Caminho da Costa Português

edumad

Member
Se quiseres podes sair da ponte, à 2ª rotunda esq., outra rotunda esq., entras na marginal. Aqui se vires com cuidado as setas mandam-te imediatamente à direita e depois esquerda, dai segues pelo meio da cidade e voltas à marginal mais a norte.
Para reabastecer ou para passar numa loja de bicicletas é seguir o caminho. Para poupar tempo, e uma viagem mais fácil, é seguir sempre pela marginal.
 

edumad

Member
Não 2ª rotunda, é a rotunda que te aparece imediatamente a sair da ponte.

Sim, basicamente segues em direcção às piscinas.
 

kfx

New Member
Boas amigos, gostaria de saber se alguem tem o track do caminho da costa a passar por Rates e a terminar em Finisterra...abraço
 
R

ralmeida

Guest
Caros amigos estou a planear fazer este caminho em julho com um colega em 4 dias (é a primeira vez que iremos fazer algo do género...) . Apesar das muitas dicas que encontrei aqui no fórum continuo com algumas dúvidas, principalmente sobre as dormidas. Alguém sabe se existe algum albergue ou similar na zona de baiona? Obrigado pela vossa ajuda.
 

Jimdouglas

New Member
Ola a todos, para o próximo mês (Julho) vamos a Santiago, somos 3. Gostava de pedir dicas e conselhos, e tenho uma pergunta, depois para vir para cá a melhor opção é vir de comboio?
Cump
 

Rs14

Member
Ola a todos, para o próximo mês (Julho) vamos a Santiago, somos 3. Gostava de pedir dicas e conselhos, e tenho uma pergunta, depois para vir para cá a melhor opção é vir de comboio?
Cump
Sim. Tens comboio de Santiago até Vigo e em Vigo trocas para um comboio com destino ao Porto. Se procurares nos tópicos de quem já fez o caminho vez lá muita informação. ;)
 

kfx

New Member
Boas amigos do pedal...fiz no passado dia 7 de Junho...Porto - Santiago - Finisterra (Via Rates) em 4 dias...foi...FABULOSO...tinha feito o Caminho Central o ano passado...mas adorei muito mais este...tinham dito que era muita estrada e poucos trilhos...estavam enganados o Caminho da Costa tem várias alternativas, se seguirmos sempre as setas ...muitos e muitos trilhos fantásticos vão apanhar...tenho os tracks dos 4 dias se alguém precisar é só dizer !!! abraços
 
R

ralmeida

Guest
Boas! Como referi acima vou fazer esse caminho agora em julho com uma amigo. Agradecia se pudesses arranjar os tracks! Já agora onde dormiram? Tens fotos? Obrigado!
 

Rs14

Member
Boas amigos do pedal...fiz no passado dia 7 de Junho...Porto - Santiago - Finisterra (Via Rates) em 4 dias...foi...FABULOSO...tinha feito o Caminho Central o ano passado...mas adorei muito mais este...tinham dito que era muita estrada e poucos trilhos...estavam enganados o Caminho da Costa tem várias alternativas, se seguirmos sempre as setas ...muitos e muitos trilhos fantásticos vão apanhar...tenho os tracks dos 4 dias se alguém precisar é só dizer !!! abraços
Camarada kfx faz lá o relato dessa aventura aqui para a malta!! :) Como correu?

Já agora se me arranjares os tracks agradeço! :p
 

kfx

New Member
Desculpem mas ando um bocado afastado do forum...se quiserem tracks ou tirar alguma duvida enviem PM...abraços
 

super.byke

New Member
Ao que parece o caminho da costa está a ter "multiplas" alternativas entre Porto e Esposende...

Já fiz partes do caminho como descrevi anteriormente. Fiz Viana-Caminha e posteriormente fiz Porto-Rates-Esposende. Ambos relatei como estão as marcações.
Uma alternativa Porto-Vila do Conde-Esposende faz sentido (mais do que uma como já ouvi falar parece-me demasiado...)

