Boas pessoal.
Devido a algumas dores de cabeça que a minha RCZ me deu (e prevendo o pior num futuro próximo) cortei o mal pela raiz e troquei-a. A bike foi para retoma, e da loja vim montado numa Cannondale F29 5, em alumínio, de 2015.
Equipamento:
Com isto tudo vocês devem estar a perguntar "e o peso?". Pois, o peso com a bike toda completa está com 11,7kg. Sei onde posso retirar peso, mas para já não o irei fazer.
Em relação à máquina, ainda só consegui fazer um pequeno test-drive com 20km e 600m de acumulado, pelo que cheguei a estas breves conclusões:
> Quadro: O tamanho é um L o que faz com que seja o ideal para a minha altura (1,84m). Encaixo lá bem, é confortável e bastante ágil. Tem um aspecto dos tubos largos, coisa que gosto de ver na nesta bike.
> Suspensão: Nunca andei com boas suspensões pelo que estou maravilhado com a Lefty. Para já a lefty dispensa apresentações (agora sei o porquê da malta que usa diz que não quer outra coisa), lê muito bem o terreno, tem uma resposta rápida, super suave e para o seu peso, é bastante robusta. Sempre me fez confusão ver uma suspensão só com um lado, mas depois das primeiras pedaladas essa impressão se desfez num ápice.
> Rodas: Já tinha ouvido falar das montagens das ZTR mas nunca tinha andado com umas. Sou adepto das Mavic, mas estas, embora não sejam muito leves, fazem um rolar suave e bastante rolante. Como sou levezinho deduzo que não irei ter problemas com as mesmas.
> Pneus: Estes Racing Ralph dividem opiniões, e tal como sou adepto das rodas Mavic, em pneus sou adepto dos Maxxis, embora quando estes se gastarem aposte nos Continental RaceKing e/ou x-king (manter o 2.1 ou então passar para 2.2 à frente e 2.1 para trás, é uma questão a ponderar ainda). Como é obvio, pneus novos, o rolar foi bastante bom, aderência q/b (ou sou eu que sou azelha a curvar) e não se negaram ao terreno por onde andei (foi um misto de alcatrão (muito pouco), pedra solta, terra solta).
> Transmissão: Aqui talvez o ponto menos bom da bike. Vim de um SRAM X9 e tenho neste momento um misto de Deore com SLX. Gosto muito da SRAM, mas desta vez irei deixar estar estes componentes para ver no que vai dar. Como a bike é nova precisa das tradicionais afinações mas nada preocupante. O desviador traseiro tem o Shadow Plus, mas só me apercebi disso no final da volta e o seletor estava no OFF:fpalm:Mas tirando isso, era suave a passagem das mudanças entre os carretos. Tenho aqui mais 2 pratos (22 - 36) para colocar quando a volta for mais agreste, embora saiba que a rolar irei perder bastante velocidade.
Em termos globais estou contentíssimo com a bike (não podia ter feito melhor escolha), embora saiba que os 20km's de hoje não serviram para muita coisa, para além de fazer pequenos ajustes à bike. Equipamento novo, novo ânimo para os próximos desafios!
Finalmente tenho uma bicicleta com uma excelente suspensão. Mas falta mais km's para poder opinar melhor sobre a burra. Por enquanto foram estas as conclusões que cheguei após o término da volta. Este domingo será o primeiro teste mais a sério no XCO em Castro Marim (colocarei depois um comment sobre o comportamento dela).
Aqui fica mais outra foto da volta de hoje.
Devido a algumas dores de cabeça que a minha RCZ me deu (e prevendo o pior num futuro próximo) cortei o mal pela raiz e troquei-a. A bike foi para retoma, e da loja vim montado numa Cannondale F29 5, em alumínio, de 2015.
