Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

commendatore

New Member
Isto é um tema que parece quase TABU. É claro que a malta para dar um girozito por vezes não leva o Capacete. Outros compram bicicletas carotas e o capacete fica para depois de este ou aquele "upgrade".
O que eu sei é que 80% dos acidentes de automóvel se dão a menos de 10kms de casa... porque é onde a malta conhece e facilita.

A questão aqui é que tal como nas motas, o pára-choques somos nós e tendencialmente por ser o órgao mais pesado do nosso corpo, a cabeça costuma ir sempre marrar ao chão.
As quedas que dei (muitas, muitas muitas) das 2 uma: ou ia a alarvar feito doido, ou então foram qd ia parado por ter de sair da bike, ou por ter de enfrentar um obstáculo mais lixado e ter os pézinho presos. As quedas acontecem sempre quando não estamos à espera. E se em tanto dinheiro que estoiramos numa bicileta não temos 50 euros para dar por um capacete... não tem outro nome senão burrice. Os que não concordam que me desculpem, mas é assim que vejo as coisas.
Aliás, se eu fosse lojista, na compra de qualquer bicicleta estariam incluidos um capacete até determinado plafond. Pode não dar jeito, podemos parecer uns totós com eles, mas depois de nos habituar-mos nem nos lembramos que o estamos a usar.
É tudo uma questão de responsabilidade.

Dou só este exemplo. Imaginem que vão de carro e são abalroados por um cicliesta: Uma treta de um toquezito da treta que nem moça faz no carro, mas que o tipo da bicicleta não leva capacete. O tipo da bicicleta vai de cabeça e morre. Eu não conseguiria dormir sabendo que de uma coisa que nem culpa tinha uma pessoa morreu estupidamente.

Há tanta porcaria na vida que não podemos prever nem nos prepararmos, porque raio havemos de facilitar nisto? Temos tanto orgulho em mostrar este e aquele upgrade e aquela mariquice que comprámos para a bicicleta e adoramos ostentar na rua um pedaço de metal com 2 rodas com uma marca "sonante" e o capacete tá quieto?

Para mim não faz sentido. Nenhum. Qd comprei a minha bicicleta e estipulei o meu tecto orçamental o capacete (na altura disse que seria até 50 euros) estava nesse plafond. É uma questão de amor próprio.
Detestaria ter de ficar entrevado por algo tão parvo com não levar um pedaço de plástico na cabeça. É que depois de acontecer, geralmente tens o resto da vida para pensares porque raio saiste sem o capacete...
 

artworks

New Member
Acho que o capacete deve-se usar sempre. Por vezes nem são as quedas piores que nos podem tramar. A primeira vez que fui para monsanto mandei a tipica queda "over the bars" numa descida mínima e sem perigo de maior - quase parado - e não é que a bicicleta saltou por cima de mim (ou eu por baixo dela) e caiu mesmo em cima da minha cabeça? Felizmente o amigo que me levou para essa volta quase me obrigou a ir de capacete pois caso não o levasse tinha saído de lá com um bruto galo ou uns quantos pontos e viagem paga ao hospital. O capacete é o equipamento que usamos desejando não ser necessário mas que nunca sabemos quando vai ser preciso, logo vai sempre! :D
 

FMCurto

Active Member
Hoje Joaquim Agostinho muito provavelmente teria feito 70 anos se á altura do infame acidente - por causa de um cao- fosse obrigatório /o uso de capacete.
 

sezi30

New Member
uso sempre capacete, mas hoje na volta entrou um ramo entre a cabeça e o capacete. resultado: um dedo inchado, possivelmente partido e a clavicula com bastantes dores.
 

Luciano Lima

New Member
Capacete sempre amigos!!! Em qualquer modalidade que envolva risco de impacto da cabeça deve-se usar, uma vez vi um amigo meu patinador tentar dar um mortal no half e cair de cabeça, rachou o protek dele ao meio, no ciclismo não é diferente imagina uma cabeça batendo no meio fio de uma calçada? ou morre, ou vai ter sérios problemas, o capacete foi feito para salvar vidas!!!
 

Joseelias

Well-Known Member
Esta é uma pergunta que nem devia de existir. O capacete é para se usar sempre.

Há uns anos atrás um amigo meu aterrou mal de um salto, rachou o quadro da bicicleta e na queda rachou também o capacete topo de gama da Bell (provavelmente o mais caro no mercado na altura).

O meu irmão deu uma queda a alta velocidade tendo ficado muito mal-tratado num cotovelo e o capacete também apresentava marcas de impacto.

