Caminho Primitivo - 23 Maio 2011

texranger

Member
Parece que finalmente chegou a minha vez :D

Após ter realizado o caminho português o ano passado na companhia de + 5 amigos em autonomia, o bichinho pegou e ficou logo decidido que tinha que haver nova aventura em 2011. Após várias sugestões e ideias, este ano decidimos realizar o Caminho Primitivo (Oviedo - Santiago) (317 km).

Em termos de beleza e paisagens é possivel de ser o caminho mais gratificante de todos, mas também será o mais desgastante em termos de piso e altimetria, segundo a opinião dos mais entendidos. (7426 m de desnivel de subida acumulado)

Em termos de logistica também não é fácil para 6 pessoas em autonomia, e aqui a ajuda do DEL9JUMBO foi preciosa na programação das etapas e estadias :yeah:, obrigado pela informação enviada. Assim sendo consegui o empréstimo precioso de uma carrinha 6 lugares com caixa fechada para nos levar para Santiago e onde ficará estacionada até ao nosso regresso.

Depois iremos em 2 carros alugados na Europcar (1 Peugeot Partner + 1 Clio) até Oviedo onde serão entregues na sede da Europcar e no 1º dia ainda contamos fazer 35,3 km até Cornellana. No 2º dia iremos de Cornellana até Berducedo (72,9 km). No 3º dia iremos de Berducedo até Cadavo Baleira (74,9 km). No 4º dia iremos de Cadavo Baleira até Arzua (95 km). E no 5º dia fazemos Arzua até Santiago (39,1 km).

Estas etapas são para fazer nas calmas e sem stress porque estamos de férias, são para sentir o caminho na sua plenitude e para tirar muitas fotos que serão depois postas aqui.

O S. Pedro é que parece que não nos vai ajudar, porque as previsões apontam para chuva e algo mais :cadeirada:.......vamos ver.
 

DEL9JUMBO

Member
Boas!!

Espero que tudo vos corra bem...
Aguardo pelo vosso relato e pelas fotos!!

Buen camino!!

Um abraço.

Paulo Freitas
 

SandraS

New Member
Tá quase... Os dias que antecedem as aventuras, são.. anos.. ehehehhe tal é a ansiedade!!!

Espero que tudo corra pelo melhor!

Desfrutem de todos os segundos

Bom Camiño ;)

:yeah:
 

DEL9JUMBO

Member
No 2º dia iremos de Cornellana até Berducedo (72,9 km).

Atenção nesta etapa o Albergue municipal de Berducedo tinha mau aspecto quando lá passei em Outubro, tem em Berducedo um Albergue privado ao pé da igreja que tem boas condições apesar de ser mais caro...
Se decidirem fazer mais 4,4 km até La Mesa vão ter de comprar alimentação em Berducedo visto que não existe nada em La Mesa.

Espero ter ajudado...

Abraço e Buen Camino.
 

texranger

Member
Atenção nesta etapa o Albergue municipal de Berducedo tinha mau aspecto quando lá passei em Outubro, tem em Berducedo um Albergue privado ao pé da igreja que tem boas condições apesar de ser mais caro...
Se decidirem fazer mais 4,4 km até La Mesa vão ter de comprar alimentação em Berducedo visto que não existe nada em La Mesa.

Espero ter ajudado...

Abraço e Buen Camino.

Também sabia disso do albergue privado e do facto de ter de comprar comida em Berducedo porque não há nada em La Mesa.

Mas não sabia do facto de o Albergue estar em mau estado...

Que é que defines como mau para ti DEL9JUMBO ?
 

DEL9JUMBO

Member
Como sabes já percorri quase todos os Caminhos de Santiago e tenho passado por inúmeros albergues tentando sempre escolher os melhores locais para ficar.
A construção do Albergue é igual ao de la Mesa eu falei porque quando lá passei o dito Albergue parecia mais um Bordel( desculpem a palavra) que outra coisa,não gostei muito do aspecto ,nem das pessoas que lá estavam que de peregrinos não tinham nada.
Quando lá chegares vês o estado e logo decidas se ficas ou não!!

Abraço
 

CSPMA

New Member
Boa viagem TexRanger.
Eu vou fazer o caminho francês no inicio de Junho,
Será que o DEL9JUMBO podia dizer quais os bons albergues que existem no caminho, isto se não for muita maçada.
Obrigado.
Helder Batista
 

texranger

Member
cagaréu

Vai pela rota dos Hospitais, é Brutal!!