Equipamento:
- Quadro: F29, alumínio, speed save, eixo BB30, 1.5" SI head tube
- Suspensão: Lefty PBR 100mm 29, PBR XC Damper, Hybrid needle bearing technology, 45mm offset
- Pedaleira: Shimano Deore M615 Hollowtech II, 38/24
- Eixo Pedaleiro/ Shimano Deore w7BB30 Adapter
- Shifters: Shimano SLX w/I-SPEC
- Cassete: Shimano Deore, 11-36, 10v
- Corrente: KMC X10
- Desviadores: Frente > Shimano Deore | Trás > Shimano SLX w/Shadow Plus
- Rodas: STAN'S ZTR Rapid 29er, 32 raios, tubeless
- Cubos: Frente > Lefty SL | Trás > Formula DC-1422
- Pneus: Schwalbe Racing Ralph 2.1 (tubeless)
- Pedais: Shimano MD-520
- Travões: Shimano XT
- Discos: OEM 180mm/160mm
- Guiador: Cannondale C3 Flat, alumínio, 700mm
- Avanço: Cannondale C3, 1.5", -5º
- Caixa Direção: Cannondale Headshok SI
- Raios: DT Swiss
- Punhos: OEM (vinham de origem)
- Selim: Prologo Nago Evo X8
- Espigão: Cannondale C3, 27.2x300mm
Com isto tudo vocês devem estar a perguntar "e o peso?". Pois, o peso com a bike toda completa está com 11,7kg. Sei onde posso retirar peso, mas para já não o irei fazer.
Em relação à máquina, ainda só consegui fazer um pequeno test-drive com 20km e 600m de acumulado, pelo que cheguei a estas breves conclusões:
> Quadro: O tamanho é um L o que faz com que seja o ideal para a minha altura (1,84m). Encaixo lá bem, é confortável e bastante ágil. Tem um aspecto dos tubos largos, coisa que gosto de ver na nesta bike.
> Suspensão: Nunca andei com boas suspensões pelo que estou maravilhado com a Lefty. Para já a lefty dispensa apresentações (agora sei o porquê da malta que usa diz que não quer outra coisa), lê muito bem o terreno, tem uma resposta rápida, super suave e para o seu peso, é bastante robusta. Sempre me fez confusão ver uma suspensão só com um lado, mas depois das primeiras pedaladas essa impressão se desfez num ápice.
> Rodas: Já tinha ouvido falar das montagens das ZTR mas nunca tinha andado com umas. Sou adepto das Mavic, mas estas, embora não sejam muito leves, fazem um rolar suave e bastante rolante. Como sou levezinho deduzo que não irei ter problemas com as mesmas.
> Pneus: Estes Racing Ralph dividem opiniões, e tal como sou adepto das rodas Mavic, em pneus sou adepto dos Maxxis, embora quando estes se gastarem aposte nos Continental RaceKing e/ou x-king (manter o 2.1 ou então passar para 2.2 à frente e 2.1 para trás, é uma questão a ponderar ainda). Como é obvio, pneus novos, o rolar foi bastante bom, aderência q/b (ou sou eu que sou azelha a curvar) e não se negaram ao terreno por onde andei (foi um misto de alcatrão (muito pouco), pedra solta, terra solta).
> Transmissão: Aqui talvez o ponto menos bom da bike. Vim de um SRAM X9 e tenho neste momento um misto de Deore com SLX. Gosto muito da SRAM, mas desta vez irei deixar estar estes componentes para ver no que vai dar. Como a bike é nova precisa das tradicionais afinações mas nada preocupante. O desviador traseiro tem o Shadow Plus, mas só me apercebi disso no final da volta e o seletor estava no OFF:fpalm:Mas tirando isso, era suave a passagem das mudanças entre os carretos. Tenho aqui mais 2 pratos (22 - 36) para colocar quando a volta for mais agreste, embora saiba que a rolar irei perder bastante velocidade.
Em termos globais estou contentíssimo com a bike (não podia ter feito melhor escolha), embora saiba que os 20km's de hoje não serviram para muita coisa, para além de fazer pequenos ajustes à bike. Equipamento novo, novo ânimo para os próximos desafios!
Finalmente tenho uma bicicleta com uma excelente suspensão. Mas falta mais km's para poder opinar melhor sobre a burra. Por enquanto foram estas as conclusões que cheguei após o término da volta. Este domingo será o primeiro teste mais a sério no XCO em Castro Marim (colocarei depois um comment sobre o comportamento dela).
Aqui fica mais outra foto da volta de hoje.