Mas também à uns anos, uma amiga estava a andar muito lentamente, quase parada quando perde o equilíbrio e bate com a cabeça num tronco. Resultado, um traumatismo craniano. Quando a ambulância chegou já estava a falhar parte das perguntas básicas de despiste como qual a data do nascimento, etc., feitas para despiste de traumatismos cranianos.

O que teria acontecido se nenhum deles tivesse levado capacete? E mesmo quase parado as coisas podem correr muito mal como referi. Podem ir a 5km/h buscar o pão na bike, alguém abrir a porta de um carro estacionado, caírem desamparados por estarem relaxados e distraídos, e baterem com a cabeça não é muito difícil.

Eu como sempre usei capacete, das pouquíssimas vezes e curtíssimas distancias que andei de bike sem capacete estranho bastante e nem me sinto bem. É uma questão de hábito.
 

nicovx

New Member
O meu puto, há 2 semanas atrás mandou um valente tralho, resultado: calças rasgadas mas o "cromado" interior intacto, capacete partido e incrustrações decorativas de pequenas pedras. Capacete e óculos sempre.
 

jtolinhas

New Member
Eu uso sempre capacete, luvas e óculos que servem como proteção.
A cerca de 15 dias foi dar uma volta como vou aos fins de semana depois de já ter andado pelo mato com muitas subidas e descidas de trilhos também já tinha andado a experimentar se a terra batida era dura ou não numa queda que parecia aparatosa que felizmente só pareceu.
A vinda para casa e em modo de relax (ia muito de vagar ) eis que numa ciclovia do nada me aparece um cão que me atira ao chão.
Resultado a bicicleta ficou toda riscada pois foi pelo alcatrão a raspar eu fiquei como o casaco corta chuva que trazia vestido todo rasgado a mochila que trazia também ficou em muito mal estado eu fiquei todo arranhado mãos, braços e pernas, o meu capacete ficou estalado / partido pois quando cai foi de cabeça e desamparado para dentro de uma valeta com uma altura considerável que esta na berma da ciclovia.
Claro que o dono do cão do outro lado começou-se a rir e ainda a gozar o prato com a perguntazinha da treta " amigo esta bem necessita de ajuda de pois do cão dele me ter mandado ao chão e ele estar a rir, claro que a minha vontade foi-lhe atirar com o capacete mas também não valia a pena.
Isto para mim acabou por ser um ensinamento andar sempre com as proteções e com mais atenção mesmo a porta de casa pois faltava cerca de 2 Km para chegar a casa.
Conclusão se eu não tivesse colocado o capacete e o resto das proteções tinha ganho uma visita ao Hospital e se fosse só isso já tinha sorte pois podia me ter partido todo.
Por isso proteções sempre e não gosto de andar sem elas e tento sempre quem anda comigo que o faça, não custa nada.
 
Last edited:

rrulio

New Member
Capacete sempre! faço a marginal sentido lisboa cascais várias vezes por semana em hora de ponta e nem me imagino sem capacete! Gostava era de ter algo que impedisse os carros de me fazerem cada razia!!
 

rrulio

New Member
Hoje agradeço imenso usar o capacete! Salvou me de ir parar ao hospital sem duvida com algo sério. O braço da pedaleira soltou se (!!!) quando ia prai a 30 a hora em pé, fui parar ao chão e bati violentamente com a cabeça no chão. Resultado: coxas, cotovelos, ombro e tornozelos com escoriações e um capacete completamente rachado e inutilizado.... dói me a cabeça e o maxilar mas tou bem, por isso, Capacete SEMPRE!!!
 

Vic.Abreu

New Member
Eu não costumava andar de capacete, e nunca sofri nenhuma queda quando estava sem ele, mas depois que comecei a usar me senti muito mais protegido e mais confiante de andar por ai, e uso luvas e óculos também, acho que é essencial e evita causar-nos problemas maiores ;)
 

zeperdi

New Member
Sempre. Nem se coloca a questão de não usar.

Certo dia, o meu irmão foi andar de bike para a Lousã. Na altura ele ainda não tinha capacete e eu disse-lhe para ele levar o meu. Ele disse (na brincadeira) que "não estava a pensar cair" e lá levou o capacete. Nesse dia caiu, partiu o capacete e fracturou um dedo. Por isso, capacete, sempre.
 

MiKaZ

New Member
Capacete faz sempre falta, não por nós mas sim pelo os outros.

Reparem se este ciclista não tivesse capacete como teria ficado a cabeça?

[video=youtube;dNFaAqS2f18]https://www.youtube.com/watch?v=dNFaAqS2f18[/video]
 
Top