Pois...tudo depende das condições...fisicas, psicológicas e metereologicas :cool:

Somos 6 ao todo...3 que andam bem...e 3 que andam menos bem, mas na altura eu decido (vou ser o guia :rolleyes:...lol).

Vamos ver como corre a coisa......é preciso é ter pernas.

CSPMA

Boa viagem TexRanger.
Eu vou fazer o caminho francês no inicio de Junho,
Será que o DEL9JUMBO podia dizer quais os bons albergues que existem no caminho, isto se não for muita maçada.
Obrigado.
Helder Batista

Manda-lhe um mail privado que ele de certeza te vai esclarecer. Pelos vistos ele é o ''GURU'' dos camiñantes....senão um dos mais experientes !!! :cool:
 

cister monge tony s

Active Member
caro camarada, que tudo vos corra bem.

em junho, conduzirei o meu grupo pelo caminho sanabrês a começar em Lubián até finisterra.

um abraço e bon caminõ
 

texranger

Member
E aqui me eis de volta do Camiño....

Pois foi...já acabou :(:(:(:(:(

É dificil descrever com palavras e fotos todos os sentimentos e todas as provações por que passamos nestes 5 dias, mas vou dar o meu melhor nos próximos dias, assim que estabilizar um pouco a minha vida pessoal (não pode ser só BTT ;))

Irei fazer um relato diário para mostrar o que é o Caminho Primitivo e postar aqui.

Mas uma palavra para já: FENOMENAL

IMG_0057.JPG
 
Last edited:

nunoklein

New Member
Boa aventura TexRanger.

Este está nos meus planos.

Capricha no relato.

O Paulo deixou fotos espectaculares, mas parece que a realidade supera ainda o que se adivinha pelos relatos.

Fico a aguardar.
 

texranger

Member
Foto - report (1º dia)

Finalmente consegui !!!! :D

Passado 1 mês após a viagem a ter decorrido, estou agora na posse de todas as fotos e videos dos meus colegas e amigos. Por isso este atraso, porque a vida também é feita de trabalho, etc.

Dia 23 Junho - Segunda-feira

IMG_0038.JPG


02:00 horas
--- Ponto de encontro = Condeixa
--- Após embarcar material e pessoal, confirmar tudo, etc., saimos de Condeixa em direcção a Santiago de Compostela pelo IC 2 até ao Porto e depois por auto-estradas e estradas até Santiago

IMG_0041.JPG


06:30 horas
--- Chegada à Estação Ferroviária de Santiago e espera até abrir a Europcar para aluguer das viaturas até Oviedo
--- Ofereceram-nos uma viatura melhor do que inicialmente alugada por net por + 10€ e acabamos por ir numa Seat Exeo e Seat Altea XL onde couberam tanto o material como as pessoas sem grandes problemas.

IMG_0043.JPG


IMG_0044.JPG


10:30 horas

--- Procuramos um sitio calmo e pouco movimentado para deixar a VW Transporter e mudar o material, arrancamos com alguns enganos pelo meio do transito de Santiago em direcção de Oviedo (o GPS deu muito jeito mesmo assim) e apanhamos tanto estradas como auto-estradas até Oviedo. Paramos para almoçar pelo caminho. Em Oviedo fomos à procura da Europcar junto à Renfe. Mas a localização da mesma, mesmo no meio da cidade, e o facto de estarmos em hora de ponta levou-nos a alguns enganos no transito e consequentes atrasos. Abastecemos os carros, entregamos os mesmos, montamos as bikes e equipamos-nos e fomos à procura da Catedral de San Salvador.

IMG_0052.JPG


17:15 horas

--- Inicio do Caminho Primitivo (com um atraso em relação ao programado de cerca de 1 hora)

IMG_0058.JPG


IMG_0059.JPG


E assim começou o nosso verdadeiro camiño, cheio de peripécias, lol...

Pouco depois:............:):):):)........o 1º FURO......:wtf::cadeirada::cadeirada:

IMG_0062.JPG


Como é possivel ? Ao fim de poucos Km !!!! Apesar de liquidos, nanhas e essas coisas todas verdes ou cor de laranja :cool:. Em estradão liso :nsei:

Toca a arranjar e perder mais tempo, lol.

