Cassete 32-11 ou 34-11

snowbike

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Re: cassete

Acho que a diferença não é só no carreto maior, penso que os outros também são diferentes:

Sram cassette pg 970 11-32 11/12/14/16/18/21/24/28/32

Sram cassette PG 970 11-34 11/13/15/17/20/23/26/30/34


(Não sei se estes dados estão correctos, visto que não os encontrei no site da SRam)
 
Tambem vou renovar o meu sistema de transmissão e como tal também me surgiu a duvida de 11-32 ou 11-34. Mas sabendo que eu tenho actualmente 11-30 e 24-42 e mesmo assim raramente utilizo o 11 com o 24, se agora vou mudar para uma pedaleira de 22-44 deve ser mais que suficiente 11-32 atrás e mesmo assim para o que estava habituado acho que já vou notar uma grandeeee diferença.
O que acham!?

offtopic: pode ser que com o aumento da pedaleira para 44 dentes consiga finalmente ultrapassar a barreira dos 80km/h :twisted:
 

rucaf3

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pedromiguelppinto said:
Tambem vou renovar o meu sistema de transmissão e como tal também me surgiu a duvida de 11-32 ou 11-34. Mas sabendo que eu tenho actualmente 11-30 e 24-42 e mesmo assim raramente utilizo o 11 com o 24, se agora vou mudar para uma pedaleira de 22-44 deve ser mais que suficiente 11-32 atrás e mesmo assim para o que estava habituado acho que já vou notar uma grandeeee diferença.
O que acham!?

offtopic: pode ser que com o aumento da pedaleira para 44 dentes consiga finalmente ultrapassar a barreira dos 80km/h :twisted:
[/quote



Mete 11-32, a meu ver 11-34 é um bocado exagerado , aliás subo em 32 o que alguns sobem com 34 é igual só esforças mais um pouco, quanto ao pedaleiro de 44 tens alguma razão ... aos 80 ainda não fui mas 72 já :twisted: , quando mudares vais ter que te habituar mas depois é só rolar meu... :mrgreen:
 

derfred

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Acho que ainda ninguem focou este ponto:

Estou a falar apenas de cassetes Shimano XT

para mim, e já tive as duas a grande difrença entre a 11-32 ea 11-34 nem é tanto a "leveza" a pedalar na roda maior, a de 34, é mais no miole da cassete e nas transiçoes.

na de 32 dentes as transiçoes entre mudanças são mais suaves, o que para quem faz maratonas é positivo uma vez que não há tão grandes oscilações de cadencia.

Na cassete de 34, pelo que me lembro de quando a usava tens 3 zonas distintas em que a passagem é progressiva e entre essas zonas a passagem é um bocado brusca, ou seja, se estiveres a pedalar numa ligeira subida a meter gradualmente mudanças mais leves notas que as pernas aceleram demasiado na passagem entre essas zonas distintas da cassete.

Eu valorizo mais a homogeneidade ao longo da cssete, por isso é que em provas com pouca altimetria e poucas pareded utilizao uma 11-25 de estrada, o que ainda me dá passagens mais lineares que as 11-43

Se fosse a ti não me dixava iludir por esses dois dentes a mais pois isso é uma ilusão, aliás, se tens avózinha não precisas mesmo dos 34 dentes na cassete e nem sequer é uma questão de treino ou o que quer que seja, é mesmo uma diferença minima de menos de 5%

11-32, sem dúvida.

cumps,
Fred
 

ZPedro

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Boas !
Axo que deves seguir o concelho do defred.
Eu tenho 26-36-48 à frente e 11-32 atrás. Apenas uso o 11-34 em picadas quase intransponiveis, e uso o 34 pra compensar os 26 que tenho à frente.
Se tens 22 ou 24 à frente, com o 34 atráz vais andar tão devagar que quase perdes o equilibrio
 

ze_zaskar

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Boas
Tropecei neste tópico, e pude reparar que se falou, com alguma confusão, sobre a historia dos desviadores de caixa curta o longa. Como é habitual, existe alguma dificuldade em compreender as diferenças de utilização entre os dois.
Na pratica, o comprimento do tensor do desviador vai servir para recolher a corrente excessiva que sobre de se usarem combinações de carretos/pratos mais pequenos.
Um desviador de caixa longa consegue suportar uma transmissão com maiores diferenças entre pratos e carretos, ou seja, um leque de relações mais variado.

Na pratica, essa característica dos desviadores é medida pela sua capacidade total. Para termos uma ideia, a capacidade total de um XT de caixa longa (SGS) é de 45t anunciados, enquanto os de caixa media (SG) suportam 33t.
E como verificamos estes valores numa transmissão?
Temos de usar uma simples formula: capacidade exigida= (prato_maior-prato_menor)+(carreto_maior-carreto_menor)
Tendo como exemplo uma transmissão vulgar 3x9, com cassete 11-32 e pratos 22-32-44, teremos:
capacidade exigida= (44-22)+(32-11)= 43t
Neste caso, como podemos ver, vai-se exigir um desviador de caixa longa, já que os 43t ultrapassam a capacidade máxima do desviador médio (SG). O que aconteceria se fosse usado um de caixa media? A corrente, ao ficar longa o suficiente para o prato maior com o carreto maior, ficaria solta em combinações com a avozinha e carretos mais pequenos.

Vejamos então uma combinação 2x9, muito popular parar circuitos de XC:
capacidade exigida= (40-28)+(32-11)= 33t
Neste caso já seria possível a utilização de um desviador de caixa media (SG), já que as discrepâncias entre tamanhos das engrenagens são menores.

