Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

klaser

Well-Known Member
Muito obrigado mesmo pelas respostas.
Pelos vistos isso é um problema mais comum que possa parecer.Minha caixa é semi integrada,mas tive a ver e aquilo nem é de rolamentos nem é de esferas,é uma espécie de "cartdrige",os copos e o elemento que faz de rolamento estão todos juntos...Se se tentar desmontar é como tirar a blindagem dum rolamento,pode nunca mais ficar como era depois.Há uma fenda onde se vê as esferas,dá pra deixar em banho de diluente e depois de limpo voltar a lubrificar.
Ora justamente por ser esse sistema,que vou experimentar 1º a solução da "lata".Também pensei logo em usar uma espécie de cola especial que una e ao
mesmo tempo faça de "parede extra" como disse o MRocha,mas nesse caso com esse tipo de caixa que tenho colar pode ser fatal.
Vou meter a lata e ver como aquilo se comporta,se der pro torto acho que vou ao garagista que me possa fornecer uma caixa de rolamentos que tenha mais ou menos certeza que existe à farta no mercado,pro caso do copo ficar colado e se poder susbtituir eventualmente só o rolamento e não ter de tirar o tal copo.
Obrigado e depois digo mais coisas :D
 

MRocha

New Member
Tem cuidado com o pedaço de lata que isso pode marcar o encaixe, dando-lhe uma forma estranha que faça com que o copo fique descentrado ou inclinado. Se custar muito a entrar não forces.
Os copos das caixas semi integradas costumam entrar com bem menos força que os copos convencionais. Copos convencionais exigem martelo e uma pancada(ou mais) bem forte; os copos das semi integradas entram quase à mão e se precisarem de um jeito para entrar é só um toque com o martelo. Não te ponhas à martelada a isso
 

klaser

Well-Known Member
Por acaso a espessura da lata de superbock (lol),deu certo para uma volta certa à volta do copo,e a pressão para entrar foi pouca,mas também se fosse maior se calhar não conseguia meter sem amassar....Não sei se aquilo vai aguentar,segundo um amigo sucateiro só as latas de coca-cola são alumínio,as outras são de "outra coisa"..lol
Logo dou uma voltinha pra ver se melhorou.
 

Peixinhus

Active Member
Boas, inverti o avanço e ao meter a tampa na caixa notei que ela não ficava centrada, ( a aranha que fica dentro do tubo de direcção onde vai enroscar o parafuso que aperta a tampa estava ligeiramente desalinhada) Meti-lhe um taco de madeira redondo ( bocado de cabo de vassoura ) e dei-lhe umas pancadas. Essa aranha afundou demais no tubo de direcção e agora? Tentei dar-lhe coça para tentar sair por baixo e reentroduzi-la novamente ajustada por cima mas o tubo sensivelmente a meio aperta e a coisa julgo não sair assim. Dar-lhe coça por baixo introduzindo o taco de madeira por dentro do tubo na espectactiva de a tentar subir tb creio não funcionar uma vez que deve fechar nesse sentido :( .
Tenho que arranjar uma "star nut" http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=11268 nova e coloca-la no sitio e esquecer agora a que fica dentro do tubo sensivelmente a meio ou existe alguma maneira habilidosa de a sacar nem que seja á porrada?
Ajudas por favor.

Abraços
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

eu diria que a única maneira da aranha velha sair é mesmo martelando por cima, elas estão feitas para nunca mais voltarem a subir, se subirem é porque são de fraca qualidade. Aconselho a continuares a forçar a saída de cima para baixo. Se for mesmo impossível, podes deixá-la lá e colocar a nova por cima.

Jepas
 

tkul

Utilizador Banido
é isso mesmo Jepas! Bater até ao fim... e está cá fora.
Mete uma nova! não é por 3 ou 4€ que podemos ir à falência, embora só sirva para o inicio... depois é mais o avanço a segurar que a arranha com a tampa!
 

Peixinhus

Active Member
Obrigado malta, pois que para cima já vi que ela não quer nada, para baixo parece que teima em sair porque o tubo estreita sensivelmente a meio do tubo a forqueta é uma reba race e a medida do tubo em cima deve ser de 1" e em baixo mais estreito um bom bocado. Será que se lhe der porrada ela acaba por sair por baixo ou é melhor mesmo meter uma nova e deixar aquela a morrer lá dentro, vou perder umas 10gr de peso extra :mrgreen:
Tive medo de estragar kker coisita.

Abraços
 

jptx

New Member
Boas, ja a conseguiste tirar? Primeiro deves lubrificar bem o tubo para ela sair melhor, em segundo troca o cabo de vassoura por um ferro para bateres e segura o quadro de forma a que não se mecha vais ver como sai... claro que tens que arranjar um ferro porreiro para bateres e ter quidado para não danificares o quadro.
abraço
 

Peixinhus

Active Member
Já rola outra vez, levou porrada velha até sair por baixo. Com jeito e turquez+alicate lá consegui endireitar as abas da aranha, ficou centrada ao milimetro meti-a no sitio e toca a apertar a tampa :mrgreen:
Um bocado de cabo de madeira de vassoura com um veio metálico de 4 ou 5mm espetado de topo e centrado ao milimetro
é uma optima ajuda para indireitar estas aranhas caso desalinhem, entra pelo tubo da suspensão e o veio no buraco do parafuso depois é tentar forçar com pancadas rectificadoras do alinhamento caso seja preciso. Vamos aprendendo pela experiencia :mrgreen:

Abraços
 

Prunus_persica

New Member
O tópico já vai extenso e apesar de ser muito interessante não consegui ler tudo :roll: .

