Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

zykon

Super Moderador
Uma coisa barata para experimentar antes de gastar dinheiro, parafusos de aço...

Um conhecido meu teve um problema semelhante, apesar de em equipamento diferente e resolveu-se assim. Sairam os parafusos de titanio e entraram de aço. Nunca mais desapertou. Não sei se era o titanio que era reles ou se não será o mais adequado para esse sitio.
 

tkul

Utilizador Banido
os parafusos de ti. tem tendência a alongar, "enganando" a chave de torque.
Eu não sou picuinhas... mas ainda não percebi qual o problema de lhe dar mais um aperto (além do recomendado... que desconheço --> quanto é? é específico para parafusos de ti?).
 

zykon

Super Moderador
é 5,5N.

Mas são apertos para parafusos de aço concerteza, pois o avanço não vem de origem com parafusos de Ti
 

epico

New Member
O aperto recomendado é de 5.5n.m para parafusos de aço.
Tive a limpar a coluna de direcção e o espigão e aumentei o aperto em 0.5n.m, vamos lá ver o resultado que dá, depois coloco aqui.

Cump's
André
 

Iloper

Member
se a coluna não fosse em carbono dizia-te para apertar isso com mais um pouco de força...
isto já parece quando o meu guiador rodava porque o avanço não apertava bem. Um dia pus massa no parafuso e foi o aperto a mais que nunca mais ele fez o mesmo e já la vão bem mais de 1000kms... :wink:
 

100do

New Member
Surgiu-me um estalido na Trek 6500 que aparentemente vem da caixa de direcção.

A bicicleta tem quase 3000 km, de utilização normal em todo-o-terreno e acho estranho se a caixa de direcção já precisa de ser substituída.

Tirei o avanço e a suspensão para ver se daria para lubrificar, mas parece-me que não. Será selada? É esta Cane creek VP-A76C, pelo menos é essa a referência que está na "tampa" da caixa de direcção.

Fui ao site da Cane creek mas não encontrei este modelo. Alguém sabe se é selada?
 

kaikedas

Member
ola
coloca ai umas fotos... :mrgreen:
selada nao é o mais que pode ser selado é os rolamentos, e esses podes substituir...
conseguis-te tirar a tampa para ver se era de esferas ou de rolamentos?
 

100do

New Member
Não tirei fotos :(

O que eu desmontei foi:
- Tampa
- Tirei os 2 espaçadores que tenho
- Anilha ou tampa (quando falei em tampa é nesta, que tem o modelo e o nº serie)
Com isto desmontado sai a suspensão e com ela sai uma guia.

Numa descrição dos componentes da bicicleta encontrei isto: Aheadset Slimstak w/semi-cartridge bearings, sealed
Penso que tirei isto do site da Trek. A caixa é a de origem.
 

100do

New Member
Parece ser.
No site não encontrei este modelo mas encontrei o VP-A76CG.
Se olhar para a imagem parece-me que o G não aparece e parece-me exactamente igual à minha.

As características:
Material: Steel
Finish: ED black, CP or satin
Size: 1-1/8
Diameter: 28.6/34/30
Stack Hight: 12 + 11 = 23
Bearing: Semi-cartridge (5/32
Parts: 5 pc
Weight: 139 g

Perante isto, devo ou posso fazer alguma manutenção??

Obrigado Burning Dogma :wink:
 

indy

Member
100do,
juntei o teu tópico a este pois parece-me que o problema é semelhante e tens, mais acima, alguns bons conselhos do Jepas.
Seria o conselho que daria também: verificar lubrificação e retirar eventuais folgas.
Õ problema não será, concerteza, desse modelo de caixa específico.
 

100do

New Member
indy, já tinha até visto este tópico, mas achei que a situação era um pouco diferente. Mas tudo bem. :wink:

Mesmo depois de a desmontar, não consegui perceber se a devo lubrificar. Isto porque eu não vi esferas ou rolamentos :s

Por baixo da anilha que tem o modelo, há uma espécie de guia em plástico e é aberta (cortada). Aparentemente os rolamentos ou esferas estão por baixo.