Este ano descobri novas marcações. Essa que referes em Leça foi uma delas (perto do farol). Fui à Sé do Porto e tentei descobrir como iria seguir as setas até Leça. A verdade é que não descobri nenhuma ... o percurso que fiz foi sair da Sé do Porto, descer à marginal junto ao Douro e seguir a mesma até à Foz, passar no Castelo do Queijo, seguir por Matosinhos sempre o mais proximo possível do mar, passar na ponte móvel para Leça e fazer a marginal de Leça. Só mesmo no final da marginal (perto do farol) aparece a 1ª seta (pelo menos foi a 1ª que descobri). A partir daqui vai-se até Vila do Conde sem problemas. Este percurso utiliza essencialmente os passeios de madeira que foram construidos junto às praias. O Percurso até é engraçado, mas não é muito simpático para fazer num dia de praia, pois os ciclistas vão estar a incomodar os veraneantes constantemente ao passar nos passeios de madeira.
A última seta que encontrei foi na ponte (N13) que liga Azurara a Vila do Conde... depois perdi o rastro... já vi setas na entre Aguçadoura e Apúlia... nas férias vou tentar descobrir a ligação entre Vila do Conde e Esposende...

A saga dos "caminhos alternativos" a partir do porto continua :(...
A grande maioria do pessoal faz o caminho central (Porto-Rates-Barcelos- etc), que desde a Sé do Porto está bem marcado e se consegue seguir sem problemas.
Em Rates existe indicações da divisão dos caminhos, podendo aqui optar-se por Barcelos (central) ou Esposende (Costa).
Ou seja pode-se considerar que temos a 1ª versão do Caminho da Costa Via Rates.

No ano passado descobri que a partir de Leça da Palmeira existe uma marcação que nos leva sempre junto ao mar (Lavra, Vila Chã) usando maioritariamente os passeios de madeira existentes nas praias até Vila do Conde.
Descobri posteriormente que em Vila do Conde junto à Matriz (Rua da Igreja) existe uma marcação que nos leva quase sempre paralelo à N13 indo dar à Povoa de Varzim, onde o caminho vira à direita, passa por baixo da A28, passa por Amorim, volta a passar por baixo da A28, passa em Navais, Estela, Apúlia, Fão Passando a Ponte para Esposende.
Ou seja pode-se considerar que temos a 2ª versão do Caminho da Costa Via Póvoa de Varzim.

Este ano descobri que ao pé do aeroporto de Pedras Rubras (Rua da Estrada, rua que passa ao lado da Mercedes - CSantos) inicia-se uma marcação que segue quase paralela à referência anterior, percorrendo quase sempre caminhos de paralelo por Vila Nova da Telha, Aveleda, Labruge, terminando também na Ponte de Vila do Conde.
Na ponte de vila do conde existe marcação bem visível que leva os peregrinos a virar à direita no final da ponte, levando-os em direção ao interior passando por Touguinha, Junqueira e Arcos, onde se une com o caminho central seguindo em direção a Rates.
Ou seja pode-se considerar que temos a 3ª versão do Caminho da Costa Via Vila do Conde - Rates - Esposende.

Sou da zona, conheço o terreno e não me perco, mas fico triste, pois coloco-me na pele de um peregrino que não conhece e realmente é um nº de opções que não tem jeito nenhum. Entre o Porto e Esposende pelos vistos existem pelo menos 3 opções.... Fiz no ano passado o Caminho Francês, em 850 km nunca me perdi, segui sempre as setas, e nunca vi tantas opções como se vê aqui pela zona... um dia destes a mistica das setas vai ser ignorada e qualquer caminho é um caminho para santiago...
 

texranger

Member
Pois é !!!

O meu grupo está a pensar em fazer este caminho este ano e pelo que leio aqui é uma confusão....

Somos puristas (caminho original sempre) e duros (paus, pedras e estrume não metem medo...lol) por isso alguém pode dar uma indicação de qual é o melhor caminho ?

Vou estudar isto muito bem !!!!!
 

trinamixx

Member
Em maio, vou fazer os caminhos de Santiago, pela costa... O caminho esta bem marcado?
Partindo de guimaraes, qual sera a melhor opcao? Guimaraes/braga/barcelos/esposende ou guimaraes/famalicao/rates ?
Sera para ser feito em 3 dias... Quais serao as melhores etapas? a ideia era chegar a Santiago ao inicio da tarde.
1ªEtapa - Guimaraes-Caminha? Atravessar de ferry no inicio do 2º dia.
 
Last edited:

Rs14

Member
Estou aqui com uma duvida pertinente...

