Cannondale Slate (Ciclocross)

Este foi o resultado de um dia a testar a Cannondale Slate cedida pela Bikezone de Setúbal. É um conceito interessante principalmente para os fãs da estrada pois permite expandir os horizontes a níveis que nem imaginam e tornar o que apenas seria um passeio pela N10 em algo verdadeiramente memorável. Os travões de disco são soberbos e dão aquela confiança que já todos conhecemos e a Lefty torna a experiência muito mais suave.

[video=youtube;dJJW42D6cgU]https://www.youtube.com/watch?v=dJJW42D6cgU[/video]
 
Sim é exactamente isso que penso. É uma bike para quem tem mais preferência por estrada e gosta de dar umas voltinhas ocasionais no mato do que o inverno. Só acho que merecia uma transmissão um pouco mais polivalente porque com este setup já exige uma boa forma para algumas subidas.
 

Joseelias

Well-Known Member
O melhor nessa bike é a enorme margem de evolução que tem. Por exemplo, metendo-lhe uns pneus com mais cardado e um guiador plano. :D
 
Diria que o guiador plano lhe fosse tirar um pouco a identidade... não ia por aí. Temos de ter em conta que a bike não foi desenhada para o abuso que se vê mas sim para uma mistura agradável entre estrada e estradões ou singles amigáveis.
Já os pneus com algum cardado tenho de concordar e senti a falta dele em certas alturas (embora com a pressão ideal estes pneus ainda possam surpreender mais do que esperado pelo seu aspecto). Julgo que fosse capaz de se arranjar um bom compromisso entre aderência e resistência ao rolar mesmo com um pneu misto. Talvez algo com o centro que é a principal superfície de contacto pouco pronunciado mas com as laterais ligeiramente mais agressivas. Só aqui entre nós... mandei um espalho por falta de aderência em curva quando dei uma guinada mais à bruta... lol.
 

Joseelias

Well-Known Member
A minha mensagem anterior era um provocação. Não era para ser levada a sério. :D

Mas é interessante como as coisas se vão reinventando. Já no final dos anos 80 John Tomac ganhava provas nacionais de XC nos EUA com uma bike com várias semelhanças com essa. Talvez a maior diferença fosse mesmo os pneus.




E depois há isto. Disseste falta de tracção?

 
Last edited:
Realmente há conceitos que pelos vistos por vezes são muito à frente do seu tempo e acabam por ressurgir mais tarde em eras mais modernas.
Essa última só lhe falta o motor eléctrico :rolleyes:
 

Joseelias

Well-Known Member
Corrigi a minha mensagem anterior de "final dos anos 90" para "final dos anos 80".

No Btt já se experimentou tanta coisa durante os anos 80 e 90 que é difícil inventar muito mais. O que acontece hoje em dia é refinar ideias com tecnologia actual tornando-as mais eficazes. Sejam as 29er que foram comercializadas em 1992 por grandes marcas mas desaparecendo até recentemente, o dropper post que surgiu nos anos 80 e vinha de série em muitas bicicletas, os travões de disco hidráulicos que equipavam de série as Mountain Cycle San Andreas em 1992 ou a ideia de usar um drop-bar para aventuras fora de estrada (apesar de o ciclocross existir há décadas) como com esta Cannondale.

De resto, parabéns pelo vídeo e análise. Apesar de não ser o meu género de bicicleta é interessante. Já me cruzei algumas vezes com um companheiro a usar uma bicicleta de ciclocross por alguns locais por onde ando e vê-lo naquela posição inclinada até me provoca dores só de olhar. Já para não falar no susto que é usar aqueles pneus finos em zonas arenosas (areia tipo praia) e com um guiador tão estreito para conseguir compensar das guinadas inesperadas e derrapagens que a roda da frente dá em zonas de areia mais funda. Mas seria aventura interessante experimentar! :D
 

Jocas22

Active Member
o ciclocross já existe ha anos. Parece agora ser novidade mas nao é. È só moda.

como nao gosto de finas, nao sera tambem esta que faz nada por mim. A melhor maneira de sair do alcatrao é com uma bike de btt, se é pelos pneus mete-se mais finos, se é pela suspensao mete-se um garfo.

