Cannondale Slate (Ciclocross)

grouk

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deixo vos aqui a minha
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é muito divertida mas não substitui as minhas de estrada ou btt, cada bike tem um proposito, e numa bike puramente de ciclocross o guiador faz todo o sentido, tanto para fazer as power ramps como para andar com ela as costas
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Nozes

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Muita gente aqui,incluindo o autor,refere-se a esta bike como sendo de ciclocross,mas este modelo é de Gravel,uma categoria de bikes de estrada até há pouco tempo de nicho de mercado,mas como em tantas vezes na indústria das bicicletas,foi "disparada" para o mercado principal por campanhas massivas de marketing por parte das marcas.

A ideia é ter uma bike de estrada que se desenrasque em estradões de terra e trilhos simples e rolantes. Pneus mistos mais largos que o normal e geometria mais estável e confortável são as diferenças principais.

Quanto ao ciclocross,é uma vertente competitiva do ciclismo quase tão antiga como o ciclismo de estrada em si,que consiste em provas com percursos com terrenos mistos,quase sempre com lama ou areia à mistura,e muitas vezes com obstáculos artificiais que obrigam os atletas a desmontar e transportar a bike às costas. É o desporto rei nos países do Benelux,e cada prova movimenta milhares de espectadores.

Exemplo de uma prova da Taça do mundo:

[video=youtube_share;pPcGHnVyn4M]https://youtu.be/pPcGHnVyn4M[/video]


A Cannondale tem por tradição arranjar nomes diferentes para algumas categorias,e em vez de Gravel,chama "New Road" à sua linha deste tipo de bikes.

Acredito que esta Slate seja muito mais capaz que outras bikes do género pela inclusão da Lefty,e não me chocava uns pneus mais capazes,embora acredite que qualquer pneu com um piso mais agressivo seja muito lento em estrada.
 

nunokas

Member
Acho que o nozes resumiu bem a ideia.
A slate ate partilha mais a geometria com a caad, ou seja, acaba por ser um pouco mais ágil que a típica Gravel com maior distância de eixos para priveligiar a estabilidade.

São um pouco caras mas atenção que a cannondale é das poucas ainda a trabalhar bem o alumínio, este quadro pesa 1200gr em tamanho L. Mais leve que certos quadros de carbono. Como costumo dizer, prefiro mil vezes um bom quadro em liga metalica do que um genérico de "plástico" :)

A bike é impecável para o que se propõe e obriga-nos a ter mãozinhas nos trilhos, principalmente numa era onde suspensões, guiadores de quase um metro e pneus largos que nos facilitam imenso o trabalho.

Claro que tem.também as suas limitações não sendo uma purista mas posso dizer que se desenrasca muito bem no alcatrão e voa em estradão e caminhos não muito agressivos. Os pneus panaracer são limitados em pisos mais técnicos mas já há opções como os schwalbe g one e surly knard para a lama destes dias.

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Pikolin

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Um pneu muito interessante para este tipo de bikes é o Mavic Yksion Allroad, pois não compromete na estrada e no mato "safa se" bem. ;)
 

synclever

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Um pneu muito interessante para este tipo de bikes é o Mavic Yksion Allroad, pois não compromete na estrada e no mato "safa se" bem. ;)

Já usei esse pneu atrás e não me convenceu. Não me parece ser muito resistente, ganhou bastantes cortes em pouco tempo.
Vou experimentar esse na frente e o S-one atrás, ambos tubeless, para o dia a dia.
Para um uso mais agressivo (com rock gardens inclusive) uso os Wtb Nano 40c e adoro.
 

RTC

Super Moderador
Um pneu muito interessante para este tipo de bikes é o Mavic Yksion Allroad, pois não compromete na estrada e no mato "safa se" bem. ;)
É o pneu que eu tenho na minha gravel. Foi um salto positivo face aos Continental Ultra Sport 28c que tenho em offroad (principalmente a curvar e piso mais agreste) mas em estrada deixa um pouco a desejar.
 

RTC

Super Moderador
É difícil encontrar um compromisso. A melhor opção depende do tipo de uso que damos ou pretendemos dar. Se privilegias mais o rolar em alcatrão ou estradões fácieis, optas por um pneu mais fino e com pouco ou nenhum cardado. Se usas a bike mais em mato e procuras toda a segurança no estradão e trilhos, optas por um mais largo com cardado.
 

grouk

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eu como tinha uns aros de carbono parados optei por montar umas rodas e estou a usar uns tubulares da tufo muito bons naquela ervinha que ao fim de algumas passagens fica lama, mas também devido as pressões ridiculamente baixas que uso, tenho outras rodas onde andam uns challenge grifo nao tão bons mas para andar no alcatrão são melhores. já usei também uns continental ciclocross que não gostei
 

Joseelias

Well-Known Member
Dadas as diferenças de características e uso que este tipo de bicicletas (gravel) têm para as de estrada, o guiador alarga em relação a estas últimas ou tem as mesmas características em termos de geometria? Se sim, quais as dimensões que costumam ter?
 

grouk

Member
os guiadores são os mesmos que de estrada, andam por volta dos 42cm, as difereças de geometria são o bb ligeiramente mais alto no caso da minha colnago 1cm mais alto que as outras e a testa ligeiramente mais alta
 

nunokas

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Mas existem modelos com BB mais baixo ( a colnago do grouk é CX) e maior distância de eixos para uma maior estabilidade e conforto. Mas é um segmento de linhas turvas, pois umas marcas adoptam as geometrias de CX com maior passo de roda e outras fazem quadros de raiz, geralmente as americanas.
A slate por exemplo vai buscar a geometria das caad para não perder a agilidade e explosividade para depois dar o toque "all road" e de conforto com os pneus 42c e a lefty Oliver.
Há uma grande heterogeneidade neste segmento e claro, as marcas aproveitam visto que é uma área em forte expansão.
Para mim é uma excelente bike de treino/commute "Jack of all trades master of none" bem divertida. Mas acredito que para os puritanistas da estrada olhem para isto desconfiados :)
 

Jocas22

Active Member
Boa pergunta do joseelias.
acho que nem é por ai, Existem bikes de estrada com testas bem altas (as de endurance) e os guiadores tambem variam nas de estrada conforme o tipo de bike. E se tambem nao é pelo BB. È dificil perceber onde esta a diferenca ou pra que existem sinceramente.
 

Jocas22

Active Member
pronto têm entao escoras mais largas que qualquer bike de estrada entao. Mas se pegasses num quadro de btt nao ia dar ao mesmo? nao é embirrancia é mesmo perceber. Pneus e guiador de estrada numa bike de btt e esta a andar :confused:
 

RTC

Super Moderador
A nível do quadro as principais diferenças são mesmo a altura da testa, as escoras mais largas e compridas e forqueta. Travões de disco e eixos passantes.
Depois há marcas que montam com vários tipos de periféricos: guiadores mais largos com outro drop e sweep.
Depois a transmissão por norma é a mesma utilizada em estrada. Quase todas com compact e atrás cassete 28 ou 32.
 

nunokas

Member
O que o RTC disse mais o facto de que cada vez mais se vai adoptando também o monoprato com cassetes sram. Eu uso prato 44t com 11/42, o que é muito semelhante a um duplo compacto nos extremos mas claro, perde-se um pouco de progressividade. Mas não quero outra coisa :)
 
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