Estou de ferias de 27/04 a 03/05.
Estava a pensar sair da Sé no dia 25 de Abril (sábado) e ir até Caminha. Descansar uns dias com a família e meter-me de volta ao caminho no dia 1 de Maio (Sexta-feira). Chagava a Santiago no dia 2. Até aqui tudo bem.

Mas eu para ter a compostela tenho que ter os carimbos.
Sei que podemos fazer o caminho nas etapas que pretendermos. Sei que temos que ter um mínimo de dois carimbos diários na credencial.
Mas se eu fizer como pretendo vou ter na compostela uns dias em branco. Nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de Abril não há carimbos...
Posto isto e ao entregar a credencial na oficina do peregrino eles não me vão dizer "Eh pá tens aqui um período que não tens carimbos, não te podemos dar a compostela..."

É possível fazer o caminho em "duas prestações"?
 

Ricast

Member
Boas Rs14

Oh, meu amigo, não és obrigado a fazer o Caminho todo seguido. Isto é, queres ficar uns dias na terra, fica, eles têm de dar a Compostela.

Normalmente uma pessoa a fazer o Francês demora 30 dia e bem andados. Eu conheci um casal Brasileiro na fila para a Compostela, que demoram 52 dias.. e levaram a Compostela

Podes fazer até em dez prestações, só levas é uma Compostela.

Faz o teu Caminho e não te preocupes, demora o tempo que quiseres... Agora há validade de fazeres os Caminhos!! Era o que faltava...
 
Last edited:
J

JPatron

Guest
Rs14 tal como o Ricast disse não tens qualquer tipo de obrigação de fazer o Caminho seguido, o que tens sim é que fazer um mínimo de 200 kms de bicicleta ou 100 Kms a pé e ter os carimbos para ter direito à Compostela. Quanto às paragens superiores a um dia, o que tens de fazer é carimbar no dia em que chegas e carimbar novamente no dia em que partes, nem que seja tal como dizes 5 dias depois.
You may walk the Camino in stages: however if you are walking the last 100kms, or cycling the last 200kms, in stages you must obtain a sello with the date in the place you stopped and obtain another sello with the date from the same place on the day you start again
Espero ter ajudado.
No final deste mês também vou fazer o Caminho juntamente com o meu irmão e mais um amigo.
Votos de um bom Camiño.
 

Rs14

Member
Boas Rs14

Oh, meu amigo, não és obrigado a fazer o Caminho todo seguido. Isto é, queres ficar uns dias na terra, fica, eles têm de dar a Compostela.

Normalmente uma pessoa a fazer o Francês demora 30 dia e bem andados. Eu conheci um casal Brasileiro na fila para a Compostela, que demoram 52 dias.. e levaram a Compostela

Podes fazer até em dez prestações, só levas é uma Compostela.

Faz o teu Caminho e não te preocupes, demora o tempo que quiseres... Agora há validade de fazeres os Caminhos!! Era o que faltava...

Rs14 tal como o Ricast disse não tens qualquer tipo de obrigação de fazer o Caminho seguido, o que tens sim é que fazer um mínimo de 200 kms de bicicleta ou 100 Kms a pé e ter os carimbos para ter direito à Compostela. Quanto às paragens superiores a um dia, o que tens de fazer é carimbar no dia em que chegas e carimbar novamente no dia em que partes, nem que seja tal como dizes 5 dias depois. You may walk the Camino in stages: however if you are walking the last 100kms, or cycling the last 200kms, in stages you must obtain a sello with the date in the place you stopped and obtain another sello with the date from the same place on the day you start again


Espero ter ajudado.
No final deste mês também vou fazer o Caminho juntamente com o meu irmão e mais um amigo.
Votos de um bom Camiño.

Grato aos dois.

Deduzi que assim fosse. Mas mais vale ter certezas que duvidas... :)

Um abraço e boas voltas!
 

edumad

Member
Não sei que tipo de percurso terás nessas duas opções, mas entre famalicão e rates tens a ciclovia que te dá uma pista rápida entre as duas. De Rates a Esposende tens um tramo do caminho de santiago marcado (passa junto à minha casa), junta-se ao Caminho da Costa em Fão.
3 dias parece-me pouco, implica 2 dias muito exigentes, com um terceiro dia que vai doer bastante com os quilómetros que já levam.
 

Rs14

Member
Acho 3 dias suficiente.
Mas depois logo se vê. Se tiver que fazer em mais tempo, faz-se em mais tempo.
 
Top