Caminho Santiago - Caminho do Norte/Caminho da Costa

Bike105

New Member
Anualmente dedico parte das minhas férias a realizar um percurso de bicicleta. Felizmente que nos últimos anos esse período tem vindo a aumentar. Assim este ano, dediquei 14 dias das férias, a realizar o Caminho do Norte em bicicleta e em total autonomia. Para complementar esta aventura, desta vez fui acompanhado pela minha esposa.

Pelo que li na net e nos Guias que adquiri, este é provavelmente o Caminho mais duro dos chamados Caminhos de Santiago. A topografia é montanhosa, e o percurso marcado raia o autoflagelo. Tudo o que existe de cumes é escolhido. Eu diria que o percurso foi escolhido tal como foi a Travessia das Montanhas da Ciclonatur - se é cume é para subir!
Como a minha esposa não prima pelo "avontade técnico" em cima da bike e de forma a viabilizar a sua presença, ficou definido que apenas utilizaríamos estradas asfaltadas ou quase… Quanto a dormidas, não há que enganar: Espírito Turístico e Cultural em detrimento do Peregrino. Os espanhóis certamente agradeceram a boa quantidade de euros que por lá deixamos.

No primeiro dia fomos presenteados com umas boas subidas em consonância com a soberba paisagem. O peso das bikes a fazer-se sentir e uma tentativa de seguir o Caminho marcado, veio ainda dificultar mais as coisas. De realçar o verdadeiro culto da bicicleta que existe no País Basco. De fazer corar aqueles que dizem que Lisboa não é ciclável devido aos desniveis aí existentes. Pois...

Foram 14 dias de aventura, desfrute, sofrimento e muita alegria por poder pedalar junto da minha esposa. Ela certamente é a verdadeira Heroína desta aventura. Nunca em situação alguma vacilou ou teve duvidas se queria continuar. Ela foi certamente quem mais sofreu em cima da bike. Tenho muita sorte!

Convido a todos e todas a lerem os relatos de cada um dos dias, assim como a visualizarem as 352 Fotos que estão disponíveis no meu site www.bike105.com

Para abrir o apetite deixo aqui algumas das fotos.

Boas pedaladas
Bike105


Fronteira entre Espanha e França
DSC02947_JPG.jpg


Para que ninguém diga – “Há e tal, estourei porque não sabia quantos quilómetros eram a subir nem qual o pendente…”
DSC02954_JPG.jpg


Caminho original – “ O Caminho daqui para a frente é perfeitamente ciclavél” (informação dada por um conhecedor do Caminho)
DSC02998_JPG.jpg


Bici-tax em San Sebastian
DSC02987_JPG.jpg


Uma tarefa quase diária – Lavagem da roupa e o respectivo estendal
DSC03078_JPG.jpg


Ciclovia – Com subidas. Subiiiidas?! Se fosse em Portugal seria certamente muito plano. Ou será que estaria ainda no Plano mas de Pormenor. Estou confuso…
DSC03135_JPG.jpg


Estas imagens foram uma constante. A água era cristalina mas existiam sempre poucas pessoas lá dentro. Porque será?...
DSC03190_JPG.jpg


Já estamos tão perto que apenas as sombras se deixam fotografar…
DSC03675_JPG.jpg
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Grande António! Que inveja!!!
A foto daquele single de pedra para mim é tipo tarte de natas :lol: Bora lá?! :p

Obrigado por partilhares estas coisas conosco, continua com essa força de vontade e que continues a arte de bem coxear em cima da bicicleta por muitos mais anos :)

Parabéns também à tua esposa, já vi que aí em casa é só determinação :wink:

Um abraço e boas pedaladas.
 

maso

New Member
Parabéns António e esposa pela viagem fantástica e pela coragem. Já fui visitar o vosso site e os vossos relatos são um verdadeiro incentivo para andar de bicicleta.
Cumprimentos.
 

Bike105

New Member
Ludos said:
...
Parabéns também à tua esposa, já vi que aí em casa é só determinação :wink:

Um abraço e boas pedaladas.

Para que tudo fique completo, apenas é necessário converter a minha filha. Com os seus 12 anos escapou este ano, para o próximo, dificilmente escapará.

Boas pedaladas
Bike105
 

pepebapty

New Member
É realmente estas coisas que nos fazem sentir que o sentido da Vida é muito mais do que a aquisição material de bens e o egoismo exacerbado dos nossos dias... Num tempo em que ter significa mais do que ser são relatos e viagens destas que engrandecem a nossa condição Humana! Simplesmente fabuloso! Foi o Caminho de Santiago ( Português ) que me fez voltar a praticar a nobre arte do ciclismo. Fiz a pé ( Maio de 2005 ) mas este ano fiz o Francês de bike em autonomia total! O caminho que tu e a tua esposa fizeram é soberbo... Parabéns... Um abraço e pode ser que nos encontremos por aí...um dia... num País distante... a pedalar!

Ultreya e Suseya

Pedro Baptista
 
Top