Por causa disto, andei a procurar no fórum. Encontrei a explicação de "Como montar uma caixa de direcção", mas não encontrei o "Como tirar uma caixa de direcção".

De qualquer forma, vou esperar por ideias ou soluções :wink:
 

indy

Member
100do,
A tua caixa, montada, fica assim:
vpa76cg1lf9.jpg

(ok, falta o tubo de direcção por fora e a coluna da suspensão por dentro :wink:)

Separando as peças, ordenando-as de cima para baixo, tens isto:
erquemajp0.jpg


A peça 3 está encaixada (por pressão) ao tubo de direcção do quadro, por cima.
A peça 4 está encaixada ao tubo de direcção do quadro, por baixo.
A peça 5 está encaixada no fundo da coluna de direcção da suspensão.

Para estas três peças é necessária pancada e, preferencialmente, ferramenta própria para as introduzir ou remover. No entanto, remover só quando acabar a vida útil ou para trocar de quadro, que para manutenção não é preciso.

Na imagem não é perceptível mas existe um rolamento pousado no interior de cada uma das peças 3 e 4. Nalguns modelos de caixas não se trata dum rolamento mas sim de esferas. É nestes rolamentos que tens de pegar e ver se estão em condições. Se não estiverem aí é que já não sei se é possível arranjar iguais em separado ou se tens de trocar a caixa toda...

Quanto ao resto, é limpar como deve ser com um pano, aplicar um pouco de massa consistente para proteger da humidade, montar no sitío e seguir o procedimento para retirar a folga.
 

100do

New Member
Será possível que a peça 1 esteja por baixo da 2?? Possível deve ser, porque é assim que está.

Só não entendi como é que acedo aos rolamentos. Eu vi essas peças, mas pelo menos na de cima parece que não o vejo.

À noite vou tentar desmontar tudo novamente e limpo e lubrifico.

De resto, a explicação está muito boa :wink:
 
F

fuel100

Guest
Ainda bem que foi criado este tópico. É que na sequencia da compra do avanço da KNCN, ontem desmontei o antigo avanço e depois de montar o novo reparei que a suspensão acusava uma folga ao nível da caixa de direcção. O que será ? As dimensões do avanço são diferentes e terei que conpensar nos espaçadores ou será algum problema de má montagem. Se me puderem ajudar, agradecia.
 

zykon

Super Moderador
A contar de cima tens:

A tampa
Um vedante (nem todas têm)
Uma anilha de ajuste que não é totalmente fechada
Rolamento/pista com esferas
"Casquilho" -peça 3

Em baixo tens:
peça 4
Rolamento
Vedante (nem todas têm)
peça 5

Se for rolamentos são seldados e se forem selados para lubrificar tens que tirar o vedante e para isso vais danificar e abrir sitio para passar sujidade.
Os rolamentos selados não são para lubrificar. São para estragar e por fora.
O rolamento está enfiado dentro da peça 3, so lá não está se o perdeste.

Fuel100, o avanço pode ser diferente sim e teres que conpensar isso ou com espaçadores ou cortando o tubo de direcção
 

100do

New Member
Ok, nesse caso está tudo bem montado.

Vou ver se desmonto novamente para limpar e lubrificar um pouco. Folga nunca notei. Só noto o estalo de vez em quando.

Mais uma vez obrigado :wink:
 

zykon

Super Moderador
os barulhos as vezes parecem de um sitio e são de outro...

Verifica os parafusos do guiador, os do selin, etc
 

MichelBrazil

New Member
Eu também tenho uma caixa de direção Cane Creek ( não selada) que depois dos 3.000kms também insiste em fazer os estalos! Já desmontei tudo, meti massa e o barulho não acaba! Estou pensando em colocar uma caixa de direção selada...
 
F

fuel100

Guest
zykon :
Já resolvi o problema. Era como tu dizias .De facto os avanços não possuiam as mesmas dimensões. Troquei uma das anilhas por uma ligeiramente maior e consegui que o parafuso "puxasse" a parte inferior da caixa contra o quadro.Já está resolvido. Já não há folgas.
Muito Obrigado.
 
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