Cannondale Scalpel 2 2012 (Upgrade)

Rui Marçal

New Member
É a eletrónica a chegar às bikes. Mas eletrónica, calor, frio, humidade, lama, pó e mecânicos que não percebem nada de eletrónica pode dar uma rutura explosiva. Pelo menos para já. Mas é uma tecnologia de se tirar o chapéu...
 

Rui Marçal

New Member
Ora boas...


Depois de uma temporada menos ativo, com poucas novidades em que a bike foi até à Holanda e, parece-me que o problema não terá ficado resolvido, pois está novamente a começar a fazer ruídos do pedaleiro...


Como tal, todos os investimentos que possa fazer serão sempre com poucos euros enquanto não resolver isto de vez...Lá para o inverno deverá ter de fazer outra viagem até à Holanda.


Entretanto, decidi alterar a posição de condução para algo menos agressivo para descer.


A geometria da Scalpel quando saiu era uma geometria para competição, muito agressiva. Neste momento, com a entrada de geometrias roda 27,5' e rodas 29', comigo a fazer trilhos mais técnicos esta geometria começa a estar algo ou muito ultrapassada.


Para quem gosta de trilhos ou algo que não seja demasiado técnico ou que goste de subir bem, é boa, mas para quem como eu se aventura por trilhos muito técnicos e principalmente com muitos drops não é a mais ideal, e como diz o Luís Nogueira (Nozes), eu sou maluco em andar em alguns sítios com esta bike, lol...


Começo a dar-lhe razão e até ao Luís Vicente, outro "mago" do BTT com muitos anos nas canela que a condução desta Scalpel é muito sobre a roda da frente e pouco sobre a de trás.


Como tal, vou experimentar um avanço do 90mm emprestado, em detrimento do meu de 110mm.


Vai tornar-me a bike mais rápida e transferir algum peso para trás. A subir, terei de compensar com o corpo para a frente não levantar tanto...


A outra situação, será um aumento da largura do guiador, de 640mm passarei possivelmente para 700mm. Estou a ponderar este:





O meu tem 149 grs, este sem ser cortado tem 175 grs. Tem um ângulo de recuo de 8º e uma elevação de 4º.


Deverá dar-me mais estabilidade e mais arranhões nos braços quando faço os meus adorados singles, lol...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Olá BIG frend Rui, :)

....mandar a bike novamente para Holanda para?!!??! Isso range mas não quebra, descansa!!!!! Tens que passar a usar fones BEM ALTOS enquanto pedalas!!! :D

....essa bike, com esse sistema "zero pivôs", é bem normal que seja mais "ruidosa" nessa zona do pedaleiro amigo!!! E pq?!?!!? As escoras fletem, mais propriamente na zona do pedaleiro.... com o tempo, km´s, porrada, perde rigidez, tornar-se-à cada vez mais flexível/ruidosa.... por isso não há motivos para alarme! Simmmm, eu sei que é chato ouvir "estalidos", chiadeiras, etc... etc... eu também DETESTO, confesso! No teu caso, lamento, mas não me parece que tenha solução devido à explicação que dei (vou exemplificar com um vídeo que certamente já viste... não quebra, mas sentem-se as fibras a estalar/fletir), tal como vais ouvindo tu a cada pedalada.

...quanto à alteração que pensas fazer na bike (avanço etc..), parece-me normal.. pois um gajo sente natural necessidade de estar constantemente a "inventar", nunca estamos satisfeitos (o que está EXCELENTE hoje, está uma "cáca" "amanhã")!!!! :D
De qualquer forma, pela experiência que tenho, e pelo que "falas", enquanto não evoluíres para uma outra montada não terás sossego (fica o aviso)!!!! :p

Vídeo (vê/escuta): [video=youtube;SDVpRSNtcPQ]http://www.youtube.com/watch?v=SDVpRSNtcPQ[/video]
 

Rui Marçal

New Member
Boas amigo,

Impressionante o que o carbono aguenta...A malta que fala mal do carbono e diz que alumínio é melhor, gostava de ver um quadro de alumínio aguentar isto. Claro, que apesar de o quadro voltar à posição normal, não acredito que esteja com a saúde que tinha antes de ser exprimido, lol...

Quantos aos ruídos, não concordo contigo. Para mim, continua a ser os casquilhos do BB30 a fazerem barulho...e não o carbono.

