Cannondale Scalpel 2 2012 (Upgrade)

Rui Marçal

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Bom dia RTC,

Realmente já venho há mais de 1 ano a ponderar sobre umas rodas.

Tive um problema com ruídos no BB30 mas parece que ficaram resolvidos, por isso não quis investir mais dinheiro na bike.

Realmente as rodas tem de aguentar pancada, por isso não estou a procura o mais leve do mercado e caro também, lol...

Tens algum conselho para a nossa pedra?
 

RTC

Super Moderador
Eu penso que o segredo estará nos raios. Se quiseres optar por montagens para tirar algum peso, os aros Alpine não são má opção. Mas, por 10 gramas, penso que o melhor seria os Crest, um pouco mais largos. Os cubos também não se põem em causa. Os raios é que tens que ver muito bem. Têm que aguentar mais tensão pois as rodas têm que ficar rígidas suficientes para não andarem a torcer na pedra.
 

miguelcarromeu

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Plenamente de acordo com o René. Aposta nos raios e o resto vem quase por acréscimo.

Eu tive uns Olympic durante 2 anos e fartaram-se de levar porrada, com saltos à mistura e sempre se portaram à altura. Tanto os Alpine como os Crest são boa aposta.
 

Rui Marçal

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Em relação aos raios estou a pensar nos Sapim Cxray...

Os cubos, talvez os DTswiss 240 ou os tune Kong ou então os Prince.

Os aros, talvez os ZTR Alpine...

Vou dando mais informação conforme for estudando o caso.

Venha de lá o Vosso feedback.
 
Há quase um ano que utilizo uma montagem com alguns dos componentes que referes. Aros ZTR Alpine, cubos dt swiss 240s, raios dt swiss revolution e nipples dt swiss pro lock. Até à data estou absolutamente satisfeito. Aros sem empenos, os cubos foram abertos há pouco tempo e estavam impecáveis, sem qualquer sujidade. O sistema ratchet da DT swiss é de manutenção muito simples e muito fiável. O único senão passa pelo facto de ser necessária uma ferramenta específica para se aceder a um dos rolamentos, o que não é muito grave para quem faz a manutenção das próprias rodas pois não é algo que seja necessário fazer com regularidade, num ano não precisei de o fazer. Só quando sentir alguma folga é que pensarei em chegar a esse rolamento. Para já, com perto de 3500 kms transmitem as mesmas sensações de quando eram novas.
Quanto aos raios, não sei se são ou não os mais indicados para ti. No meu caso estão a aguentar-se muito bem, peso equipado um pouco mais de 80 kg, não faço saltos nem procuro pedra em demasia mas também não faço tudo para a evitar :)
 
As minhas com fitas acusaram 1382g. Quanto ao preço, tenho de procurar a factura... De qualquer forma interessa-te saber o preço de uma montagem para lefty. Uma montagem exactamente igual à minha com a devida alteração do cubo dianteiro fica em 589,90€ + portes. Segundo a loja ficam com um peso de 1328g.
 

Rui Marçal

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Vamos a contas e pesos.

Posso optar por estas hipóteses:



Tune Cannonbal SL: Peso: 89 grs Preço: 217€
Tune Prince: Peso: 189 grs. Preço: 427,5 €
Totais peso: 278 grs. Preço: 645€



Tune Cannonbal Peso: 99 grs Preço: 147€
Tune Kong Peso: 210 grs Preço: 297€
Totais Peso 309 grs Preço 445€



DT Swiss 240S Peso: 124 grs Preço 157€
DT Swiss 240S Peso: 244 grs Preço 287€
Totais: Peso 368 grs Preço 444€

Relacionando preço e peso parece-me claro que os DT Swiss perdem para a 2ª opção equivalente em preço mas mais pesada cerca de 60 grs...

A 1ª opção é mais cara mas também mais leve, principalmente relativamente aos DT Swiss...
 

Rui Marçal

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Enquanto as rodas não aparecem...tipo uma experiência bttista surreal...


Tive esta experiência com uma bike das rodas grandes. A rapariga que eu montei chama-se KTM FAT RAT.



Devo salientar para quem pensa que a roda 26' morreu, esta é uma roda 26' X 4.00, lol...

O que achei disto?

Muito interessante mas não comprava...

O arranque é lento, a bike pesa 16,5kgs. Para mim que estou habituado a uma bike com menos de 9,5 kgs...isto é um pesadelo.

O aspeto positivo é que isto come as imperfeições do piso com uma fome louca. Saltar passeios ou desce-los, não se passa nada e mal se sente.

Portanto esta menina numa descida a direito deve ser um espetaculo. Parece que apareceu este tipo de bikes para a malta que gosta de descer na neve, tipo as avalanches.