Temos, porem, de ter em conta um par de coisas. Primeiro os valores de capacidades totais dados pelos fabricantes são muito conservadores, principalmente os da Shimano. Podem-se adicionar mais alguns dentes a esses valores sem grandes problemas.
Segundo, se formos utilizadores experientes, evitando por completo usar os carretos mais pequenos com a avozinha, ou os maiores com o prato grande, podemos usar numa transmissão 3x9 um desviador de caixa mais curta, sem problemas, e com as vantagens desse tipo de desviador.
:wink:
 
Gostava de vos pedir a ajuda de forma a perceber as diferentes opções quanto a pedaleiros e cassetes.

Passo a explicar , tenho uma "mula" de 24 velocidades e noto que não tenho "pernas" para subidas.

Tendo a "mula" uma cassete 11/32 e penso que um pedaleiro pelo que li , poderia melhorar a subida com recurso a uma cassete 11/34 .

Ou seja pelo que percebo , quantos mais dentes na cassete menor o esforço a subir em detrimento da velocidade, correcto?

A outra duvida prende-se com os pedaleiros onde vejo combinações 48/36/12 , 44/32/22 ou 42/32/24 sendo que não entendo o que tira de proveito em cada um deles.

Queria melhor a minha performance a subir e ao mesmo tempo ter uma velocidade de ponta superior.
Que combinação de cassete e pedaleiro de 8 velocidades devo considerar?

PS - tal implicará trocar os deviadores acera que tenho de momento ?
 

piranha

Member
Quando já se vai no carreto 32, tanto faz termos 2,4, 10 ou outra quantidade qualquer de carretos
Mudanças muito leves a subir, sim faz-se menos força nos crenques mas tem o problema de aumentar a pulsação
Para a falta de treino e falta de habito de andar não existe nenhum carreto milagroso, nem pedaleira

Mas claro que o 34 fica mais leve que o 32

Abraço companheiro
 
A ver se consigo me explicar um pouco melhor. :)

O meu problema é que tenho que ir em 1ª ou 2 ª Velocidade na roda peladeira mais pequena, o que faz que tenha uma maior numero de rotações por minuto.

Queria tentar baixar o numero de rotações com recurso à cassete 11 / 34 , será isso possivel ?


Quanto ao pedaleiro quais as diferenças entre as combinações 48/36/12 , 44/32/22 ou 42/32/24 ? Ganho/perco o quê em cada uma das opções ?
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

A diferença entre 44/32/22 e 42/32/24 é muito reduzida.

A 44... é a típica relação de 9v e a 42... é a mais recente relação para 10v.

A relação 48... é para as bikes de trekking (não para BTT).

Se dizes que te falta perna; necessitas de uma relação mais curta (prato mais pequeno e carreto maior), mas desta forma aumentas a cadência e o ritmo cardíaco.

Tens que definir o que necessitas.

Uma relação 11/34 vai fazer com que "jogues" melhor com o prato do meio, e não obrigatoriamente, com o prato 22 (o mais leve). Sendo que fica ligeiramente mais leve, vai novamente aumentar-te o ritmo cardíaco.

Um abraço

ny12xx
 

KLUCA

New Member
ÓÓÓIIII....... :)

Alto lá malta, não lhe digam para ir comprar uma 11-34 pois só vão agravar o problema ok? :)

passo a explicar,
ele tem oito relações e neste caso não existe no mercado uma cassete 11-34 com as relações adequadas para o que ele quer. Para 8 velocidades, no mercado e em 11-34 só existem aquelas cassetes em que o carreto maior é muito maior que a segunda velocidade, ou seja, passa de 26 dentes para 34 .... é uma verdadeira treta, pois é um grande salto, ou vais muito pesado ou muito leve.

GreenArcher, não me admirava que o teu problema fosse na pedaleira, pois nas bike de 8 velocidades por vezes vêm umas pedaleiras com uns pratos maiores do que os normais 22-32-44 (ou 42) .´ ou seja, nunca se consegue uma desmultiplicação leve em subidas muito íngremes.

conta lá aí os dentes de cada prato da tua pedaleira e conta depois aqui

té jáááá
 

Angliru

Member
olha, eu tinha atras 11-34 e passei agora (ainda nao experimentei) para 11-32. basicamente a minha "velhinha está mais nova".
ao menos sei que não há volta a dar e vai ter que ser à perna...há uns meses refugiava-me muito na 34, ultimamente e com a melhoria da condição fisica, cada vez isso acontece menos e notei ganhos a nivel de tracção e na pratica o desgaste fisico reduz.
 

edununo

Well-Known Member
Se o problema é achares que vais a uma cadencia elevada, a maneira de resolver isso não é ir para uma cassete de 34d mas sim, em vez de ir em 1ª ou 2ª, passar a ir em 3ª ou 4ª. Para a mesma velocidade a cadencia baixa mas a pedalada é mais pesada.
 

lipo

New Member
Boas!

Eu como praticante de BTT e ciclismo de estrada cheguei á seguinte conclusão:

Na minha bicha de monte tinha uma 11-34 e na de estrada uma 13-26, assim quando fazia btt, nas "paredes" sentia demasiada rotação na 1ª (34-22) para apróximar as relações entre as duas decidi passar para 11-32.
Resultado: menos carga cárdio-respiratória (mais esforço muscular, mas com uma boa gestão de esforço consegue-se trepar quase tudo!)
Não podemos esquecer que se não se tem uma boa técnica de subida, um bom pneu atrás e pernas a cassete ser de 32 ou 34 não vai adiantar de muito! Já vi artistas com burras de topo com K7 de 10v e chegam a subidas de "caca" e não as conseguem fazer! Ou porque não têm pernas ou unhas para dominar a burra!
Escolhe a que te der mais confiança para enfrentares as subidas mais agrestes! E treina, treina, treina...
 
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