cores da minha nova equipa", resume Celestino . "Foram três meses a treinar e a fazer sacrifícios que finalmente foram recompensados. Quando comecei no ciclocrosse, foi para encarar a preparação para a época de estrada durante o Inverno de forma diferente. Mas depois transformou-se em competição pura e dura", acrescenta o natural de Avintes. "Foi a motivação da liderança e das vitórias a levar-me mais longe. Com esta corrida termino a minha época no 'crosse' e passo a dedicar-me à estrada" analisou o português que é, desde ontem, campeão galego de ciclocrosse em Elites 2009/2010.


"Para mim isto é um vício"
"Para uns é uma corrida, para outros um espectáculo, mas para mim, já o tenho dito, é um vício". Celestino Pinho começou a pedalar com 10 anos, fazendo BTT de competição. A passagem à estrada foi natural e o profissionalismo chegou aos 20 anos, correndo pela Barbot-Siper. Em 2009, incentivado pelo especialista Tino Zaballa, com quem coincidiu na LA-Paredes Rota dos Móveis, Pinho começou a treinar ciclocrosse mal acabou a época de estrada. Já tinha experimentado a disciplina "no passado, enquanto sub-23 e júnior", recorda. "Neste tipo de corridas é fundamental o arranque. A fase de montar e desmontar da bicicleta é decisiva. Temos de ter uma boa técnica e um pulso que se aguente no máximo. Costumo dizer, é uma hora à morte, tipo contra-relógio. Na estrada, só na fase final das corridas se atingem estas pulsações", explica. "



celestino1.jpg




In: Jogo :arrow: http://www.ojogo.pt/26-3/artigo840932.asp

:arrow: http://jornalciclismo.com/celestino-pinho-defende-lideranca-do-ranking-galego-de-ciclocrosse



Os meus parabéns!

Josant
 

jota

Member
E acho que deve ser um bom estimulo para a Federação Portuguesa de Ciclismo começar a pensar em organizar um Troféu de Ciclocross em Portugal. O Inverno, quando a estrada e o BTT, estão parados, é a época de excelência desta modalidade.
 

JPontes

New Member
Aposto que este atleta nesta pré-epoca melhorou bastante a sua técnica e concerteza a sua condição fisíca, o que será uma mais valia para o ciclismo português.
Seria engraçado ver um campeonato desta modalidade em Portugal por ser uma coisa "diferente" do que estamos habituados a ver.

Cumps. JP
 

Putzz

New Member
Fica aqui mais uma vez... Parabens !

aqui perto da minha zona, um senhor de 60 anos , o Amigo Joaquim , tem uma Seven de titanio para Cyclocross, é BRUTAL :shock:

se vissem o homem a andar com aquilo nas pedras da Arrabida.. Loucura eheh :mrgreen:

espero um dia poder exprimentar esta vertente :wink:
 

pepinhopistolas

New Member
Como galego que son, querolle dar os meus parabéns a Celesino Pinho por o seu grande logro e regularidade.
Mais támén quería puntualizar que o concelho de Maceda, de onde son oriundos os pais do biker José Antonio Hermida, pertence a Ourense, non a Corunha como erroneamente se menciona na noticia.
Un saudo.
 

Rogério Matos

New Member
Grande vitória! Os meus parabéns!

Também sou dos que gostava de um dia ver ap vivo e experimentar o Ciclocross. Sempre que consigo vejo resumos de provas no estrangeiro e acho espectacular.
 

MSoares

Member
É um resultado bastante interessante para o ciclismo português. Pode ser que com esta vitória se consiga fazer renascer esta vertente do ciclismo que em Portugal se encontrava extinta.

:clap: :clap: :clap: :clap: para o Celestino
 

Nozes

Active Member
Não é da Federação que deve partir o interesse para a organização de provas de ciclocross,mas sim dos atletas,na minha opinião.
Tudo deve começar por se organizarem pequenas provas,existe muita gente que está no ciclismo há tempo suficiente para se lembrar como eram organizadas,não deverá ser assim tão difícil.Se aparecerem interessados,tudo partirá daí,e um dia,quem sabe se não acompanhamos o resto da Europa com um pequeno (ou grande!) troféu nacional desta espectacular modalidade!

Parabéns ao Celestino Pinho,estou certo que o seu excelente resultado despertará o interesse no CX em muito boa gente :yeah:
 
Top