A travagem é muito potente tal como a tração, tal a largura dos pneus e o incrível balão que eles fazem quando se trava ou se metem os cavalos no chão.

O maior problema, curvas...Os pneus são muito altos e dobram-se...e muito...estão a ver um tipo a curvar e a sentir-se a bike literalmente a fugir para fora...medo.

Seja como for, foi uma experiência muito divertida e diferente.

Também experimentei esta Cube.




É a Cube Stereo Hybrid.

É um conceito interessante para a cidade mas parece-me algo desnecessário...

Vamos lá a ver. Tem 5 níveis de potência, desde o desligado ao Turbo, potência elétrica no máximo.

O motor elétrico auxilia a força no pedal, ou seja, sempre que rodamos o pedaleiro sente-se logo a força elétrica a fluir. Porreiro pá.
Subi umas cenas com 25% de inclinação e relva por baixo. A tração é elevado, pois estava calçada com pneu largos, com medida de ERTDO acima dos 60 de certeza. Mal chegou a perder tração.

A geometria até nem é má, pois a roda da frente ainda quis levantar mas facilmente se corrigia este handicap.

O maior problema são os mais de 20 kgs que deve ter. Pois é, aquilo a descer não é nada ágil...

Depois, para quem pensa que pode ir para trilhos lixados com ela, também não é bem assim. Sempre que vão devagar, a descer por exemplo e quer passar algum obstáculo, onde se exige pouca força, o sistema não consegue entender bem isso, então, ao dar um pouco ao pedal, o sistema elétrico "acorda" e vai de dar um cheirinho para a frente, lol...não é muito agradável.

Por outro lado, como o peso da bike é muito grande, uma parte da energia elétrica é usada para compensar esse peso excessivo, depois pouco sobra para nos ajudar. Em alta velocidade, não se nota o sistema elétrico a atuar, não sei se desliga. O que é certo é que para chegar aos 30 km/h temos de suar e bem.

Em breve, umas fotos das rodas novas...
 

Rui Marçal

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Pré-encomenda feita:

Aros: ZTR Alpine


Cubo frente: Tune Cannonbal SL


Cubo Trás: Tune Prince


Raios: CN Spoke Titânio




Válvulas: American Classic



Todos fogem das 26'...e eu invisto em 26'. Serei louco?
 

Medroso#78

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Boas,

Rui, és louco nada ora essa!!!!! Pelo menos para já. :p

Pois se a evoluis hoje, e "amanhã" a "dás", isso sim é de loucos! Estou ansioso para vê-las montadas na light "perneta". :p
 

Rui Marçal

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Boas, está bom?

Evolui-la hoje para depois dá-la como faz grande parte do pessoal. Nunca.

Depois deste projeto chegar ao máximo da evolução, ou seja, tudo topo de gama e abaixo dos 9 kgs, pode ser que pense num novo projeto para daqui a uns anos, talvez algo diferente com uma geometria diferente. Talvez algo com uma boca maior para comer mais pedra que esta Scalpel.

Vende-la? Alguém me dá mais de 6000€ por ela? É o que tem de material em cima, aliás tem mais que isso...Pelo peso de 9kgs em suspensão total quantas bikes novas arranjas por menos de 6 000€?

Depois não te esqueças de outro pormenor. Esta já não é uma roda 26'. Basicamente é uma roda 27,5' e para mim é por esta medida de roda que passa o futuro. Por isso...esta ainda vai romper muitos pneus aqui por casa, lol...
 

essence_s

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Grandes escolhas para as rodas, só um pormenor:
Os cubos vão ser um vermelho e o outro preto ou as fotos são só ilustrativas?
Já agora os raios são de titânio em 2 cores também??
 

Rui Marçal

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Boas HYPPERSONIC,

Temos de fazer um encontro de roda 26', lol...onde o estradão é proibido lol...

Boas essence_s,

É tudo ilustrativo.

Os cubos são ambos em vermelho, a cor dos aros está correta e os raios ainda não sei bem que cor tem, pois não os vi ao vivo. Sei que é só uma cor e não pude escolher. O que já me disseram, é que o titânio pode ter várias nuances de cores, mas são tipo metalizados.

Os nipples são vermelhos também.
 

Rui Marçal

New Member
Bom dia Maverick,

Aí está uma boa questão e é essa a minha única dúvida se terei feito bem ou não.

O que sei de certeza é que são mais caros cerca de 160€. Também são mais leves 45grs que os leves Sapim Superspoke.

Dizem que são mais flexíveis o que dão mais conforto.

Depois há pela NET muita contra informação que partem mais por exemplo. Conheço pessoal que usa e nunca tiveram problemas com eles. Daqui a uns meses posso dizer-te se fiz bem ou não.
 
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