Lá continuamos....... ..... ...... .....e passados mais alguns Km (a poucos de Grado)...... ..... ..... ...... um pneu rasgado !!! :shock::shock::eek:mg::eek:mg:
(um rasgo lateral de 1 cm)

Isto só a nós !!!! Ao passar um pequeno ribeiro com tábua a servir de ponte, o nosso colega ''SEM TRAVÕES'' não viu o pequeno prego que lhe mordeu o pneu.

DSC03344.JPG


Toca a arranjar e perder mais tempo, lol.

Lá continuamos até Grado onde por acaso reparei que me caiu uma barra de cereais da minha sacola do guiador..........ups........onde também devia estar a minha credencial, mas não estava :fpalm::fpalm::fpalm::shock::shock::shock:

Grande consternação geral !!! :hmmm::hmmm:

Depois de ''Reunião de Emergência'' ficou decidido que 3 de nós iríamos voltar atrás uns Km valentes e tentar encontrar a credencial, enquanto que os outros iriam seguir em frente até ao Albergue de San Juan de Villapanada, perto de Grado, e preparar o jantar, já que a noite se aproximava rápidamente.

Andamos cerca de 8 Km para trás nos mesmos trilhos e nada encontramos - grande desilusão - e voltamos então novamente para Grado onde recebemos um telefonema dos outros 3 colegas a pedir para comprarmos pão e atum para o jantar.

AZAR mais uma vez......em Grado celebrava-se nesse dia uma espécie de feriado municipal e as lojas e comércio estavam todas fechadas :fpalm:

Só encontramos uma espécie de pão de forma à venda na estação de serviço de Grado e levamos bastantes.......mas a pensar que íamos rapar fome nessa noite.

De Grado até San Juan de Villapanada ainda foram mais uns Km bastante duros e inclinados....a subir claro....mas finalmente um raio de sorte se abateu sobre nós !!!

Ficamos a conhecer o Domingo, o nosso salvador :venia::venia::venia:

DSC03374.JPG


Ele era o encarregado do Albergue e simpático/prestável à brava. Arranjou-nos o jantar: massa com molho de tomate e outras especiarias (era o que havia...), uma garrafa de vinho e..... arranjou-me uma credencial nova em folha. Melhor que isto era impossivel.

IMG_0073.JPG


À noite começou a chover e pensámos logo no dia que seguinte....iria ser molhado :(

IMG_0071.JPG


Por causa destes favores todos do Domingo deixámos-lhe cada um uma boa gorjeta, que ele bem mereceu...lol

Dados gerais do dia

Inicio - 17:15 horas
Quilómetros percorridos - 45,16 Km
Tempo a pedalar - 2,59 horas
Acumulado - 804 m
Altitude máxima - 398 m
Inclinação média - 5%
Inclinação máxima - 18%
 
Last edited:

DEL9JUMBO

Member
Boas!!
Já sinto saudades desse caminho ao rever as fotos!!

Ficamos a conhecer o Domingo, o nosso salvador

Grande "Domingo"!!

Excelente Albergue e com uma vista fenomenal,o ano passado ele também jantou comnosco.No fim, conversa vai ,conversa vem preenchemos os nossos dados e ele esqueceu-se de carimbar as credenciais!!
No outro dia de manhã ligamos-lhe as 07h00 e ele veio prontamente sem nenhum problema carimbar as credenciais...

Abraço e aguardo o resto do relato

Paulo freitas
 

texranger

Member
Foto - report (2º dia)

Dia 24 de Maio - Terça-feira

O 2º dia amanheceu chuvoso e cheio de nevoeiro. As previsões que vimos ainda em Portugal confirmavam-se. Mas nada que nos tirasse o sono. Depois de um dia anterior com muitos azares e avarias, as expectativas para hoje estavam elevadas. O meu ''roadbook'' apontava que a etapa de hoje seria dura mas também igualmente bela em paisagens.

Acordamos cedo e tomamos um pequeno-almoço ligeiro mas bastante completo, já que o Albergue tem uma máquina automática com café e sumos, etc. Aprontamos o equipamento e as bikes e ''bora que se faz tarde''...

07:35 horas

IMG_0080.JPG


Para não variar, foi logo sempre a subir...

IMG_0086.JPG


O Albergue de Cornellana era para ser o destino final do nosso 1º dia, mas os atrasos e avarias não ajudaram. Estávamos assim atrasados em relação ao plano original, tanto em tempo como em Km, mas optimistas de recuperar essa perda.

IMG_0089.JPG


Uma das muitas construções tipicas da zona...

IMG_0090.JPG


Paragem numa fonte para reabastecer os bidons...