Se fosse o carbono, eles não conseguiam tirar o barulho, e, o que é certo é que tiraram. Fez alguns 1000 km e agora está a começar a ganir outra vez, pouco, mas está lá.

Já andei uns metros com o avanço de 100mm e não de 90mm como eu pensava. Este avanço pesa 153grs e li algures que o meu pesa 280grs! Claro que o peso do meu tem de estar errado, lol...Tenho de consultar melhor o peso do bicho, ou, se alguém sobre que fale agora ou cale-se para sempre, lol...

Do pouco que andei notei logo uma posição de condução mais elevada como seria de esperar. Falta mandar-me pelos drops abaixo e fazer singles retorcidos para ver a rapidez de resposta da direção...
 

Rui Marçal

New Member
Desde o últimos post, mais umas poucas novidades...

Meti a 3ª corrente com esta transmissão e nada de chupões. O que quer dizer que ainda tenho transmissão para mais uns 2 000 km pelo menos...

Em relação ao avanço 1cm mais curto, nota-se...

A posição de condução mais "subida", logo mais confortável.

Fiz cerca de 25km no sábado e cerca de 35km no domingo, nada de mais, mas deu para ver que gosto mais desta posição de condução.

A descer ainda não tirei grandes conclusões, pois as voltas foram mesmo muito soft.

Ainda tentei fazer umas subidas com mais de 30% de inclinação para ver se a roda da frente levantava mais ou não, mas o piso era de saibro pouco trilhado e com muito pouca tração, começando a patinar mais cedo do que a roda poderia levantar...

Tenho de ir fazer uns trilhos com o Nozes ou o Vicente e aí é que dá para ver...
 

essence_s

New Member
A malta gosta mesmo é de inventar e porque n ir ajustando a bike aos tipo de piso/sitio por onde se vai andando?
Para mim quando se começa a colocar guiadores muito largos numa bike destas caracteristicas, é meio caminho andado para estar a abusar dela...
 

Rui Marçal

New Member
Boas essence_s

Acertaste em tudo.

Estou a tentar acertar a geometria mediante o que faço e sempre fiz. Mas agora a tentar abusar mais um bocadinho, lol...

Abusar abusar, não, senão pode ser considerado violação. O que tento é descer um pouco melhor, lol...

A Scalpel tem uma geometria muito agressiva para descer a pique, lol...
 

Rui Marçal

New Member
Lol...

Pois não a melhor bike mas desenrasca...e a tentativa é que me desenrasque um pouco melhor, lol...

O guiador chegou hoje e vou monta-lo na segunda feira.

Para já, o feedback do avanço só 1cm mais curto nota-se qualquer coisa.

Com o guiador mais largo e já sei de experiência própria resulta de certeza.

Em relação ao guiador mais elevado, para descer é melhor de certeza. Vou ficar com uma posição de condução mais elevada, mais relaxada e deve ter menos fator cagaço a descer, lol...

Em termos de beleza, este Race Face é bem bacano...

MODERADO
 

Rui Marçal

New Member
Guiador montado...

Fotos prontas para serem postadas quando tiver algum tempo...

Em termos visuais fica melhor que o Easton...

Em termos de largura, não o cortei e mantive os 715mm de largura...muito para uma roda 26' (no meu caso já está mais 27,5'), talvez. Visualmente não choca nada.

Em termos de geometria, pouco experimentei embora já tenha feito uns bons drops perto de casa e foi positivo. Não é nada do outro mundo, mas a coisa flui melhor.

A posição de condução está mais relaxada e isso nota-se no imediato.

Em breve umas fotos...

Porque o meu último post tem escrito "moderado"?
 

Rui Marçal

New Member
Hoje foi dia de testes...

Andei nos singles de Almoster que conheço muito bem e é nestes sítios que se consegue retirar as melhores sensações que algum componente que se queira testar.

Fiz uma picada, ou seja, não fiz. É uma subida curta mas lixada. Tem uma inclinação final que chega aos 35% e ainda por cima é uma espécie de saibro com alguns regos. Nada fácil, eu nunca a consegui fazer embora já tenha visto pessoal a fazê-la como foi hoje o caso. Mas isso pouco interessa...

Hoje não a fiz, não porque a roda da frente possa ter levantado devido ao novo guiador ser mais propício a isso, mas sim por falta clara de pernas.
Seja como for, deu para perceber que este guiador mais largo e sobre elevado 5º não me retirou nada, ou quase nada a subir, porreiro.

