Caminho Francês de Santiago

KONA

New Member
Boa noite
Estou a pensar em fazer este caminho em BTT em Junho ou Julho deste ano
Gostaria de saber se alguém o vai está a pensar fazer nestas datas, preferencialmente da zona centro

cump
 

KONA

New Member
Tenho intenção de o fazer, mas sozinho tem os seus riscos como uma queda mais grave ou um problema mecânico que não dê para resolver no local, por isso é que pretendia saber se mais alguém está a pensar faze-lo de preferência da zona centro (Coimbra, Aveiro)
 

NC0sta

Member
Boa noite, o caminho é fantastico (fiz em maio 2013 com 2 amigos) nunca estás sozinho pelo caminho pois ha milhares de peregrinos a pé e de bicicleta. Só podes mesmo ir em Junho ou Julho? pois esses meses são dos piores para o fazer. O ciclista é dos ultimos a ter prioridade nos albergues. Quando o fiz e conforme nos aproximamos de Santiago de Compostela, os albergues vão ficando cada vez mais cheios arriscando a ficar sem alojamento ou a ir para um hotel.
Bom caminho.
 

lucard

Member
Boas,

Tanto esse, como os de Portugal faço intenção de fazer daqui a uns anos quando tiver forma física para tal. Boa sorte com a aventura :)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

como tenciona fazer a viagem até ao ponto inicial? Irá fazê-lo pela primeira vez? Pelo que sei, é o caminho mais belo de todos.

Fui a Santiago, apenas uma vez! Fizemos Vila Real Chaves. O meu grupo vai a Santiago todos os anos, já fizeram esse Francês..... dizem ser o mais espetacular que fizeram. Este ano, no mês de abril, farão o primitivo, sempre com carrinha de apoio por perto. Dormem em hotéis, são sempre uns 30 mamíferos. ;)
 

camponubla

Well-Known Member
A minha experiência com "esse" (o francês) caminho foi bastante decepcionante. Já tinha feito anteriormente o da Costa (desde Irun a Santiago em 10 dias) e a Via de la Plata (desde Cáceres, também em 9-10 dias) e adorei ambos.

O Francês fiz desde Logroño até Santiago e sinceramente, posso dizer que não gostei nada do ambiente. Eram sempre "corridas" até os albergues para ver quem conseguia lugar (lembro que os que vão a pê têm preferência sobre os que vão de bicicleta).

Eu achei muito mais interessantes os outros caminhos, além de paisagens também espectaculares, como nos albergues (e durante o caminho) encontrávamos pouca ou muito pouca gente, dava para poder falar com as poucas pessoas que encontrávamos.

Mas prontos, cada experiência é uma experiência, e certeza que tens milhares e milhares de malta que adoraram o caminho francês :)

Seja como for, é uma experiência que acho que quem gosta de btt/bicicleta deve fazer alguma vez na vida.....(usando os albergues, que é onde se vive também o caminho)

Fiz os três caminhos sempre na mesma época, primeira quinzena de Setembro.
 

KONA

New Member
Boa Noite
Em relação a data não coloquei nenhuma data precisa porque nos meses de Junho e Julho posso ir em qualquer altura, isto para ir de encontro a data de algum grupo
Já fiz alguns em finais de Setembro e apanhei em alguns caminhos bastante chuva
é claro que existem muitas pessoas a fazer o caminho, mas em caso de necessidade e por experiencia própria são as pessoas do grupo que ajudam
Em relação aos caminhos de Santiago já levo alguns milhares de km em vários caminhos que já fiz, só me falta o francês e o primitivo, mas sempre em grupo
Em relação ao nº de dias que pretendo despender, estava a pensar em nove ou dez dias, em relação a ida para S. Jean ainda é uma incógnita, sud express, ou autocarro, não sei
Alguém que me esclareça qual a melhor forma de chegar a S. Jean
 

tragulla

New Member
Disculpa por escribir en Español. En el sud express no permiten llevar bicicletas, ni montadas ni desmontadas, solo si vas en coche cama. Yo fui este verano pasado y el revisor no quería dejar meter las bicis que iban en sacos de basura y desmontadas,en Ciudad Rodrigo, pusimos cara de pena y nos la guardo en el vagón generador.
En autobus tienes alsa, son 15 horas de viaje hasta Irun.
https://www.alsa.es/
De Irun a Hendaya que está a 2 km puedes ir con la bici montada, ya que en Francia puedes llevar la bici en el tren, tienes que ir de Hendaya a Bayona y en Bayona coger un tren a Sain Jean.

Normativa CP:
O transporte de bicicletas é gratuito, sendo apenas permitido em compartimentos-cama, com o máximo de duas por compartimento, na condição de que seja vendido em regime familiar e as bicicletas estejam devidamente embaladas e não ultrapassem as dimensões 1,20x0,90 m.
 
Top