Cannondale f-si

Discussion in 'Análises e testes' started by wawando, 5 January 2017.

  1. Nozes

    Nozes Active Member

    Grande máquina.

    Pessoalmente,nunca iria para HT para longas distâncias,mas cada um sabe de si. Se não tivesse outra hipótese,pelo menos uns bons pneus 2.25 ou maiores iria ter de certeza.

    A desculpa da manutenção para passar de FS para HT é que não entendo. Uma revisão ao amortecedor por ano,mais um tubo de massa consistente para lubrificar os pontos de rotação 2 vezes por ano,é demasiado?
     
  2. wawando

    wawando Member

    Era bom que fosse assim tao simples... depende muito dos kms e eventuais azares. tudo mantido e tinha que por um conjunto de rolamentos por ano, a meuo do 1o tp rachou-se uma peça do sistema de susp trazeiro, revisoes ao amortecedor, claro, e ao fim de 2 anos amortecedor novo. Atencao que nao me estou a queixar, faz parte. Sao mts kms a levar porrada. E sou "meigo", nao furo ha mais de 2 anos (se andasse a cacetada trilhava os pneus).
    Como referi os pneus vao ser 2.25, estou a aproveitar para gastar os de origem.
    Quem nao experimenta nunca fica a saber como é.
     
  3. zdjota

    zdjota Member

    nao e bem assim, tambem no fim de cada competicao.... se fizeres 4 num ano imaginemos mais as 2 que dizes ja vai em 6....

    tenho uma HT e faco no fim de cada volta uma limpeza e manutencao de fio a pavio, nao so por ser velha, mas porque sei que nao me deixa ficar mal(mas quanto a pneus nao ha milagres a fazer, ja rasguei os 2 num ano, agora ando com os sobreselentes LOLOL)
     
  4. Jocas22

    Jocas22 Active Member

    bela maquina parabens.
     
  5. wawando

    wawando Member

    Update rápido: maquina impec que estou a adorar! Estou a combinar um teste face-to-face com algumas FS top, assim que fizer e dou feedback.
     
  6. Medroso#78

    Medroso#78 Active Member

    Boas,

    então, saudades da FS, não há, né verdade? Nem nas voltas maiores? Com terreno bem coiso?! :p
     
  7. wawando

    wawando Member

    Ora bem, acabei de fazer o Transportugal com a minha querida f-si.
    Já tinha feito com FS.
    Uma das razões para ir para FS foi que todos os "top" iam de HT.
    Foi a melhor decisão!
    Eagle com prato 34 tb é o que recomendo!
    Que maquinão!!! ZERO problemas.
    Mesma cassete Eagle já vai com 3600km(!) e só vou na 2a corrente!
    Únicos probs que tive foi um furo (schwalbe snakeskin frageis para HT que levam mais porrada na roda de trás, já tinha furado em Serpa mas achei que tinha sido azar, mudei para maxxis Ikon e zero furos até ao fim) e o banco que se desapertou na 5a etapa mas não tem nada a ver com a bike e resolvi em 2 min.
    Por isso: se andarem no "reino da pedra" por exemplo na zona de Leiria, etc. Sim, FS. De resto? As light as possible!
     
  8. RTC

    RTC Super Moderador

    Naa...não me convences! :p

    De qualquer forma parabéns pelo teu resultado. Fui acompanhando e sei que foi renhido até ao fim! 5º lugar é top!
     
  9. Medroso#78

    Medroso#78 Active Member

    Boas,
    ainda bem que correu tudo bem. Espero que se tenha divertido. ;)

    Relativamente à questão das "motas" HT, ao fim de 1/2 dúzia de anos de BTT (sempre 200% amador), eis que, compro a primeira HT (Trek procaliber 9.8 SL). Não me desfiz da epic, nem tenciono desfazer-me dela (a não ser que troque por outra epic), mas, estou a adorar a experiência. Sim, pode ser apenas por se tratar de "brinquedo" novo. :p
     
  10. wawando

    wawando Member

    Esse é o mundo ideal e utilizas de acordo com o que te apetecer. Quando se tem que dar tudo e repito: dar t_u_d_o para te manteres com gajos que te querem descarregar a subir, os critérios de decisão começam a ser outros...
    Com HT aprendes a escolher mt melhor os percursos nos trilhos. O exemplo mais gritante é no empedrado. Com FS nem pensas. Com HT aprendes que já sempre uma linha mt mais "porreirinha". E eu desconfio que essa linha porreirinha tb é mais rápida por ter menos micro-desacelerações.
    Já agora, peso final com pneus mais pesados, 2 suportes para bidon e 2 suportes gps 9.4kg. Qt custa uma FS com este peso ou lá próximo?
     
  11. Mr.sa

    Mr.sa Member

    6000€ tens a cube ams slt que pesa 8.9kg, mas metendo grades, pneus de jeito e convertendo para tubeless e pedais, rondará os 9.4-9.6 dependendo dos pedais, grades e pneus(mais a medida) que usares.
     
  12. wawando

    wawando Member

    Hum...
    Já pesaste?
    Estive a ver os componentes e parece-me fruta a mais.
    8.9kg nunca são 8.9kg ainda mais no meu caso que utilizo um L, na realidade deve pesar 9.3kg (e estou a ser optimista)
    Banco Selle SMP +100gr (no minimo)
    Thunder-burt liteskin nem aguentam uma descida... Pneus minimamente decentes mais o líquido +400gr (no mínimo)
    Pedais 380gr (xtr)
    Cages e suportes gps 300g
    Eagle em vez do 11s com gripshift +130gr
    _Completa_ deve pesar, mesmo sendo optimista e cortando umas centenas de gramas no mínimo 10.5kg
    Além disso podes comprar uma ht de topo com descontos alucinantes, esquece lá os 6000eur...
     