Nos poucos drops que fiz, noto mais alguma facilidade em fazê-los. Não vou tanto montado na lefty, vou mais à vontade e o fator cagaço baixou um pouco. Também não preciso de me "mandar" tanto para trás como antes, sendo mais fácil encontrar a posição de condução.

Mesmo assim, onde noto a maior diferença, é na posição de condução, mais relaxada, menos agressiva, mais confortável.

Agora, pedalar em pé dá mais jeito. Como o guiador é mais largo dá para fazer mais efeito alavanca, portanto o efeito semelhante que se consegue fazer com os chamados "cornos" que a malta planta nas extremidades dos guiadores.

O controle aumentou com esta largura sendo mais fácil dominar a bike e o equilíbrio também sai mais beneficiado porque vamos com os braços e ombros mais abertos.

Mas nem tudo é positivo:

- A rolar é pior, temos uma superfície frontal maior;
- Em singles com muita curva ou muito sinuosos em que é necessário rodar o guiador muito rápido perde-se rapidez;
- Os braços chegam a casa mais arranhados que antes...

Concluindo, parece-me que o investimento foi positivo pois alcancei alguns dos meus objetivos, descer melhor a ter uma postura de condução mais relaxada.

Vamos ver outros locais e testar mais, para já são estas as primeiras impressões.

Amanhã, vamos ver se saem umas fotos da praxe.
 

essence_s

New Member
Ora ai está , isso em singles com arvores...é no minimo perigoso, mas é uma questão de habito, claro.
O que interessa é que te sintas bem em cima da bike e mais á vontade em situações mais dificeis.
 

Rui Marçal

New Member
Ora bem, cá vão umas fotos do guiador Race Face Next 3/4 Riser:



Como se pode ver, aqui vai um aumento de peso na Scalpel. O Easton pesava umas 149 grs e este balda-se para umas pesadíssimas 185 grs. Assim sendo a Scalpel deve estar agora com cerca de 9,490 kgs...





Gosto mais deste guiador que do Easton. Ganha uns bons pontos.



Aqui está o "velhinho" Easton. Nunca me deu qualquer problema. Um excelente guiador. Aconselho vivamente.



É só de mim ou esta marca RACE FACE tem um dos melhores nomes comerciais do mercado? RACE FACE. Tem pinta. Quando tiver outro filho vou chama-lo RACE FACE...





Avanço mais curto, de 100mm. Se calhar, um dia destes ainda compro um de 90mm...



 

davidream

Active Member
bOAS!!
"Cara de corrida" anda á Sopa!!!:rotfl: hehehe

O guiador sobre elevado ficou altamente na bike!quer a nivel estético e de certeza tb a nível de conforto/controlo.
Pena as gramas extra,mas sem dúvida grande Upgrade!!:yeah:

Cumps
 

Rui Marçal

New Member
Davidream,

O que é isso a chamar nomes ao meu futuro filho, lol...

Ontem dei mais uma volta.

Em relação ao conforto, portanto, se flete mais ou não de forma a amortecer algo mais, não noto em relação ao Easton. Mas, na prática tem de fletir mais pois é muito mais largo...mas a lefty encarrega-se de "papar" todas as imperfeições que vou encontrando.

Agora se bloquear a lefty e começar a forçar o guiador de um lado para o outro noto mais fleção.
 

Rui Marçal

New Member
Boas malta.

Como isto tem andado um bocado parado, vou ver se animo isto.

Estou a pensar trocar finalmente as rodas Sun Ringlé Pro de 1585 grs por algo mais leve.

O que me aconselham?

Quero algo fiável e resistente.

Já estive a ver algo e para já estou a namorar umas No Tubes ZTR Alpine com o cubo da frente Canonbal e o de trás Kong.

Raios Sapim CX-Ray. Pesam cerca de 1285 grs. Custam cerca de 717€.
 

RTC

Super Moderador
Bom dia.

O teu desejo de trocar as rodas já tem muito tempo mas embora tenha achado que fizeste sempre boas opções na troca de muitos componentes, nas rodas convém ser mesmo cauteloso. Isto porque sabes bem que a pedra dos Candeeiros que tu tanto gostas pode derreter umas rodas dessas em pouco tempo.
Não estou a dizer que essa opção que falaste não seja boa. Pretendo apenas dizer que a trocar tens que dar o tiro certeiro por umas que, embora sejam mais leves, sejam também resistentes. Aros e raios são determinantes.
 
Top