Cannondale Flash Carbon Hi Mod 2 - M (2012) - Emagrecimento: Fase 2

jemb

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Viva,
já ando por aqui há muito tempo, mas não sou um postador muito assíduo. Por isso, como "mea-culpa", decidi e apresentar o projecto da mais leve cá de casa.
Pode ser que vá mostrando um pouco das outras "montadas" ;)
Neste caso, trata-se de uma Cannondale Flash Carbon Hi Mod 2 de 2012 26".
Não tenho a referência do peso inicial, mas, a partir de um site credível, obtive o peso base de 8.820g (tamanho L sem pedais).

Segue a lista de equipamento original e as alterações que fiz até agora:

Quadro: Cannondale Flash Ballistec Hi-Mod Carbon - Tamanho M
Suspensão: Lefty Speed Carbon XLR, 100mm, OPI, Solo Air
Caixa de direcção: Cannondale HeadShok Si
Avanço: Cannondale OPI ajustável 31.8 / -5º
Guiador: FSA SL-K recto - Easton EC90 carbon 560mm
Punhos: Cannondale - ESI Grips
Rodas: DT Swiss XCR 1.5 - ZTR Alpine + DT Swiss 240S + Sapim CX-Ray + Nippels de Alu
Chavetas: DT Swiss XCR 1.5 - KCNC
Pneu frente: Schwalbe Racing Ralph PaceStar 2.1 TR
Pneu trás: Schwalbe Racing Ralph PaceStar 2.1 TR - Schwalbe Rocket Ron Evo 1.85 TR
Travões: Avid Elixir 9 Carbon
Disco frente: Avid HS1 160mm
Disco trás: Avid HS1 140mm - Ashima AirRotor 140mm
Manípulos: Shimano XT - SRAM Attack
Desviador frente: Sram X0
Desviador trás: Shimano XTR M985 10v - Shimano XTR M971 9v
Cassete: Sram PG-1070, 11-36 - Shimano XT 11-32
Pedaleira: SRAM S2210 BB30 39/26
Corrente: KMC X10SL
Espigão de selim: Flash Carbon Save - KCNC Ti Pro Lite 350mm 27.2
Aperto espigão de selim: Cannondale
Selim: Fi'zi:k Tundra2 K:ium - Selle Italia SLR 135g
Pedais - Look Quartz

O peso total é de 8.070g (+/- o erro da balança ;-) )

As rodas estão convertidas com PowerTape e Stan's NoTubes.
Parece-me que foi um bom ganho de peso com um investimento relativamente baixo.
O relato acima corresponde à fase 1...agora vem a fase 2.
A utilização de 2x9 já é defeito e feitio e, por isso mesmo, não estou aberto a mudanças nesse capítulo!
Confesso que já tenho 3 componentes a caminho que, de certa forma, são novidade porque não vejo muitos pelo fórum.
Sugestões / comentários são muito bem-vindos.

Algumas fotos "foleiras"

Vista geral
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Costumo dizer que é o que os outros vêem...
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Algum detalhe sobre transmissão e rodas
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"Painel de controlo"
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A hora da verdade
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Abraço
 

Rui Marçal

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Boas, assim de repente...Discos para o lixo e depois atacava os travões, está quase tudo de topo e aqui falha um pouco...

Mais tarde, nos pneus apostava em medidas maiores, tanto na frente como atrás. Recomendo vivamente os Maxxis Ikon 2.2 convertidos para tubelesse com cerca de 540 grs...

Quando a cassete rebentar, troca por uma XTR onde também perdes algum peso.

De resto, brutal.
 
Bela máquina!

O que eu faria se a BIKE fosse minha :) :

- Trocava o selim por um preto, tirava os autocolantes das rodas e passava lixa no guiador. Acho que os vermelhos não ficam aí bem.

- Tirava o disco ashima e voltava a montar o hs1. O hs1 trava melhor, consome menos pastilhas e não deixa de ser um disco leve.

- Estaria atento a promoções de travões Fórmula R1 (modelo antigo) porque elas andam aí :)

- Procurava uma cassete Xtr no Ebay (cheguei a comprar uma nova por 60€).

- Montava um Rocket Ron 2.1 na frente e guardava o Racing Ralph para trás, é lá que ele faz sentido.

Estas seriam as primeiras coisas que alteraria, com o tempo outras se seguiriam :)


Quanto ao facto de te quereres manter em 9v, acho que fazes muito bem. Já tive uma transmissão Xtr 9v, troquei por uma XX e fiquei tão bem como estava... Tens ainda a vantagem de encontrar algum material a preços muito interessantes, tal como a cassete que referi.
 

jemb

New Member
Boas,
obrigado pelos comentários.

Parece-me que as sugestões assentam em três aspectos fundamentais: pneus, sistema de travagem e cassete

  • Travões - tenho uns R1 na Spark que estou a pensar colocar nesta montagem. Estou na dúvida sobre como resolver o problema do XLock da RockShox que está bem integrado com os travões X9 (quando colocar os R1, tenho que ficar com o remote ao lado). Talvez ganhe um pouco de peso e aposte nos R1 com o disco do R1 na frente (160mm) e um de 140mm atrás.
  • Pneus - Para os percursos que teho feito, o RoRon 1.85 atrás aguenta-se bem. À frente é que não me dou nada bem com o RaRalph. Devo seguir a sugestão e meter um RoRon 2.1 na frente. Nunca experimentei os Ikon, mas vai ficar na minha lista de testes.
  • Cassete - já meti na minha lista de procuras. Esta está praticamente nova, mas vai parar a outras montadas brevemente ;)

Agora algumas dúvidas e repostas para o Lux:
  • Lixar guiador - que tipo de lixa posso usar para isso. 2000? Não há grande risco de danificar o material?
  • Selim - é um dos componentes que já tenho para montar. Não o fiz ainda porque não quero colocar os carris de carbono no kcnc. Acho que vai ser novidade, tem menos de 75g e não é um Tune nem um Saevid....
  • Autocoloantes das rodas - já fiz uma encomenda ao nosso colega do fórum. Vou meter uns "Tós" novos com cores a condizer com a Flash

Já tenho novidades em casa para montar. Actualizo assim que tirar umas fotos mais ou menos
 
Já lixei o meu pedaleiro XX e o meu guiador.

