Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

boenx69

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Eu tenho o seguinte problema a caixa de direcçao se eu abanar aquilo parece estar largo.
Alguem me sabe dizer como posso apertar aquilo?
 

jota

Member
Penso que seja aheadset! Desapertas um pouco os parafusos do avanço e depois apertas o parafuso da aranha, aquele que esta no topo do avanço! Quando a folga desaparecer, voltas a apertar os parafusos do avanço!
 

Vitorzip

Member
Se a tua caixa for de rosca(antiga) tens apenas que apertar a porca de baixo, segurar com uma chave e apertar com uma chave a contra-porca. SE for A-headset (deve ser...) tu deves:
-desapertar os parafusos laterais do avanço(os que o prendem á coluna da suspensão;
-Apertar cuidadosamente o parafuso no topo da direcção. Atenção- vai testando para não apertares demais.
Depois de tirares a folga, reaperta os parafusos do avanço com alguma força (um pouco antes de partir, erro comum para quem não tem experiência)
Se o problema presistir ou não conseguires apertar, podes ter os rolamentos em mau estado, e ai é melhor ires a uma loja para te ajudarem...
 

reisnuno

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De certeza que é a cx de direcção?
Um amigo meu tinha um problema semelhante, levou a bike à oficina e não era nada do que ele julgava.
Era simplesmente uma folga no encaixe do volante com o avanço.
É uma zona sujeita a muito esforço que com o tempo ganha alguma folga e desgaste. O aluminio a roçar em aluminio dá a sensação de que temos uma folga na cx de direcção ou na forqueta.
O truque é por um poco de massa consitente nessa zona ou então uma borracha (tipo um bocado de uma câmara furada).
Resolve o problema.
 

ironyuzis

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A minha caixa uma Ritchey Logic Zero OE Intgr.penso que está com folga. Por exemplo se travar e forçar o guiador para a frente e para trás sinto uma folga e agora começo a senti-la em andamento. O que me está a preocupar é que hoje a voltinha teve muita chuva e lama e então ela agora faz barulho ao virar como se tivesse areia la dentro :roll: ja a tentei apertar com o parafuso de cima mas não resolveu o problema da folga. Alguém pode dar uma ajuda? Obrigado :wink:
 

Bravellir

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Cuidado com o apertar o parafuso de cima. Deves 1º desapertar os parafusos do avanço, depois apertas o tal parafuso e no fim reapertas o avanço.

De qq maneira, quando a minha começou nesses sintomas, com ruidos e tudo, já era tarde e tive de a trocar. Devias desmontar a caixa e verificar o seu estado. Aproveita e limpa e lubrifica bem. Se não o conseguires fazer leva a um mecânico.
 

razorak

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boas!
exatamente em 1º lugar desmonta tudo limpas bem td, lubrificas tudo muito bem e voltas a colocar tudo, tem em atençao para nao ficar areia ou qualquer outro tipo de impureza, se nao acaba por desgastar tudo mais rapido.

cumps
 

ironyuzis

New Member
esse é o problema...não faço a minima ideia como a desmontar....já li tópicos aqui sobre montagem/desmontagem de caixas mas pelos visto são necessárias ferramentas especificas não é?
 

Bravellir

New Member
A minha experiência com caixas de direcção é limitada, mas acho que apenas é preciso ferramentas especiais para trocar a caixa ( para a tirar do tubo de direcção ). Para fazer a manutenção acho que não é necessário tirar completamente a caixa.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

1º Desapertas o parafuso no topo da suspensão (chave allen)
2º Desapertas os parafusos do avanço (que abraçam a coluna da suspensão) (chave allen)
3º Com alguma pressão ou com um maço de borracha fazes pressão sobre a suspensão que ela solta-se
4º Ficas com a caixa totalmente à vista
5º Retiras as esferas/agulhas e vedantes das caixas fixas ao quadro
6º Fica atento à sua ordem e limpa e lubrifica tudo
7º Volta a montar tudo pela ordem inversa
8º Aperta o parafuso de topo sem que a direcção fique presa e depois os parafusos do avanço.

Jepas
 

tlages

Member
Existe alguma forma "pacifica" (sem ser a base de martelo e chave de fendas) de tirar a peça da caixa de direcção que fica agarrada ao tubo da suspensão??

Boas pedaladas
Tiago Lages

p1010054py3.jpg
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

também só conheço esta ferramenta, falta dizer que 1º é da ParkTool e depois que é muito específica. Ou seja, a ferramenta provavlemente é mais cara que umas quantas caixas de direcção. Vais ter de ir a uma loja tirar isso (a uma que tenha a ferramenta). Não compensa comprar a ferramenta. É das situações em que tens mesmo de ir à loja.

Jepas
 

indy

Member
De qualquer forma o martelo, a chave de fenda e um bocadinho de cuidado e paciência conseguem resolver o problema... :wink:
 

Jepas

Super Moderador
Tb server para colocar a dita peça ou só serve mesmo para a sacar fora?

Não, só serve para sacar a pista da direcção, para colocar há outra peça:

http://www.parktool.com/products/detail.asp?cat=50&item=CRS%2D1#

claro que, tal como o indy sugeriu, uma chave de fendas e o martelo podem desenrascar. Mas eu prefiro pagar e ter a certeza que fica bem feito. Estas ferramentas são todas específicas (as bases variam de caixa para caixa), logo são muito raras/caras. Basicamente são ferramentas de oficina.

Jepas
 

FDura

Utilizador Banido
Com uma chave de fendas estreita e muita paciência vais oscilando a chave em toda a volta que a peça acaba por sair normalmente. Se necessário utilizar o martelo de inicio têm muito cuidado para não danificares o apoio da caixa pois se tal acontecer a nova caixa de direcção fica numa possíção empenada.
 

FDura

Utilizador Banido
Não conseguiria descrever melhor do que o "JEPAS". Mas já agora não tens niguem conhecido que já o tenha feito ou seja mais esperiente do que tu (nada de curiosos que querem aprender) ?
 

tlages

Member
Com uma uma chave de fendas, um martelo de borracha e uma valente dose de paciência para não danificar nem a suspensão nem essa parte da caixa de direcção, la fui batendo devagarinho e rodando.

p1010089gx4.jpg


Obrigado pelo esclarecimento e boas pedaladas
Tiago Lages
 

rmpro

New Member
Ora boas pessoal, tenho aqui uma pequena duvida que me marteriza.
Á cerca de 3 meses comprei uma Fuji na goodbikes, a bicicleta é uma espanto, mas num dia de lama eu e os meus colegas como passámos por uma lavagem automatica lavamos as biclas á pressão, entretanto depois encostei a na minha casa á parede e n lhe mexi mais durante 3 semanas, quando lhe fui pegar o volante estava de lado e não queria sair daquela posição com algum jeito lá desemperrou mas com algum atrito.
Já desmanchei a caixa toda limpei a toda e as esferas tambem, reparei que o problemas foram nas esferas de baixo que deve ter entrado agua,coloquei alguma massa consistente que tinha lá em casa mas depois de uma volta parece que ficou igual, é normal isto acontecer.
Na minha velhinha nunca me aconteceu isto talvez porque nunca a limpei,lol, agora digam me o que se pode fazer para manutenção da bicla depois de muita lama e o que não se deve fazer quando a formos lavar pq agora estou com medo de lhe pôr agua.
Relativamente ás esferas reparei que não ficaram muito bem devido á ferrugem que criaram, tenho comprar esferas novas ou compro uma caixa de direcção nova selada?
 
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