    Last edited: 17 May 2017
  13. Mr.sa

    Mr.sa Member

    Tu é que estás a fazer as contas muito oh para cima a meu ver, especialmente nos pneus, esqueceste que tens de tirar camaras de ar e só aí andas a rondar as 300gramas, ou seja compensas o que metes de pneus de jeito aí.

    Depois 300gramas para suporres de gps e de bidão? Só se forem de ferro.
    Os pedais xt é que pesam 380gramas e não os xtr, os xtr é a rondar os 320-330.

    O selim é consoante gostoa, mas sim também acredito que o que tem não seja para muitos.

    A questão do eagle também é uma questão de opção, mas acredito que para provas por etapas dê muito jeito sim.

    No final, eu apresentei-te uma bicicleta que pode ficar a rondar os 9.5kg's, agora claro que não te vou dizer que tenhas os componentes todos a teu gosto, como tens na tua fsi. Se é fruta a mais aqueles nums? Não, não são, basta fazer as contas peça a peça como já fiz, e bate certo. Claro que os 8.9kg's é para o tamanho M, logo para o L seriam mais 200gramas +/-, e se fosse para mim, seria. mais 400-600gramas xD. Mas ninguém me mandou crescer de mais ahahahah
     
  14. Medroso#78

    Medroso#78 Active Member

    Boas,
    por vezes "vejo" certos e determinados números (peso), mas, queria era ve-las, ao vivo e a cores, em cima da balança. Isto, tanto nas FS, como nas HT. Sim, eu sei que, no caso da minha epic, mesmo sendo uma S-WORKS, toda original, incluindo as roval SL carbon, com cubos DT 240s, há mais leves, mas.... não há milagres. :p
     
  15. wawando

    wawando Member

    É por isso que falo com alguma segurança. Tenho posto todas na balança (várias epic s-works) e é sempre como descrevi.
    Mr sa, quando tiveres oportunidade, experimenta pesar essa cube, era porreiro para a malta ficar com mais dados reais.
     
  16. Mr.sa

    Mr.sa Member

    Eu percebo o que vocês referem, mas se analisarem peça a peça o que a bicicleta leva chegam lá, eu no meu lugar, meteria mais a questão de... tenho medo de me meter em cima dela :p

    As rodas no seu composto(aros+cubos+raios) pesam menos de 1200gramas, o avanço pesa uma luva também, aliás só leva dois parafusos invés dos normais 4 o que significa que para meter o guiador dá muito mais trabalho, guiador é da mesma marca, logo também deve ser coisa para 160-180gramas, depois um dos pedaleiros mais leves do mercado, e um quadro que sem amortecedor se não erro anda na casa dos 1500 e qualquer coisa gramas(para evitar 100gramas eles até evitaram pintar o quadro)...

    Pah, parece-me bastante convincente o peso dela sim, claro, depois de investigar certos pormenores. Eu se olhasse para ela e não lê-se a fundo os dados, é normal que fique com a impressão de que alguma coisa está a falhar :p Mas como quando a vi mal saiu, os meus olhos até brilharam, li sobre ela, e já vi alguns posts de pessoal, especialmente alemão, sobre ela.
     
  17. Scubalu

    Scubalu Member

    Viva wawando
    Excelente bicicleta, vi que achas a transmissão Eagle a ideal para o Transportugal, já agora se for possível em termos genéricos
    dares umas dicas de qual o volume de treino para fazer o transportugal não com intenção de discutir lugares mas de acabar as etapas
    ainda com um sorriso na cara.
    Antecipadamente grato se puderes partilhar alguma da tua experiência no TP.

    Abraço
     
  18. wawando

    wawando Member

    Boas @Scubalu
    Para acabares o transportugal com algum conforto, tens que:
    - Estar em forma. A forma depende do ritmo a que queres ir. Mas para te divertires tens mesmo que andar bem. Um bom treino é fazeres quase todas as maratonas (completas, meias são para os pés ;) ) e ultra-maratonas de Janeiro até Maio incluindo (e principalmente) as ultra-maratonas. Isso com 10h de treino por semana chega. Depois adaptas o ritmo à tua forma, estilo e vontade.
    - Manter sempre um ritmo bom mas confortável. Não começares a abrir. Não sigas os outros! (se passam por ti das duas uma ou eles andam mais do que tu ou vão rebentar - em qualquer das situções n queres ir com eles). Da minha experiência: Em todos os TP que participei aconteceu o mesmo: no inicio de cada etapa saiam todos à morte eu ficava em ultimo! No fim de chegava sempre primeiro. Isto aconteceu em TODAS AS ETAPAS dos TP que fiz! E eu fui sempre o primeiro classificado da minha faixa etária! (nota: menos neste ano em que o gajo que ganhou saía ao mesmo tempo que eu e eu nem conseguia ir na roda dele!!!). Por isso: PACE! Ir a ~75% SEMPRE. Olha que parece fácil mas n é!
    - Treina a alimentação e ahidratação. Não comas demais ao fim do dia. Só o suf para ficares bem.

    Estes são os melhores conselhos que posso dar. Aquilo é TOP vai que não te vais arrepender!

    Em relação à transmissão para o TP levei 34 à frente e 10-50 (eagle). Nas etapas 2 e 3 se tivesse posto um 32 à frente teriam sabido bem, mas para o resto tem que ser 34. Há etapas muito rolantes. Optando por um prato 34 sem hesitar!

    Em relação à bike, continua um show. O que mais me espanta é a transmissão eagle: ainda n mudei de cassete e só mudei de corrente antes do TP por receio. Aquilo dura uma vida! Fazendo as contas, acho que sai mais barato do que a transmissão 2x...!!!
     
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