Mas só queria colocar uma questão muito simples, o que é que faz uma caixa de direcção ser boa? ou será que são todas boas, mas há umas mais leves que outras!

Obrigado
 

klaser

Well-Known Member
Já tinha esquecido de dar o feedback...passado todo esse tempo a solução da "lata" eliminou o problema da folga e até agora não cedeu nem deu problemas...pelo custo zero da solução estou satisfeito.
 

Goncalom

New Member
Boas pessoal,

Tenho uma Mondraker ainda na rodagem (com +/- 850Km), e à uns tempos para cá começou a ganhar folga na caixa de direcção.
Já a tentei apertar, mas quando lhe dou o aperto suficiente para eliminar a folga, passo a sentir uma ligeira fricção nas esferas quando viro o volante.

Será que a caixa já chegou ao final da sua vida útil? :)zezus: espero que não, pq queria ver se ainda fazia mais uns Km's....)

Estava a pensar em abri-la para lubrifação.
Será que ainda valerá a pena?
Que lubrificante qualidade/preço é o mais indicado?


Um abraço, e obrigado
 
Boas.

Hoje, após ter levado a TORA a umas verificações técnicas montei-a no quadro/caixa de direcção.
Untei bem a base do tubo da suspensão com uma massa que comprei na decathlon (LUBRIFICANTE TÉFLON 150ML), tal como a parte inferior e superior da caixa de direcção. Também besuntei as bases da caixa, tal como os lados de dentro da mesma. Até o que ficou em excesso, coloquei no tubo da suspensão.

Uma das questões é se fiz bem, isto é, colocar destes lubrificantes nunca é demais, certo? Nalguns sítios (na parte de cima) até "transbordou" um pouco, nada demais.
Depois apertei o guiador e o parafuso à "aranha" (é esta a designação, certo?) e parece-me que não ficou com folga, tal como quando tirei a suspensão.
Há alguma coisa que me tenha esquecido e que seja necessário para preservar a caixa?
 

FabioFamc

New Member
Boas. Tenho aqui uma duvida que é a seguinte: A caixa de direcção é o que ?
Por quantas peças é constituida ?

cqqtdp32309102.jpg


Essas peças pretas são a caixa de direcção ? O que são ?

Desculpem o Incomodo

Obrigado
 

i_mendes

New Member
Essas duas peças pretas são os chamados 'copos' da caixa de direcção. Dentro de cada uma deles irão entrar os respectivos rolamentos.

A caixa de direcção é composta por esses dois 'copos', os rolamentos, a anilha para colocar no fim do tubo da suspensão e a aranha e respectivo parafuso.

Poder ver na imagem seguinte:

headset.jpg


1 - Tampa da direcção
2 - Parafuso da aranha
3 - Aranha
4 - Anilhas de direcção (estas não vêm com a caixa de direcção, mas compram-se posteriormente caso o tubo da suspensão seja mais comprido).
5 - Copo superior com o respectivo rolamento e anilha
6 - Copo inferior
7 - Anilha da direcção (para colocar no fim do tubo da suspensão
8 - Rolamento do copo inferior
9 - Tampa do copo superior.

Quando se compra uma caixa de direcção a única coisa que não vem incluído é o item 4 (anilhas).

Na foto que mostras, apenas tens os copos (items 5 e 6 da foto, sem rolamentos nem anilha). Estes podem ser retirados.
 

FabioFamc

New Member
Então isto é uma caixa de direcção completa ?

142303x303.jpg


O que devo ter em consideração antes de comprar uma caixa de direcção ? O comprimento ? É que eu tenho uma bicicleta team do continente e queria melhora-la um bocado para aguentar uns passeios. Tava a pensar em montar uma caixa de direcção e uma suspensão nova...
 

i_mendes

New Member
Correcto. Quando comprada vem com esse aspecto.

Tens de preocupar com duas coisas.

1 - A medida, que normalmente é 1 1/8, mas pode ser outra. Mas penso que a Team usa essa medida. Esta é a medida do tubo da suspensão.
2 - E qual tipo de caixa que o quadro usa. Normalmente vêm preparados para usar caixas de direcção como essa que mostras na foto. Mas existem quadros em que o próprio quadro incorpora na sua construção os copos superior e inferior. Neste caso é necessário uma caixa semi-integrada ou integrada. Estas apenas não trazem os copos. Mas depois existem várias medidas de rolamentos para este tipo de caixas.
 
Boas.
Uma dúvida sobre a aranha, que me surgiu quando recentemente desmontei a minha suspensão pela 1ª vez para a levar ao representante.
A aranha fica, de algum modo, presa ao tubo da suspensão (fisicamente), ou fica apenas "entalada", devido à orientação dos apoios?
Nunca vi a ser montada, mas julgo que, na posição que se encontra na imagem, deva ser empurrada para baixo no tubo e quando se achar que está a uma distancia boa do topo, deixa-se de empurrar (uma explicação um pouco arcaica).
É isto?
 

Jepas

Super Moderador
A aranha funciona como uma série de cunhas. Empurra-se para baixo e é suposto nunca mais subir. A profundidade a que fica ronda os 2cm.

Jepas
 
É isso, faltava-me o termo "cunhas".

O parafuso deve ficar bem apertado, com a tampa, à aranha, porque no fundo é o que segura a suspensão ao quadro, certo? Ou seja, não deve ficar apenas a encostar a tampa às anilhas/copos, mas sim a apertar mesmo.
 
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