IMG_0091.JPG


Paisagens bonitas mas entrelaçadas com as muitas obras para construção de estradas que existem na zona...

IMG_0092.JPG


Em Salas paramos num supermercado para comprar uns bolos e umas bananas, mas foi preciso alguma coragem para entrar lá dentro. Desde há muitos Km que vinhamos a pedalar no meio da ''m.rda''. Sim....aquele estrume tão cheirozinho que as vacas fazem nas Asturias estava em todo o lado do camiño e tinha-se colado a nós e às nossas bikes de tal forma que qualquer vagabundo que se pusesse ao nosso lado teria vergonha de ser comparado connosco.

IMG_0097.JPG


A seguir a Salas...

IMG_0100.JPG


IMG_0107.JPG


24052011603.jpg


Para não variar do dia anterior...........um furo :fpalm:

O nosso colega ''SEM TRAVÕES'', que tinha rasgado o pneu no dia anterior, teve mais uma surpresa: outro furo derivado de um prego. Resultado: 45 minutos no meio da ''m.rda'' e à chuva para resolver o assunto. Mais uma vez tudo a falhar: tacos, remendos e bombas de C.O 2. Mas as risadas foram constantes devido às muitas opiniões e divergências, afinal estar no meio da ''m.rda'' até estava a ser divertido...lol

Pouco depois de resolvida a avaria..............um furo............do ''SEM TRAVÕES''..........lol............risada total

Depois de uma observação inicial descobrimos que afinal não era furo, mas o rasgão do dia anterior tinha descolado o remendo. Tinhamos connosco um pneu suplente mas o ''SEM TRAVÕES'' queria a todo o custo utilizar o dele :fpalm:

Fartos da chuva decidimos utilizar uma vacaria ali perto para nos abrigar, arranjar o pneu e travar conhecimento com os donos da mesma e as respectivas ''vacas''....lol

DSC03419.JPG


A partir daqui percorremos o trilho mais ''m.rdoso'' de toda a minha vida até Tineo.
Era ''m.rda'' em todo lado e toda a extensão e largura do camiño. Era impossivel desviar ou passar ao lado e estava misturada com terra, lama e mijo de vaca...

DSC03424.JPG


O meu GPS indicava-me um caminho alternativo que vim a descobrir como sendo a estrada nacional (alcatrão). Mas não, nem pensar nisso, os meus colegas e eu viemos para fazer o camiño original, nem que fosse para atravessar um rio de ''m.rda'' a nado...

DSC03425.JPG


DSC03426.JPG


IMG_0109.JPG


IMG_0110.JPG


DSC03427.JPG


Pouco antes de Tineo conseguimos tirar aquela ''m.rda'' toda de cima de nós. Aquela fonte soube a ''SPA'', mas ficamos todos encharcados e a tremer de frio...

DSC03428.JPG


Tineo...

IMG_0116.JPG


A seguir ao almoço em Tineo as subidas serviram para ''aquecer'' os ânimos.....ou o corpo.....

IMG_0117.JPG


IMG_0121.JPG


No corte dos ''hospitais'' a minha intenção era levar o pessoal por aí acima até aos altos, mas o nosso colega ''CARACOL'' teve outra surpresa na sua bike: o shifter das mudanças traseiras (DEORE) deu o berro :fpalm: Solução: meter as mudanças a puxar o cabo...

IMG_0122.JPG


Após reunião de emergência ficou decidido que iríamos até Pola de Allande que ficava a poucos Km e passaríamos aí a noite no Albergue. Aí também se iria procurar uma solução para o shifter dele.

IMG_0127.JPG


IMG_0130.JPG


A solução veio na forma de um shifter já antigo (SIS) de uma bike de supermercado que estava na posse do dono da unica oficina de Pola de Allande :p

DSC03503.JPG


Em Pola de Allande o Albergue quase vazio tinha o básico e uma cozinha com placa vitroceramica onde foi produzido um belo jantar à base de massas regado com um bom vinho...

IMG_0134.JPG


Dados Gerais do Dia

Inicio - 07:35 horas
Quilómetros percorridos - 74,05 Km
Tempo a pedalar - 6,12 horas
Acumulado - 1920 m
Altitude máxima - 805 m
Inclinação média - 7%
Inclinação máxima - 24%
 

DEL9JUMBO

Member
Fantástico!!
Excelente foto-reportagem...
Estou em pulgas para ver o que se passou a seguir,tudo vos aconteceu!!

Abraço
 
Top