Tambem ja ha pessoal a por guiadores de estrada em bikes de btt. O ceu é o limite pra imaginacao e o guiador de estrada esta na moda, pra mim so serve pra andar a grandes velocidades de resto nao vejo utilidade nenhuma naquilo e prejudica mais do que ajuda.
 

Hardskin

Well-Known Member
Como quase tudo acontece por ciclos, este é dos anos 50 e a maior do tempo é com ela à mão...

[video=youtube;H9_Fs1QtsOY]https://www.youtube.com/watch?v=H9_Fs1QtsOY[/video]
 

Joseelias

Well-Known Member
Mas nesse vídeo há uma coisa muito interessante. Se repararem no segundo ou terceiro a pegar na bicicleta (+-00:10) verão que ele já leva um guiador mais ou menos plano e com upsweep. Um visionário, sem dúvida. :D

No caso da Cannondale a principal diferença para uma de ciclocross típica será a existência de uma suspensão e talvez a largura dos pneus(?).

Mas como falei dos dropper-posts pré-históricos, e fazendo um ligeiro off-topic, tenho que mostrar aqui uns exemplos dessa curiosidade.

 

Jocas22

Active Member
tambem no caso da cannondale a diferenca pra uma btt tipica é o guiador e os pneus. Ah e os preços absurdos pra bikes de aluminio.
http://www.cannondale.com/en/USA/Pr...aspx?nid=8506cef7-0581-4e08-8f4e-16951ab30eea

mas tera compradores sem duvida e esta engracada. Um nicho de mercado pro pessoal que tem dinheiro e espaço demais em casa. Nunca sera tao boa como uma de btt offroad nem como uma de estrada na estrada. È uma especie daqueles jipes pra andar no alcatrao, e que atencao sao um sucesso.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ SeteGu

E já na altura haviam versões deste dropper-post com controlo remoto no guiador! Vê só estes exemplos.

Pessoal, desculpem lá este off-topic, em particular o Careckzovzki. Prometo que me porto bem daqui para a frente. :D




 

synclever

Member
Tenho uma Gravel Bike e acho que só acha estranho ao guiador quem nunca experimentou.
Convém usar um guiador com uma posição mais confortável, mas um virado para granfondos também serve.
Quando experimentarem fazer BTT com uma vão ver o gozo que dá, reaprender a manobrar a bike e escolher linhas diferentes.
Quem não conhece pode pesquisar a prova Dirty Kanza 200 e ficar (ou não) com água na boca.
 

Joseelias

Well-Known Member
Eu também não sou fã destas bikes mas o positivo delas, apesar de as suas vantagens reais poderem ser discutíveis, é o explorar de novas ideias que no futuro poderão melhorar as bicicletas actuais ou até criar novos segmentos.

Por exemplo, no passado recente o Paris-Roubaix, que é a prova mais mítica do ciclismo de estrada viu aparecerem bicicletas de estrada com suspensões de Btt e até mesmo bicicletas de estrada com suspensões totais. Embora não tenham sido consideradas suficientemente vantajosas pela quantidade de troços de alcatrão que a prova tem, pelos vistos a ideia não morreu e aqui temos esta Cannondale. Quem sabe o que surgirá daqui. Talvez novas bicicletas para o Paris-Roubaix com suspensão, mas já verdadeiramente competitivas?

Veja-se o caso desta bicicleta pioneira. Foi pensada em 1992 para uma aventura na Islândia, salvo erro, ao mesmo tempo que paralelamente se desenvolviam algumas semelhantes para a prova de aventura IditaBike. E hoje temos as Fat Bikes.



 

Jocas22

Active Member
no paris roubaix o guiador de estrada faz sentido porque é sempre a direito, sempre a abrir. Se fosse algo mais "btt" nao acredito que servisse pra nada
A suspensao pra mim faz todo o sentido, mesmo no mais pacificio dos estradoes, raro apanhar um todo plano, ou tem buracos ou tem "rodeiras" ou as duas coisas, e a velocidade sem suspensao diminui ou porque custa mais ou porque é preciso desviar.
 
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