Cassete com folga!!!

#61
alguem me pode dizer se o cepo no cubo shimano fh-m475sai? e se sai como tiro fora?
hoje lubrifiquei o eixo ma nao mexi no cepo e esta a precisar de manutençao , nao gosto do rodar daquilo nao esta completamente livre ao rodar para tras!!sera que sai o cepo, ajuda e precisa
 

klaser

Well-Known Member
#62
O cepo sai,mas não dá pra abri-lo depois pra fazer qualquer serviço...Se o cepo está mal faz como eu fiz,encomenda um cupo traseiro completo igual (é mais barato q o cepo vendido individual),sacas o velho e mete só o cepo do novo.Pra sacar os cepos,é só tirar o eixo completo fora e com uma chave allen de 10 se não me engano,rodar aquilo nos sentidos normais de aperto e desaperto.Tirar o cepo velho é fácil,o novo vais precisar segurar o cubo num torno ou coisa que o valha,senão com a mão não consegues segurar forte suficiente pra desapertar...
Esses cubos completos devem custar à volta de 10 ou 12 euros,foi o que paguei pelo meu RM65..(agora já nem tenho mais essas rodas)
 
#63
Tambem eu estou com um problema nas folgas da cassete.
a roda é uma Mavic Crossmax SL e já levou rolamentos, mas embora esteja melhor, ainda tem cerca de 2 ou 3 mm de folga (abanando a cassete).
Antes de mudar os rolamentos as mudanças arranhavam, agora ficou melhor, mas não ficou bom.
Os cubos MAVIC são uma bosta quando os rolamentos ganham folga vão desgastar o cubo em si ao fazer fricção no interior do cepo que é em material ceramico, esse desgaste vai fazer com que as folgas nunca mais tenham fim.
Solução: comprar um cubo.
Problema: o preço do cubo, segundo me dizem custa mais de 200 euros um cubo... ui ui... mais a montagem, etc... etc... fica-me mais caro que as rodas que comprei usadas :(
Decisão: MAVIC NUNCA MAIS.

Agora o importante... alguem tem pratica de mexer nestes cubos ? que solução se pode arranjar ? Maquinar o cubo e "encher" o cepo ?m Será que alguem consegue fazer isso ?

Apesar de ter os rolamentos do cepo novos o eixo interior (aquele parafuso que aperta desse lado) tem uma certa folga, será que eliminando essa folga se consegue minorizar o problema ?
Será que o rolamento é de má qualidade e essa folga não deveria existir ?
Custa-me a acreditar que umas rodas que custavam mais de 700 euros funcionem com dois rolamentos e na parte interior do cepo trabalhem em fricção com o proprio cubo de aluminio...
Será que alguem que conheça me pode ajudar ? Espero estar enganado...

Mais info aqui: http://www.tech-mavic.com/tech-mavic/technical_manual/data/docs/products/2_69.pdf


um abraço

jmcdpereira
 
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#64
O cepo sai,mas não dá pra abri-lo depois pra fazer qualquer serviço...Se o cepo está mal faz como eu fiz,encomenda um cupo traseiro completo igual (é mais barato q o cepo vendido individual),sacas o velho e mete só o cepo do novo.Pra sacar os cepos,é só tirar o eixo completo fora e com uma chave allen de 10 se não me engano,rodar aquilo nos sentidos normais de aperto e desaperto.Tirar o cepo velho é fácil,o novo vais precisar segurar o cubo num torno ou coisa que o valha,senão com a mão não consegues segurar forte suficiente pra desapertar...
Esses cubos completos devem custar à volta de 10 ou 12 euros,foi o que paguei pelo meu RM65..(agora já nem tenho mais essas rodas)
se fosse com fotos e que era porreiro...para ver como se faz
 

klaser

Well-Known Member
#65
Se sabes lubrificar o eixo,sabes montar e desmontar aquilo..então pra mudar o cepo é fácil,o cubo sem o eixo,é só meter uma chave allen 10 e rodar no sentido anti-horário..zaz,o cepo sai inteiro,depois monta o novo com a operação inversa.O cepo novo sai do cubo novo da mesma maneira,a diferença é que este não está montado numa roda para poder ser desapertado facilmente...Por isso é necessário prendê-lo com um torno...
 
#66
Boas,
A minha roda andava com alguma folga, mesmo apertada, e bem apertada em conseguia abana-la, para além disso faz um barulho a andar do género trec... trec....
Hoje estive a desmonta-la, desmontei o eixo do cubo para lubrificar aquilo tudo, e notei que a cassete abana. Qual será o problema? Cubo ou cepo que foi à vida?
Está aqui um vídeo que fiz da cassete a abanar.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YymSGvJ47tc
 
#67
Isso já me aconteceu com uma roda Mavic.
É o problema das Mavic, ganham folga no cubo e... já está :(
Com um torneiro consegui reparar aquilo, mas normalmente é lixo, pois o cubo custa preços proibitivos.
Não sei se será o teu caso, desmonta a cassete e vê se o cepo tem folga...
Assim podes isolar as peças com folga.

boa sorte

jmcdpereira
 

klaser

Well-Known Member
#68
Essa folga na cassete não é excessiva...deixa andar se o problema da roda abanar e do barulho já foram sanados....
 