Para o pedaleiro utilizei a seguinte lixa e verniz:

www.forumbtt.net/showthread.php?45956-Scott-Scale-50-gt-gt-gt-Look-986/page68

No guiador utilizei 600 e 1200.
Ficou com o seguinte aspecto:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?45956-Scott-Scale-50-gt-gt-gt-Look-986/page84

A meu ver, a única desvantagem de lixares o guiador passa pela desvalorização que irá sofrer numa possível venda. Se tens a certeza que essa medida te chega e não tencionas vir a trocar, força na lixa :)

Não precisas lixar muito. Lixa apenas até à tinta sair. Assim que comece a soltar pó preto, pára porque já é carbono e não verniz / tinta.

Quanto ao selim, Gelu?
 

jemb

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Thx,
epah...a tua ficou com uma aspecto brutal. Vou tentar meter mãos à obra no guiador e vamos ver se me dou bem com a bricolage, eheh.
Quanto ao selim, não é um Gelu -;) Logo à noite já devo postar uma foto (apesar de não o montar porque ainda estou à espero do espigão).
 

jemb

New Member
O guiador Easton EC90 não estava do meu agrado (esteticamente) e, por isso, decidi aventurar-me na bricolage (thx ao Lux pelos conselhos).
O resultado até foi melhor do que esperava. Segue um conjunto de fotos a relatar os trabalhos. Tenho que a levar ao mato durante o dia para mostrar melhor o resultado.

Material usado
CAM00225.jpg


O antes (o guiador tinha inscrito 120g, mas verifiquei 126g)
CAM00220.jpg


Lixei primeiro com P500 e finalizei com P1000. Ficou com este aspecto e menos 1g, lol:
CAM00226.jpg


Depois de uma camada de verniz, o resultado foi este (voltou ao peso original, eheh):
CAM00228.jpg


Entretanto, dei-lhe mais uma camada de verniz e ficou a secar durante a noite. Logo já faço a montagem e posto os resultados completos.
 

jemb

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Sim, tenho que tirar umas fotos decentes. Até porque já sofreu mais umas alterações ;)
Aqui vai o selim. Só fiz uns pequenos testes porque não quero comprometer os carris. Estou à espera de um espigão novo. Pareceu-me confortável, mas foram só 30km. Teste a sério e relatório mais detalhado para breve.

CAM00177.jpg


Entretanto, chegou isto:
CAM00207.jpg


Et voilà
CAM00210.jpg


Na balança:
CAM00215.jpg


Atenção que esta versão tem a aranha e aperto de 2013. O resto são os componentes de 2015. Assim, o peso bate certo com o esperado. A versão 100% 2015 tem menos 15g.
Devem pensar que sou um bocado "parvo" por trocar a S2210 praticamente nova mas...há sempre um mas, a S2210 vai parar à bike prima desta, que tinha uma FSA Afterburner, lol.
Já montei a pedaleira e tenho mais uma novidade estética...faltam as fotos
 

jemb

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O material já está montado.
Novo peso: 8020g (baixou aprox 50g). Além das alterações estéticas, reduzi 63g na pedaleira, mas aumentei 6g nos pedais (parecem os mesmo mas estes são uns look quartz carbon que tinha por casa. Como são a versão mais recente e reforçada, o par tem 265g contra os 259 dos quartz antigos).
Estava a contar que ficasse sub 8 com a alteração da pedaleira...está quase (no espigão e selim devo tirar perto de 90g) ;).

Seguem algumas fotos que tirei ao fim da tarde.

Conjunto completo:
CAM00234.jpg


CAM00237.jpg


Pormenor da bricolage...Era o foleiro EC 90
CAM00231.jpg


Detalhe das alterações...a parte estética ficou muuuuuuito melhor, eheh
CAM00240.jpg


Agora é esperar pelo fds para poder puxar por ela a sério.
Na agenda está o espigão e selim (ambos full carbon) e vou meter-lhe os R1 que tenho na Spark.
Depois, vou precisar de muitas sugestões para transformá-la numa sub 7.??

Abraço
 

jemb

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Lol,
sem dúvidam da maneira que escrevi não me fiz entender.
Meti 7.?? porque ainda não sei os números que vão aparecer em vez dos ??.
A minha ideia é ver onde vou ficar com a alteração dos travões, selim e espigão. Diria que há-de andar entre os 7800 e os 7900g, mas por agora são apenas expectativas.
Dependendo desse valor, a ideia é definir um objectivo realista (e.g., 7700) para que possa ir aplicando alguns "truques" e ir reportando aqui. (não sou muito dado a trabalhos manuais, mas pode ser que este tópico sirva para o pessoal não ter medo de mexer).

@Lux: esses Attack ficaram com um ar muito mais sóbrio. Além disso, a discussão para reduzir os cabos dos R1 também me vai ser muito útil...sempre a aprender ;)
 
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