Cassetes 10v ( 11-32, 34 e 36 )

#22
paulopereira eu na Arrábida com uma 29er e cassete 11-34 uso 90% prato 33T e 10% prato 44T.
Penso já ter subido tudo o que seja possível subir na Arrábida.
Estou a pensar passar para 40/27 com 11-34, 9v. Isto para usar mais o prato grande.
 

edununo

Well-Known Member
#23
paulopereira, como na Shimano a avozinha "cresceu" nas versões de 10V para 24 dentes, a cassete 11-34 10V dá a relação mais leve (24/34) idêntica à de 11-32 9V (22/32).
 
#24
comprei uma cassete nova e mantive os 11-36 de origem, confesso que não ligo muito ás relações, uso as que preciso. Mas a diferença de peso era tão marginal que nem pensei muito, foi do estilo "mais vale ter menos que não use"
Ando a usar cada vez menos a avozinha mas não saia sem ela porque gosto de subir paredes.
 
#25
Também alterei a minha transmissão recentemente 3x9 (11-32) para 3x10 (11-36) e estou bastante satisfeito, sendo que tenho uma bike de roda 29.
Sei que se precisar tenho lá a verdadeira avozinha, e se não precisar ando nas outras, mas ao menos estou precavido, daí a bicicleta ter várias mudanças.
É tudo uma questão de gosto e claro, treino (coisa que há pouco aqui). Há quem consiga subir paredes em mudanças bem mais pesadas e com melhor andamento, não se justificando o carreto 36.
 
#26
Tenho na minha 29er 3x10. Pedaleiro 22 32 42 e cassete 11-13-15-17-19-21-24-28-32-36. Gosto de ter tudo (muito leve e muito pesado) e nao me importo mesmo nada de ter umas gramas a mais em relação a uma 2x10. Noto apenas que quando vou a descer a elevada velocidade, habitualmente em asfalto, acho o salto de 42X13 para 42X11 muito grande.
Gostava de na proxima cassete 10v ter 11-12-14-16-18-21-24-28-32-36. Desta forma o ultimo salto seria mais suave. Mas esta sequência só ainda a vi em cassetes top (muito caras) da SRAM (XX, penso). Alguém conhece ou tem esta sequencia e em que cassete?
 
#28
Desmontei a minha cassete deore 11-36 10v. Retirei os pinos para trás (que seguram os andamentos de 36 a 15) soltando e retirando os andamentos 15, 17 e 19. Depois, utilizando os mesmo separadores 10v, substitui por 18, 16 e 14(que vieram de uma cassete 9v deore também desmanchada que andava cá por caso ainda em muito bom estado), recoloquei os pinos nestes andamentos, finalizando a cassete com um 12 (que veio da 9v e que tive que limar um pouco, pois era um nadinha mais largo) e o 11 da cassete 10v. Já fui experimentar (5 ou 7 km), e a funcionar impec. Assim, fiquei com a cassete 11,12,14,16,18,21,24,28,32,36 que acho a mais indicada para a minha 29er. Esta "dentagem só existe de série nas cassetes topo Sram, por isso este trabalho. Em breve um treino grande para tirar conclusões.
 
#29
Recuperando o tema, e depois de uns 4 a 5000 km, cassete com sequência aprovada. Está é a ficar gasta e lá terei que pensar numa substituta(11-36). Shimano slx ou xt, ou sram 1030, 1050,... qual acham a melhor opção e melhor relação preço/peso/qualidade?
 
#30
Eu comprei esta semana a Sram 1030. Ainda não chegou mas para a semana deve chegar e já a devo conseguir testar. Andei a comparar a 1030 e 1050 e segundo a descrição de onde comprei é tudo igual. Não consigo achar qualquer diferença nem no peso. E a 1050 é mais cara cerca de 10€
 
#33
Já tenho a Sram 1030. Tem cerca de 390g. Mas desiludiu-me um pouco porque me esqueci de reparar num pormenor importante antes de comprar. Não é monobloco. Cada carrete é individual tirando os 3 primeiros e pelo que dizem assim é mais fácil estragar-se o cubo...
 
#35
É estranho porque os gamas de topo pelo menos da sram não tem aranha. :S Será para diminuir no peso? Porque pelos vistos o preço não é equivalente a durabilidade.
 
#36
Recentemente adquiri uma cassete 11/40 de 10v Sunrace Mx3. (11-13-15-18-21-24-28-32-36-40). Depois de testar achei o salto de 15 a 18 exagerado. Então peguei em partes de cassetes shimano que tenho cá por casa (e tenho muitas !!!) e personalizei, ficando 12-14-16-18-21-24-28-32-36-40. Como tenho pedaleiro com prato maior de 42, o 42x11 raramente o utilizava. Assim ficou mais progressiva e utilizo mais todos os andamentos, tanto na cassete como na pedaleira !!!