#69
Quanto à folga já não tem de facto, relativamente ao barulho ainda não sei, pois ainda não fui andar, a bike está sem corrente.

Eu desmontei o eixo, tirei as esferas, limpei os carris das esferas, massa consistente naquilo e voltei a montar. A folga da roda desapareceu, mas ela ficou um bocadinho presa, os seja, não roda com a mesma facilidade que rodava.
 
#71
Então quer dizer que não os preciso de encostar, ou seja, não é necessário apertar as porcas até encostarem? Pois, como aquilo é sistema de porca e contra-porca, alivio um bocadinho de forma a dar um bocadinho de folga, é isso?

Muito obrigado.... :)
 
#72
Boas,
Este fim de semana fiz a conversão de 3x10 para o sistema NX Eagle 1x12.
No final ficou tudo a funcionar bem, mas fiquei com uma dúvida.
Quando instalei a cassete reparei que as rodas dentadas ainda estavam com folga e voltei a apertar com bastante força, mas li que há um anilho para colocar entre o cepo e a cassete... a cassete NX precisa deste anilho? Agora está sem folga, mas tive que apertar com muita força :)
Outra questão, quando tirei a cassete velha reparei que o cepo tinha alguns dentes de uso marcados pela cassete antiga, mas estava sem folgas e sinais de desgaste excessivo. Após colocar a nova cassete dá a sensação que as rodas dentadas estão empenadas e não rodam paralelas... é normal? Já li que é normal uma ligeira oscilação até 1 mm nas rodas dentadas... :rolleyes:
As mudanças estão afinadas e a entrar bem, mas tenho medo que esta ligeira oscilação provoque desgaste prematuro?
 
#73
Andam todos a pedalar? :p
Ou ninguém tem opinião sobre o assunto?
Estou a pensar fazer o primeiro test-drive no próximo fim de semana... apenas tenho receio de andar a desgastar a corrente / cassete... :S
 
#75
Normalmente preparo-me antes das viagens... ;)
Ao nível de mecânica em bicicletas este foi o meu maior desafio.
Li as instruções antes da montagem e durante a montagem.

Tem os seus inconvenientes como estas dúvidas e a possibilidade de se fazer asneiras, mas ganham-se muitas outras...
Fiquei a conhecer muito melhor o sistema, as regulagens / afinações.
Foi uma experiência sem dúvida a recomendar, embora nem todas as pessoas estejam para sujar as mãos! :cool:
 

klaser

Well-Known Member
#76
Em BTT os cepos têm a mesma largura pra 9,10,11 e 12 , isso falando de tipos normais HG, daqueles q aceitam carreto mais pequeno de 11 no mínimo... Não me lembro de nenhuma cassete precisar de anilho, ao contrário dos cepos de estrada...
Apertar com muita força não deveria ser normal, tem de apertar com a força indicada, deve ser em torno de 40 N/m ,é ver no manual da respectiva cassete...
Quanto a oscilação, deve ser folga no cepo em si, um bocado pode ser normal, tem de ver se oscila o conjunto todo, não os carretos em separado...
 
#78
A referência à anilha entre a cassete e o cepo estava no manual da SRAM, mas também penso que não será necessário. Mesmo em vários vídeos do Youtube não vejo a instalação de nenhuma anilha.
Em relação ao aperto o ideal é usar a chave de torque para verificar os 40 N.m. Eu usei a força mínima para dar um bom aperto a "olhómetro". Mas já vi muitos bons mecânicos de marcas conceituadas a apertar parafusos em carbono a "olhómetro". São muitos anos a virar frangos! :)
Para já vou manter assim, a cassete não oscila nada. Oscilam muito ligeiramente os carretos.
Os carretos dá a sensação que não estão 100% paralelos entre eles, mas as mudanças estão a entrar no ponto!
Possivelmente é preciosismo meu na procura da perfeição! :p
Vou fazer o teste drive no monte para ver como se portam.
Obrigados pelas ajudas! ;)
 
#80
Após rolar cerca de 42 km e demorar algum tempo a afinar o esticador do cabo, parecem-me bem.
Estão precisas, a ligeira oscilação dos carretos não me parece influenciar no bom funcionamento do conjunto.
Agora... estou arrependido não ter trocado os cabos das bichas ao instalar o novo sistema... foi um erro não o ter trocado. Penso que há ligeiras "desafinações" que são devido à "cama" das bichas antigas.
Também me dá a sensação de que o sistema é mais sensível a desafinações que os outros sistemas com a corrente mais larga que acaba por ser mais tolerante.
Quanto à opinião geral do sistema NX Eagle... a pedaleira e o trigger parecem ter qualidade enquanto a cassete e o desviador mais parecem material 3ª qualidade da China... Não me parecem estar ao mesmo nível em relação a acabamentos e materiais. ( Na minha opinião) :)
Como conjunto parecem-me funcionar bem e são uma boa opção para quem não quer trocar o cepo.